Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pandemias de Gripe

Considera-se que há uma pandemia de gripe quando a doença surge numa determinada zona e se propaga globalmente em 6 a 9 meses.

Ocorrem pandemias de gripe com uma periodicidade de 10 a 15 anos (embora este padrão não se tenha mantido durante o último quarto de século). Surgem em qualquer altura do ano e rapidamente se propagam por vastas áreas. Nas pandemias, podem haver segundas e até terceiras vagas de doença semanas ou meses após o surto inicial.

Até à data, todas as pandemias foram provocadas por shift antigénico do vírus da gripe do tipo A.

As pandemias podem provocar aumentos acentuados na morbilidade e na mortalidade, geralmente superiores aos verificados nos períodos interpandémicos.

Neste século, ocorreram 3 importantes pandemias de gripe: a "espanhola", a "asiática" e a "de Hong-Kong".

Subtipos antigénicos do vírus A da gripe associados a pandemias no último século:

A "gripe espanhola" de 1918-1919 originou a taxa de mortalidade mais elevada alguma vez associada à gripe. Devido a esta doença, morreram cerca de 500 000 pessoas só nos Estados Unidos. No mundo inteiro, durante esta pandemia, a gripe foi a causadora de 20 milhões de mortes.
A "gripe asiática", de 1957-1958, provocou 86 000 mortes nos Estados Unidos.
A "gripe de Hong-Kong", de 1968-1969, originou um menor número de mortes do que as pandemias anteriores. Durante este período morreram 34 000 pessoas vítimas da gripe nos Estados Unidos. Esta reduzida taxa de mortalidade foi atribuída a dois factores: em primeiro lugar, as estirpes das gripes "de Hong-Kong" e "asiática" tinham semelhanças genéticas (a imunidade desenvolvida na população contra a estirpe "asiática" pode ter conferido alguma protecção contra a estirpe "da gripe de Hong-Kong"); em segundo lugar, pensa-se que uma estirpe de gripe semelhante à do vírus da "de Hong-Kong" poderá ter circulado entre os finais do século XIX e os primeiros anos do século XX, havendo ainda algumas pessoas com mais de 60 anos de idade com imunidade residual.

Pensa-se que a maioria das pandemias de gripe tem tido origem na China, que é por alguns considerada o epicentro da gripe.

Com efeito, a agricultura tradicional praticada na China faz com que as aves, os suínos e os seres humanos estejam em contacto próximo. Esta situação propicia um "laboratório" natural para novas recombinações de vírus da gripe.

Fonte : gripe.roche.pt

RAPIDINHAS

UNIMED PAGA DBS
From: Hugo Engel Gutterres
Sent: Wednesday, August 12, 2009 3:50 PM
Subject: Unimed
Srs,
ganhei a ação para troca do Kinetra. Só falta marcar cirurgia.
Grato pelo apoio!
[ ]'s
Hugo
(*) Transcrito do blog verde http://maldeparkinson.blogspot.com/

Andrea Santos da Silva:
Por acaso vcs sabem como coseguir remédios para mal de parkinson no RJ, e onde o tratamento pode ser gratuito????
(*) transcrito do bloco de recados do blog Parkinsonbr http://www.maldeparkinson.blogspot.com/

boa tarde JOANA e RENATO eu estava notando sua falta ,viu RENATO.
JOANA qdo vier ao Brasil venha morar na PENSAO RSRS..Eu agora nao estou fazendo chamada dos ausentes pq eu acho q sempre deixamos de citar alguem e nao fica bem eu achar falta de uns e nao de outros......e outro motivo é que a lista ja esta interminavel.....rsrs (...)
(*) transcrito da comunidade do Orkut Parkinson Grupo de Apoio Virtual : http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=42123213

FEIJOADA COM MÚSICA AO VIVO – No dia 23 de agosto realizaremos uma FEIJOADA com o objetivo de confraternizarmos com nossos amigos e também de arrecadarmos fundos para nossas atividades.
O endereço é Av.Nestor Perlingeiro, 504 - Aterrado - 500 m após o Fórum novo, em frente aos tanques da BR. A partir de 12:00 horas estaremos esperando por você.
(*) transcrito do blog APPVR - Associação dos Portadores de Parkinson de Volta Redonda http://app-vr.blogspot.com/

Convite à Reunião do Gruparkinson PREZADOS AMIGOS: Na próxima terça-feira 18 de agosto, as 15:00 horas, teremos reunião mensal de grupo. ...O local dessa reuniao é na Paróquia da Vitoria , na Vitória, e contamos com a presença de todos.... Ana Florence -Diretora de Eventos do Gruparkinson –Ba fone 339005 – 96176373
(*) transcrito blog Parkinson e Alzheimer na Bahia http://parkinsonnabahia.blogspot.com/

BOM DIA! HOJE UM BOM DIA MESMO

O amor...Ah! o amor...

O amor quebra barreiras, une facções, destroi preconceitos,

Cura Doenças


Bom-Dia - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut