Visualizações de página do mês passado

domingo, 5 de abril de 2009

Monica Souto no Programa Sem Censura



A Monica Souto estará nesta 3ª feira, dia 07/04, às 16 horas, no Programa Sem Censura, da TV BRASIL falando sobre o seu livro Era Outono em Barcelona – O meu encontro com Mr. Parkinson

Na ocasião ela provavelmente comentará sobre o GRUPADUA PARKINSON-RJ - Grupo de Apoio aos portadores de Parkinson de Santo Antonio de Pádua que ela preside, e sobre as demais Associações com as quais ela interage.

Essa entrevista acontece no momento em que todas as Associações estão mobilizadas em torno da comemoração do dia 11 de abril – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson.
Regina

Pés bem cuidados


Essa estrutura tão complexa quanto funcional merece a sua atenção. Acompanhe as dicas de ortopedistas, dermatologistas e podólogos e mantenha dedos e unhas sempre saudáveis

POR STELLA GALVÃO

A imagem do ídolo com pés de barro volta e meia assombra o imaginário popular. Signifi- ca achar o ponto fraco, capaz de jogar reputações na lama, de alguém que galgou degraus altíssimos na escada do sucesso e da ascensão social. Os pés estão lá a nos lembrar repetidamente o quão vulneráveis podemos ser. Quem lida com essa parte do corpo no consultório médico está cansado de saber: "Ao abaixar a cabeça é possível enxergar duas máquinas poderosas que nos carregam pela vida", como diz poeticamente Solange Pistori Teixeira, médica colaboradora do departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Clínicos, ortopedistas e dermatologistas são os médicos que tratam dos males que afetam essa porção final e tão vital ao corpo humano.

Fonte : Revista VivaSaúde

ENCONTRO GRUPARKINSON BAHIA

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
3 de abril de 2009

ENCONTRO COMEMORA O DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO EM SALVADOR

Na próxima segunda-feira, dia 6 de abril, o Gruparkinson Bahia promove o I Encontro do Gruparkinson Bahia, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Parkinsoniano (11 de abril). O objetivo do evento é informar à população sobre a Doença de Parkinson, especialmente os portadores, familiares e cuidadores - aqueles que convivem diariamente com a doença. O evento acontecerá dia 6 de abril, segunda-feira, com abertura às 14 horas no auditório do Creasi - Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso, órgão da Sesab - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, na Avenida ACM. O evento se encerrará com a apresentação do coral do Creasi. A entrada é gratuita.
O encontro também marcará a apresentação oficial do Gruparkinson Bahia, que tem o objetivo de reunir, em todo o estado, pessoas envolvidas com o Parkinson e fornecer informações sobre pesquisas, tratamentos, além de orientação sobre os direitos do portador, promovendo integração social, divulgando e sensibilizando a opinião pública e os meios de comunicação sobre a Doença de Parkinson.
O nível de informação da sociedade sobre o Parkinson ainda é muito baixo. Sabe-se que a doença não é contagiosa e que ocorre com a perda da maioria dos neurônios da substância negra do cérebro que produz a dopamina, que é o condutor das correntes nervosas ao corpo. Porém ainda não se sabe o que causa, qual o estopim ou como reverter seus efeitos. "Como leigo e portador da Doença de Parkinson, digo que a doença é acompanhada no 'olhômetro', na base da observação", alerta o presidente do Gruparkinson Bahia, Genário Lemos Couto.
O I Encontro do Gruparkinson Bahia tem a expectativa de atrair não somente os portadores e cuidadores, mas estudantes da área de saúde e demais interessados. Segundo Lemos Couto, "o portador de Parkinson é assistido por um grupo de profissionais de diversas especialidades que precisam trocar informações entre si sobre o paciente. Infelizmente, profissionais médicos em geral, salvo raras e honrosas exceções, não trocam informações sobre pacientes em comum.
"Na programação do evento está uma palestra com o doutor Guilherme Valença, com o tema: Doença de Parkinson, uma abordagem prática. Também a fisioterapeuta e professora da UCSAL Mara Rubia falará sobre temas relacionados à Doença de Parkinson.
Fonte: Gruparkinson Bahia

Três exercícios simples

Para quem não está habituado a fazer exercícios físicos, apresento três exercícios simples. Antes de iniciar qualquer atividade física é sempre importante ter uma avaliação médica antes.
No site da ABP, no item "FISIOTERAPIA", são propostos outros exercícios específicos e outras informações importantes. Visitem o site da ABP [http://www.parkinson.org.br/].

[CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR]







Caminhadas também são indicadas. Procure caminhar em locais planos, com roupas leves e calçado apropriado, evitando o sol muito quente.

Abraços, *TT