Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cientistas encontram parte do cérebro ligada à introspecção

Estudo britânico correlaciona matéria cinzenta à capacidade de avaliar corretamente os próprios pensamentos

Um novo estudo descobriu uma parte do cérebro humano que é maior nas pessoas que parecem especialmente introspectivas.

Divulgação/Science
Divulgação/Science
Imagem de áreas da matéria cinzenta correlacionadas à introspecção

Veja também:

link Duas cabeças nem sempre pensam melhor que uma, mostra estudo

Algumas pessoas conhecem suas mentes melhor que outras, e a pesquisa descrita nesta semana é um passo para entender a biologia por trás de um aspecto importante da consciência humana.

Trata-se de um trabalho necessário para que, um dia, se possam compreender doenças ou ferimentos no cérebro que provam as pessoas de aspectos fundamentais da reflexão sobre si mesmas, como esquizofrênicos que não acreditam que estão doentes e, por isso, rejeitam medicação. (...) segue

Fonte : Estadão.com.br/Ciência

"Os cientistas brasileiros não precisam deixar o país"

Matemático mineiro fatura um dos prêmios mais importantes do mundo com pesquisa inédita sobre a Teoria do Caos

Larissa Veloso

img.jpg
“Já orientei mais de 40 teses de doutorado no Brasil.
Boa parte delas tem padrão internacional”
Jacob Palis, matemático

Um dos campos científicos menos badalados no Brasil rendeu reconhecimento internacional na semana passada. O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, foi agraciado com o Prêmio Balzan, um dos mais importantes da Europa.

Além dele, apenas seis estudiosos da área já conquistaram a láurea, concedida a pesquisadores de diversos ramos do conhecimento desde 1972. “Até hoje, apenas matemáticos dos Estados Unidos e da Europa haviam sido premiados”, celebra o cientista.(...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

Você confia no seu médico?

Diversos indicadores apontam queda na credibilidade desses profissionais. Mas governo e sociedade começam a se movimentar para acabar com a desconfiança dos pacientes

Francisco Alves Filho e Mônica Tarantino

chamada.jpg
VÍNCULOS
O estudante Arthur se preocupa em respeitar os direitos do paciente

A confiança nos médicos está abalada. Pesquisas começam a refletir essa queda no prestígio dos doutores.

No Espírito Santo, onde o Instituto de pesquisa Futura faz um levantamento anual da credibilidade das profissões, a tendência é observada desde 2005.

Naquele ano, 80% dos entrevistados declaravam-se confiantes nos médicos. Mas a taxa foi caindo até chegar aos 47,3%, registrados em 2009. Outro indicador, o recém-criado Índice de Valorização Humana (IVH), apontou que mais de um terço dos dois mil participantes do estudo reclamaram que há pouco interesse dos médicos durante o atendimento.

O IVH foi criado pela equipe brasileira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e está em fase experimental. (...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

Belo Horizonte tem Festival Internacional de Corais até dia 26

Hoje começa o Festival Internacional de Corais de Belo Horizonte. Milton Nascimento é o homenageado deste ano. Até o dia 26, 156 corais vão se apresentar na cidade e em mais 16 cidades mineiras. Serão mais de 5 mil vozes do Brasil, Venezuela, Costa Rica, Colômbia, Equador e Itália.

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!



Reinos Irmãos

Senhor, o Reino Humano é considerado superior perante os outros.

Tenho observado, entretanto, que os outros reinos (animal, vegetal e mineral) são pura doação e gratuidade ao nosso reino humano.

Tenho observado, Senhor, que se a raça humana for extinta do planeta, os demais reinos continuarão a existir porque são perfeitos e não dependem de nós. No entanto, não sobreviveríamos na terra, caso qualquer um deles nos fosse tomado.

Que possam os seres humanos contemplarem a Natureza e ver a perfeição, a beleza, a coesão e a gratuidade que há nela. Ainda que violada e depredada ela insiste em nos servir.

Já que é a inteligência que nos distingue dos outros reinos, Senhor, que possamos envidar todos os esforços no sentido de amar, recuperar, respeitar preservar o Jardim Majestoso que nos foi concedido para morarmos.

Senhor, nossa casa é o lindo planeta azul chamado Terra. Não sejamos nós (superiores e inteligentes), os grandes predadores e demolidores da nossa própria casa.

(Fátima Irene Pinto no livro "Momentos de Oração")