Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Uma outra face das células-tronco

Quando falamos em células-tronco as pessoas logo pensam no seu potencial em regenerar células e tecidos. Já falei várias vezes de um sub-grupo muito especial de células-tronco adultas – chamadas de células tronco mesenquimais (CTMs).

As CTMs podem ser isoladas de vários tecidos tais como cordão umbilical, polpa dentária, tecido adiposo ou medula óssea, entre outros. Elas têm o potencial de se diferenciar em quatro tipos de células: músculo, gordura, cartilagem e osso. Mas, além disso, essas mesmas CTMs têm uma outra propriedade muito importante: um efeito imunomodulatório. Isto é, diminuir a reação imunológica do organismo, o que é fundamental em algumas situações como no caso de transplantes de órgãos ou doenças autoimunes.

Três pesquisadoras britânicas (Karen English, Anna French e Kathryn Wood) acabam de publicar uma revisão muito interessante sobre o potencial imunológico de CTM na prestigiosa revista Cell Stem Cell. A publicação foca CTM obtidas de medula óssea (CTMO), que foram as primeiras a ser identificadas, mas estudos mais recentes com CTMs obtidas de outras fontes sugerem que elas podem ter propriedades semelhantes.

O transplante de órgãos é ainda o método para salvar inúmeras vidas. Para muitos pacientes, substituir um órgão não funcional, como o coração ou o rim, pelo de um doador saudável é a única terapia disponível para prolongar a vida. Entretanto, pessoas submetidas a transplantes têm que enfrentar um problema pelo resto da vida: a tentativa de rejeição pelo organismo, que trata o órgão transplantado como se fosse um “invasor” (...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz

Problemas vasculares no cérebro matam 1 brasileiro a cada 5 minutos

Clarissa Thomé / RIO - O Estado de S.Paulo

A cada cinco minutos, um brasileiro morre de doença cerebrovascular - e o acidente vascular cerebral (AVC) responde por 95% dos casos. Os cálculos são da Academia Brasileira de Neurologia, a partir de dados do Ministério da Saúde recolhidos entre 1999 e 2008. Para tentar diminuir esses números, a pasta lançou na sexta-feira um manual de conduta para médicos, que está sob consulta pública por 30 dias.

O protocolo, publicado no Diário Oficial da União como Consulta Pública N.º 39, pretende orientar a conduta dos profissionais de saúde sobre diagnóstico e tratamento, estabelecer procedimentos para a assistência nos hospitais e incentivar o uso racional de remédios. A pasta quer que as novas diretrizes sejam aplicadas no início de 2011.

Em dez anos, o número de mortes por essas doenças, que além do AVC incluem aneurisma, trombose e embolia cerebral, foi de 903.223 no País, sendo 96,5 mil em 2006. No mesmo ano, segundo o ministério, morreram 69,4 mil pessoas de enfarte, 90,6 mil de doenças isquêmicas do coração e 63,3 mil de outras doenças cardíacas.

"As pessoas precisam saber que a doença existe, que pode ser prevenida e que, se ela se manifestar, pode ser tratada se o paciente chegar rápido a um hospital que esteja preparado", afirmou a neurologista Sheila Martins, do departamento de Doença Cerebrovascular da Abneuro, que promove uma campanha nacional de conscientização e combate à doença, e presidente da ONG Rede Brasil AVC.

Para reduzir sequelas e mortes é necessário atendimento rápido à vítima de AVC, alerta Sheila. Se a pessoa que tem derrame isquêmico - provocado por entupimento de vaso sanguíneo, que corresponde a 85% dos AVCs - for atendida na primeira hora, a chance de se recuperar completamente é de mais de 80%. Para isso, precisa receber o medicamento trombolítico r-TPA, que só pode ser ministrado até 4h30 depois dos sintomas e exige paciente em leito monitorado, atendido por equipe treinada.

Carência de hospitais. O problema é que apenas 62 hospitais no País, dos quais 32 públicos, cumprem esses requisitos. Já foi muito pior: há dois anos, quando a Rede Brasil AVC foi criada, eram 35 hospitais. "A situação melhorou, mas ainda é pouco. Há um envelhecimento da população e falta do controle de fatores de risco, como hipertensão, diabete e colesterol elevado, fumo e arritmias cardíacas, o que faz aumentar as mortes por AVC", afirma Sheila.

Ela explica que as pessoas devem ficar atentas aos sintomas de AVC - dormência, boca torta,dificuldade para falar ou entender a fala e para enxergar com um ou ambos os olhos, tontura, desequilíbrio, falta de coordenação e dor de cabeça.

"Qualquer um desses sintomas isolados já tem chance de ser AVC. A recomendação é que chame uma equipe do Samu, que está preparada para reconhecer os sinais e levar para o hospital de referência".

PARA ENTENDER

1.
O que é o AVC?
É o entupimento (isquêmico) ou rompimento (hemorrágico) de vasos sanguíneos cerebrais. O AVC isquêmico é o mais comum (85% dos casos). Ambos são caracterizados pela perda rápida de função neurológica.

2.
Quais são as causas?
Malformação arterial cerebral (aneurisma), cardiopatia, tromboembolia e hipertensão arterial - a pressão alta, aliás, é um dos principais fatores de risco. O diagnóstico pode ser obtido por meio de exames de imagem, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Os testes permitem ao médico identificar a área do cérebro afetada e o tipo de AVC.

Fonte : Estadão.com.br

HOJE É DIA DO ENCONTRO VIRTUAL DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES E GRUPOS DE APOIO A DOENÇA DE PARKINSON

PREZADOS COLEGAS

PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES

E GRUPOS DE APOIO A DOENÇA DE PARKINSON

Venho novamente lembra-los da retomada de nossos encontros no Chat.
Ressalto que hoje é a data prevista para reinicio.
Abraço a todos.

Att,
Magno.

BOM DIA , MUITAS ALEGRIAS NO DIA DE HOJE!!!




O Tamanho das Pessoas

O tamanho varia conforme o grau de envolvimento. Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a parceria nos sentimentos e nas ações.

Uma pessoa é gigante quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você. E pequena quando desvia do assunto. Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.

Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês. Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.
Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.

É difícil conviver
com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos. Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações. Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma. O egoísmo unifica os insignificantes.

O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande...
É a sua sensibilidade, sem tamanho.

Bom dia!!