Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 6 de abril de 2010

Dose de células-tronco ajudará cérebro a ficar novinho em folha

Técnica pode seria ser usada para reparar danos causados por ferimentos ou doenças

Do R7
Getty Images

Descoberta ajudará a entender por que certos tipos de aprendizado ocorrem com facilidade em crianças, mas não em adultos

Cientistas da Universidade da Califórnia conseguiram estimular um novo período de “plasticidade”, também chamada de capacidade para a mudança, no circuito neural do córtex visual de ratos jovens.

A descoberta poderá ser usada para criar novos períodos de plasticidade no cérebro humano, o que permitiria reparar os danos causados por ferimentos ou doenças.

Os pesquisadores transplantaram um tipo específico de neurônio não desenvolvido do embrião de um rato no córtex visual de um rato jovem.

A técnica poderia ser usada para tratar circuitos neurais rompidos no desenvolvimento fetal ou pós-natal, por ataques cardíacos, por doenças psiquiátricas e até pelo envelhecimento.

Como todas as regiões do cérebro, o córtex visual passa por um período altamente “plástico” durante o começo da vida. As células respondem fortemente a sinais visuais, que são estabelecidos de uma forma rápida de entre elas num processo chamado de transmissão sináptica.(...) segue

Fonte : R7 noticias tecnologia e ciência

Evite doenças e tenha uma vida saudável escolhendo corretamente o que põe na mesa

Alimentos funcionais podem ajudar a controlar o colesterol e prevenir o câncer

Cláudia Pinho, do R7
Getty Images

Os alimentos funcionais trazem ingredientes que podem ajudar a
combater, evitar e melhorar alguma função específica do organismo

No início do mês passado, a União Europeia anunciou uma revisão científica nos alimentos industrializados que prometem melhorias à saúde - os chamados alimentos funcionais. Trata-se de produtos que trazem ingredientes que podem ajudar a combater, evitar e melhorar alguma função específica do organismo. Alguns exemplos são os leites com ômega 3, os biscoitos fortificados com vitaminas, os iogurtes probióticos que ajudam no funcionamento da flora intestinal, e por aí vai.

O objetivo é passar um pente fino nesses produtos para atestar se, de fato, eles cumprem o que prometem. Segundo o estudo do EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, na sigla em inglês), de todas as alegações examinadas até agora, 80% não apresentaram evidências concretas de que cumprem o prometido nas embalagens. (...) segue

Fonte : R7 noticias/saúde

BOA TARDE!!!



*ATITUDE É TUDO!*

Seja mais humano e agradável com as pessoas.

Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.


Viva com simplicidade.

Ame generosamente.

Cuide-se intensamente.
Fale com gentileza.

E, principalmente, não reclame.
Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!

E deixe o restante com Deus .

Problemas cardíacos e gengivite

Saúde dos dentes
Ele está ligado, por meio de sangue e nervos, ao coração e ao cérebro de uma pessoa. A saúde dos dentes e da gengiva está relacionada com a saúde do corpo inteiro. Por causa disso, a separação que geralmente se faz entre odontologia e medicina não é razoável, nem saudável.

Os cuidados com dentes e gengiva — tanto preventivos quanto curativos — deveriam fazer parte dos conhecimentos de todo agente de saúde.

As doenças bucais estão aumentando na maioria dos países porque as pessoas estão comendo poucos alimentos naturais e muita comida industrializada.

http://www.taps.org.br/Paginas/Sdentes.html


Existe alguma ligação entre gengivite e problemas cardíacos?

Em geral, os dados indicam que a gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Como isso acontece? A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca. Com relação a problemas cardíacos, há uma teoria que diz que a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.

O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente.

Com relação à saúde bucal, existem recomendações especiais para quem tem problemas cardíacos?

Para uma perfeita saúde bucal, você deve:
• Manter sua boca saudável. Isto é, escovar os dentes, usar fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente;
• Informe seu dentista a respeito de seu problema de saúde geral;
• Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos - como antibióticos, por exemplo - de acordo com as indicações.

Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração?

Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno
do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco préexistente. Nesses casos, a infeção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.

Há precauções que você deve tomar se estiver enquadrado em algum dos itens abaixo:
• Válvulas artificiais;
• Histórico de endocardite;
• Defeitos cardíacos congênitos;
• Válvulas cardíacas danificadas por problemas como, por exemplo, febre reumática;
• Prolapso da válvula mitral com sopro;
• Miocardiopatia hipertrófica.

Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

http://www.terra.com.br/saudebucal/colgate/problemas_gengivite.html