Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SALIVAÇÃO NA DOENÇA DE PARKINSON - GIOVANA DIAFÉRIA

TRANSCRITO DA ULTIMA EDIÇÃO DA REVISTA BEIJA-FLOR

Bem Estar - Cientistas descobrem gene ligado à capacidade de liderança

Cientistas da University College, localizada em Londres, na Grã-Bretanha, descobriram um gene relacionado com a capacidade de liderança dos seres humanos.
Identificado como "rs4950", o gene seria o responsável por determinar parcialmente se alguém será um bom líder ou não, segundo o estudo.
A pesquisa foi publicada nesta semana na revista "Leadership Quarterly". Para encontrar o gene, foram analisadas amostras de DNA de cerca de 4 mil pessoas. Posteriormente as amostras foram comparadas com informações sobre o trabalho e as relações sociais dos indivíduos.
Os resultados demonstraram que um quarto dos traços comportamentais típicos de liderança pode ser explicado pela genética.
"A ideia convencional de que a liderança é uma habilidade que se aprende continua sendo em grande parte verdade, mas demonstramos que também influem as características genéticas", afirmou o cientista Jan-Emmanuel De Neve, que liderou o estudo.
 
Fonte : Bem Estar - Cientistas descobrem gene ligado à capacidade de liderança

BOM DIAAAAA, UM DIA CHEIO DE MUITAS ALEGRIAS!!!




Como manter seu cérebro  vivo
Até 1998, considerava-se que novas  células cerebrais (os neurônios) não seriam geradas nos adultos, hipótese  refutada por cientistas americanos e suecos. Também descobriu-se que o declínio  mental das pessoas com a idade não advém da morte das células nervosas, mas,  principalmente, da redução do número e da complexidade dos dendritos  (prolongamentos dos neurônios, como se fossem anteninhas por onde chegam as  informações).

A Neuróbica baseia-se nas conclusões de pesquisas mais  recentes, nas quais foi comprovado que neurônios velhos podem desenvolver  dendritos para compensar as perdas com a idade. Para isso, é necessário utilizar  de forma plena os 5 sentidos através de atividades não rotineiras. Por exemplo,  ao ser apresentado para alguém: normalmente, guardamos na memória parte de sua aparência física e talvez o nome. Se não encontrá-la novamente em breve, poderá  ter esquecido tudo isso. Mas, se você utilizar seus outros sentidos além da  visão para conhecê-lo: o cheiro, timbre da voz, sensação da mão, gestos, etc.  você estará fazendo neuróbica, associando uma série de informações sensoriais.  Se você se esquecer do nome, terá ainda várias outras informações para se  lembrar daquela pessoa.

" A Neuróbica tem como objetivo  ajudá-lo a manter um nível permanente de capacidade, força e flexibilidade  mental na medida que vai ficando mais velho."
A rotina é realizada através dos  mesmos circuitos cerebrais, não ativando novos circuitos, os quais vão se  perdendo com o envelhecimento (caso não sejam realizados exercícios cerebrais).