Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Números do IBGE mostram retrato preocupante da saúde no Brasil

Há ainda muita desigualdade entre as regiões do país e também no atendimento oferecido pelas redes públicas e particulares. O IBGE recebeu informações de todas as unidades de saúde no Brasil. Confira.

Alimentos podem ter até 14 vezes mais sódio que os de outra marca, diz Anvisa

Estudo sobre taxas de sódio, gorduras e açúcares em mais de 20 categorias foi divulgado nesta 5ª

estadão.com.br*

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou nesta quinta-feira, 18, um estudo que mostra a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares em mais de 20 categorias de alimentos industrializados.

Veja também:
link Perfil nutricional dos alimentos preocupa Anvisa
link Propaganda de alimentos pouco saudáveis terá alerta
link Sociedades médicas apoiam medida da Anvisa
link AGU quer suspender recomendação
link Tempero pronto tem excesso de sódio, vilão da hipertensão, diz estudo
link Governos deveriam controlar nível de sal nos alimentos
link Adolescentes que comem menos sal se tornam adultos mais sadios

Os dados revelam que a quantidade desses nutrientes varia significativamente de acordo com a marca. No caso da batata palha, um produto contém 14 vezes mais sódio que o de outro fabricante. Nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5.

O caso do macarrão instantâneo com tempero também chamou atenção pela grande quantidade de sódio encontrada. “Em algumas amostras, ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia”, explica a diretora da Anvisa, Maria Cecília Brito.

Quando analisados isoladamente, o macarrão instantâneo e os temperos, além da grande quantidade de sódio, apresentam uma oscilação expressiva desses teores de marca para marca. A variação chega a 7,5 nos macarrões e a 7,2 nos temperos. (...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Saúde

O que fazer em caso de alergias

As alergias acontecem quando o organismo tende a resistir a substancias estranhas. Estas alergias podem se manifestar em variadas formas tais como rinite alérgica, asma, eczema e urticaria.

As substâncias alérgicas ao organismo são muitas vezes chamadas de antigénicos, ficando alojadas nos pulmões por inalação, introdução na alimentação ou por contacto físico. Para se defender destes antigénicos o organismo fabrica anticorpos e é desta batalha entre anticorpos e antigénicos que se faz a produção da histamina que provoca reacções alérgicas.

Os medicamentos anti-alérgicos mais usados são assim frequentemente chamados de anti-histaminicos que ajudam a combater as alergias.

Tipos de antigénicos

Os antigénios mais frequentes são:

- o pólen;

- o pêlo de animais;

- os ácaros;

- vários alimentos como corantes e aditivos alimentares, mariscos, ovos, chocolate, queijo e outros.

Principais sintomas das alergias

- erupções cutâneas;

- corrimento nasal;

- olhos lacrimejantes;

- espirros;

- prurido;

- pápulas (isoladas ou em grupos);

- dificuldades respiratórias;

- tumefacção dos olhos, dos lábios ou da língua;

- vergões na pele;

Fonte : Qualidade de Vida

BOA TARDE!!!



Todo dia pode ser bom quando você o inicia com uma nota positiva. Atitudes como essa podem fazer uma grande diferença no decorrer de um dia.

Praticar ativamente a gratidão de forma regular fará com que você se mantenha em contato com a melhor das suas possibilidades.

Isso permite também que você enxergue oportunidades e passe a utilizar certos recursos que estavam escondidos ou esquecidos.