Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PRIMEIROS PASSOS PARA A ORGANIZAÇÃO DE GRUPOS DE APOIO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


Avenida Bosque da Saúde, 1.155 – CEP. 04142-092 = Tel.(011) 2578-8177 – SÃO PAULO (SP)

Visite o nosso site na Internet: http://www.parkinson.org.br = E-mail: parkinson@parkinson.org.br



1) APRENDA TUDO

Primeiro e antes de tudo, aprenda sobre-o problema que está sendo a base da formação de seu grupo. Para isso, leia todos os folhetos que a Associação Brasil Parkinson publica, traduz e distribui (e outros), e mantenha-se informado e atualizado sobre o assunto. Mantenha-se relacionado ao grupo ou Associação Nacional que exista.


2) PLANEJE A 1a. REUNIÃO

Marque uma hora para o primeiro encontro. Em geral as pessoas usam suas próprias casas, mas, dependendo do número de pessoas, e sendo possível, é melhor reunirem-se em alguma sala de alguma comunidade, ou religiosa, comercial ou hospitalar.


3) MARQUE A DATA DA REUNIÃO

Com três ou quatro semanas de antecedência para as pessoas reservarem a data.


4) ANUNCIE

Por folhetos, por telefone, por jornal, por boletins, em lugares comunitários onde vai muita gente, como os acima ou até supermercados e, se possível, pela TV e rádio local, dependendo do tamanho da cidade

Não esqueça os Bancos ! pois daí poderá alguém se lembrar de algum donativo. Para o jornal, escreva uma carta ao editor ou fale por telefone, etc. E, sobretudo: não espere muito desta primeira reunião. Não desanime, se o número de pessoas for pequeno! É vital que as pessoas se conheçam, confiem umas nas outras, antes de poder trabalhar juntas com sucesso, não importa o número de comparecimentos.

Os que atendem a um primeiro encontro precisam falar de suas pr6prias experiências. A primeira ação pode ser falar sobre informações médicas, relatando os motivos que os fizeram se reunir e o que você espera dessa organização. Organize uma agenda para a próxima reunião. Peça ao seu grupo que identifique suas necessidades, o bastante para dar ao grupo o que pensar até a próxima reunião.


5) PREPARE-SE PARA A 2a. REUNIÃO

Se as pessoas se comunicam para avisar que não podem ir à 1a. reunião, mas querem manter-se em contato, chame-as logo que a data esteja marcada para a segunda reunião.

Uma semana antes da 2a. reunião, chame todos da lista, para recordá-los. Essa tarefa já pode ser dividida com outras pessoas do grupo. Também mande, outra vez, uma carta ou uma nota no jornal, anunciando a reunião.


6) Na 2a. REUNIÃO

Comece a reunião, tomando as idéias das pessoas, sobre o que o grupo quer fazer ou deve fazer, em seguida, dê prioridades às tarefas sugeridas.

Organize então comitês para organizar as tarefas. Duas ou três pessoas podem voluntariar-se para trabalhar em cada uma.


7) PREPARAR UMA LISTA MÉDICA REFERENCIAL

É uma prioridade ter uma referência de médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, etc. a fim de poder indicar aos não medicados uma escolha que ele mesmo fará. Um sub-comitê mesmo na reunião pode começar a lista, pois os próprios presentes podem informar onde e com quem se examinam. Claro que a indicação para outros será estritamente imparcial.


8) CHAMAR ATENÇÃO PÚBLICA

Informação pública deve ser a terceira prioridade. Consiga ajuda da rádio local e estações de T.V. e ofereça-se para aparecer em conversas e palestras, ou que alguém famoso e bem informado o faça.


9) MANTENHA-SE INFORMADO

Consiga pessoas para alistar-se para ler os artigos médicos. Talvez uma pessoa será a bibliotecária e conseguirá novas reportagens.


10) NOVOS PASSOS

O caminho que tomar a Associação dependerá das energias e entusiasmo do grupo, mas essas são umas primeiras idéias para ajudá-lo a começar o caminho.


11) PROJETOS

No caso de parkinsonianos, que é este caso, depois poderão juntar-se para aprender os exercícios, conseguir novos sócios, contribuições, etc.


12) ONDE E QUANDO

Para não dificultar a vinda das pessoas que talvez não possam vir à noite, um bom dia para fazer reuniões é a manhã ou tarde do sábado. O local deve ser acessível, ter estacionamento, assentos para todos, água para possibilitar tomada de remédio, copos, de preferência descartáveis e segurança.


Estas sugestões básicas foram compiladas da experiência de outros grupos que tiveram sucesso, tanto no exterior como no Brasil.

Caso tenha novas sugestões, por favor façam-nos saber.

Amar faz bem ao coração!!

Pesquisa divulgada pela World Heart Federation - com sede em Genebra - revelou que o ato de amar é particularmente bom para o coração. Isso acontece porque, de acordo com os pesquisadores, o amor libera no organismo substâncias que proporcionam sensação de bem-estar, prazer e alegria. Uma atmosfera amorosa - seja ela gerada por amigos, familiares ou por um parceiro - reduz o estresse, a depressão e a ansiedade, fatores reconhecidos como riscos psicológicos para as doenças cardíacas. Também foi demonstrado que a energia eletromagnética emitida pelo coração é muito superior ao cérebro com bilhões de células em sinapses. Mais que isso, as batidas do coração influenciam, de alguma forma, os registros da atividade elétrica do cérebro. Quando duas pessoas afetivamente ligadas estão próximas, as batidas do coração de uma interferem nos registros cerebrais da outra. Assim, é bom saber que todo ato de pensar e falar é capaz de gerar uma energia que, de alguma forma, atua sobre aqueles com os quais nos relacionamos. "A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta que se defende que se fecha que se recusa a participar da vida humana" (Vinicius de Morais).

Fonte : Vida Natural & Equilibrio

Continuar trabalhando pode adiar demência em idosos

Pesquisa foi feita com dados de homens que sofrem do mal no Reino Unido

- Manter o cérebro ativo através do trabalho em idade avançada pode ser uma forma eficiente de adiar a demência em homens, afirma um estudo realizado por cientistas britânicos.

Os pesquisadores analisaram dados de 1.320 pacientes com demência. Eles descobriram que os homens que continuaram trabalhando durante a velhice conseguiram adiar a doença.

O estudo do Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres foi publicado pela revista científica International Journal of Geriatric Psychiatry.

A demência é causada por uma perda de grande parte de células do cérebro. Especialistas acreditam que uma forma de se proteger contra isso é criando o maior número de conexões entre as células o possível através de atividades mentais. Esse fenômeno é chamado de "reserva cognitiva".

Fonte : estadao.com.br

Fibromialgia

Neste Artigo:

- Quais as causas da Fibromialgia?
- Quais são os sintomas mais comuns da doença?
- Como é feito o diagnóstico?
- Como é feito o tratamento da Fibromialgia?
- Qual a chance de recuperação completa?

Alguns pacientes com suspeita de Artrite Reumatóide podem, na verdade, estar sofrendo de Fibromialgia, um distúrbio caracterizado por dores crônicas nos músculos e ligamentos.

Quais as causas da Fibromialgia?

Ainda não se conhece a causa exata da Fibromialgia. A teoria mais aceita diz que a doença é causada por baixos níveis de um hormônio chamado Serotonina. A Serotonina pode ser encontrada em todas as regiões do corpo e possui um papel importante na regulação da dor e do padrão de sono. Existem pesquisas confirmando que pessoas que sofrem de Fibromialgia possuem baixos níveis sangüíneos de serotonina.

Alguns especialistas acreditam que a Fibromialgia é causada por distúrbios no sono, uma vez que pessoas que sofrem do distúrbio não apresentam uma boa fase de relaxamento muscular. Mesmo dormindo mais horas que o habitual, estas pessoas não conseguem uma recuperação adequada dos níveis de energia.

Fonte :boaSAÚDE