Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 10 de julho de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA DO NOSSO BLOG

Graças ao apoio logistico do amigo Badu, estou inaugurando minha entrada no mundo maravilhoso do blog, deixando para trás a era dos dinossauros informáticos em que me encontrava.

O blog azul da Associação Brasil Parkinson (ABP), nasceu de um encontro com o Baldoino no dia 5 de abril do ano passado, por ocasião da passeata organizada pela vereadora paulistana Mara Gabrilli, então Secretária Especial da Pessoa Deficiente e Mobilidade Reduzida, ela própria tetraplégica, em prol da aprovação pelo Supremo Tribunal Federal da permissão das pesquisas com células tronco embrionárias.

Daquele encontro surgiu a idéia de complementar as atividades de nossa Associação. Ao longo de nossos mais de 23 anos de fundação, nossa Entidade tem contribuido para tornar conhecida nossa patologia, eis que, até seu advento, era praticamente desconhecida pela opinião pública, vez que as pessoas por ela acometidas tinham por hábito se retirar do convívio externo, recolhendo-se em suas residências sentados em uma cadeira, agravando e acelerando a rigidez e a depressão. Um médico fisiatra criou uma frase que ficou clássica: "fazer o paciente tirar o luto da doença". A ela, acrescentamos "e partir para a luta"

E foi o que aconteceu.

Hoje o movimento parkinsoniano no Brasil conta com aproximadamente 30 associações nos diferentes rincões do país, que mantem um salutar intercâmbio, com trocas de experiências e informações. E contam hoje com um importante instrumento da informática representado pelos blogs e emails.

Já que estamos no mesmo barco, temos adotado o slogan de que "juntos vamos fazer de parkinson uma coisa do passado" e contribuir para a melhora das condições de vida das pessoas que perderam seu bem supremo - a Saúde.

Samuel

NOTÍCIAS

Palestra incentiva doentes de Parkinson em Canoas

Canoas - Cerca de 40 familiares e funcionários da rede de saúde, chamados de cuidadores, assistiram ontem a uma palestra sobre a realidade e os direitos de quem é portador da Doença de Parkinson. A presidente da Associação de Parkinson do RS, Ângela Possebom Garcia, e o advogada da entidade, Guilherme Souza, enfatizaram a importância de as pessoas estarem bem informados e incluídos em atividades de motivação. "O portador deve pensar o mínimo na doença.

É importante que ele conviva em grupos para compartilhar com quem está com o mesmo problema, além de ocupar a mente com terapias funcionais", recomendou Ângela. "O enfrentamento deve ser encarado como o início de uma nova realidade", frisou.

Tags/ palavras-chave: saúde

Medicina e marketing online

Recursos de comunicação online e marketing combinam com a atividade médica? Por Christina Lima, do Nós da Comunicação..

O Dr. Jay Parkinson é um jovem médico do Brooklyn (NY) que, ao diagnosticar a falência do sistema de atendimento de saúde norte-americano, resolveu atacar a “doença” munido de uma dezena de ferramentas de comunicação e relacionamento online. Bonito e estiloso, o especialista em medicina preventiva, com mestrado em saúde pública, já foi personagem de várias matérias explorando seu lado “fashion” e parece saber administrar sua popularidade com um bom marketing pessoal.

Fonte : Opinião e Noticia

Nitratos podem ser acionadores ambientais de Alzheimer, diabetes e doença de Parkinson

cérebro

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate]

Um novo estudo [Epidemilogical Trends Strongly Suggest Exposures as Etiologic Agents in the Pathogenesis of Sporadic Alzheimer's Disease, Diabetes Mellitus, and Non-Alcoholic Steatohepatitis] publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, realizado por pesquisadores do Rhode Island Hospital, sugere uma ligação entre o aumento substancial dos níveis de nitratos presentes em nosso meio ambiente e o aumento das mortes por doenças insulino-resistentes, incluindo doença de Alzheimer, a diabetes mellitus, a doença de Parkinson e a Esteatose Hepática Não-Alcoólica.

Os pesquisadores estudaram a evolução das taxas de mortalidade devido a doenças que estão associadas com o envelhecimento, tais como diabetes, doenças de Alzheimer, Parkinson, doença vascular cerebral, dentre outras.

Fonte : Henrique Cortez -Weblog

SO-CORDEL - CORDEL DE PARKINSONIANOS



Nossa Comunidade esta em festa, mais um blog, mais um encontro de amigos.









Na cidade de Timóteo

Um Congresso vai rolar

Será para o Parkinsoniano

Ou seu cuidador falar

Então vá se arrumando

Ninguém poderá faltar


Acontecerá em novembro

Pode ir se preparando

Não se esqueça de levar

O remédio que está tomando

O Vale do Aço vai tremer

De tanto parkinsoniano......

Fonte : So-Cordel