Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cientistas revelam como neurônios codificam a pronúncia das... » Isaúde

Cientistas da University of California em Los Angeles, nos EUA, descobriram como as células do cérebro codificam a pronúncia das vogais individuais na fala.
A descoberta pode ajudar a desenvolver maneiras para restaurar a fala em pessoas que sofreram paralisia.
O pesquisador Itzhak Fried e seus colegas seguiram 11 pacientes com epilepsia que tiveram eletrodos implantados em seus cérebros para identificar a origem de suas convulsões. Os pesquisadores registraram a atividade dos neurônios enquanto os pacientes proferiram uma das cinco vogais ou sílabas contendo vogais.
Eles estudaram como os neurônios codificaram a articulação das vogais, tanto em uma única célula quanto coletivamente. 

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Cientistas revelam como neurônios codificam a pronúncia das... » Isaúde

Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabete tipo 1 - vida - saude - Estadão

Um pâncreas artificial, que calcula o índice de glicose no sangue e libera insulina automaticamente sem a intervenção do paciente, é a mais nova promessa tecnológica para o tratamento de diabete tipo 1. Estima-se que 10% dos pacientes com diabete tenham o tipo1.

O diabete tipo 1 é uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas que produzem insulina – o hormônio responsável pelo transporte do açúcar para dentro das células. Nesses pacientes, os níveis de açúcar no sangue ficam aumentados, por isso eles precisam aplicar várias injeções de insulina diariamente para normalizar os índices. Por isso, o desenvolvimento de um pâncreas artificial, que assuma essas funções sem a intervenção do paciente, é uma das principais buscas de pesquisadores do mundo todo há mais de 15 anos. 



Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Pâncreas artificial é nova promessa tecnológica para tratar diabete tipo 1 - vida - saude - Estadão

A magnífica vida e morte das estrelas

As estrelas sempre foram muito misteriosas para o ser humano. As tribos das pradarias americanas viam nelas as fogueiras de seus ancestrais, em volta das quais eles estariam reunidos, contando histórias, caçando, etc.
Mesmo para a ciência, até pouco tempo parecia que as estrelas estariam para sempre fora do nosso alcance, que nunca poderíamos saber do que são feitas, por exemplo. Mas tudo isso mudou com a espectroscopia, a teoria da gravidade de Newton, o desenvolvimento de telescópios e a física atômica.

Leia mais acessando o link abaixo:


Fonte : A magnífica vida e morte das estrelas

É mesmo doença de Alzheimer ou apenas sinal de “velhice”? :: Olhos Espirituais


10 sinais do mal de Alzheimer
Enquanto todos têm lapsos de memória esporádicos – esquecemos-nos de servir a sobremesa, somos incapazes de lembrar o nome de alguém, nos esquecemos do que tínhamos de fazer ao entrar em um cômodo da casa –, os sintomas da doença do Mal de Alzheimer são mais frequentes e graves. A Academia Brasileira de Neurologia lista dez sinais preocupantes:
·         Perda de memória que afeta o dia-a-dia, principalmente ao esquecer eventos recentes.
·         Dificuldade de realizar tarefas domésticas que você fez a vida toda, como preparar uma refeição.
Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : É mesmo doença de Alzheimer ou apenas sinal de “velhice”? :: Olhos Espirituais

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!


Três âncoras deixou Deus ao homem: O amor à Pátria, o amor à liberdade, o amor à verdade. Cara nos é a Pátria, a liberdade, mais cara; mas a verdade, mais cara de tudo.
damos a vida pela Pátria. Deixamos a Pátria pela liberdade. Mas à Pátria e a liberdde renunciamos pela verdade.Porque este é o mais santo de todos os amores.
Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à Eternidade...
Rui Barbosa