Visualizações de página do mês passado

domingo, 5 de fevereiro de 2012

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT DO AMIGOGAMP!!!






Apartir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO
TEMA LIVRE

Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

PARA PARTICIPAR

Avareza- carência excessiva e insaciável acompanhada de uma vontade de querer sempre mais!


Ao persistirem os sintomas, reveja os seus conceitos

Para os religiosos, ela nos faz ultrapassar os limites das nossas verdadeiras necessidades, uma ganância sem fim.

Do ponto de vista psicanalítico, a relação do sujeito e o dinheiro sempre foi associado à fase anal, que é a segunda fase pré-genital da sexualidade infantil (situada entre 2 e 4 anos, aproximadamente).

É quando a criança aprende o controle de esfíncteres, ela experimenta esse jogo de controle: reter e expulsar. Psicanalistas atribuem a avareza, a exagerada preocupação com limpeza e a meticulosidade no adulto às frustrações ocorridas nessa fase.

São personalidades com fixação na fase anal.
Para entender melhor esse “pecado”, é preciso saber que ele não está apenas na ganância pelo dinheiro e pelo poder.

“Nossa avareza também está na comida, no sexo, nas drogas e no álcool”, escreveu a psicanalista norte americana, Sue Grand, em seu livro The reproduction of evil: A clinical and cultural perspective (A reprodução do mal) : Uma perspectiva clínica e cultural) publicado em 2000 pela editora norteamericana RBP.


A psicóloga clínica Adriana Castro afirma que o significado geral da avareza é a retenção. O desejo do avarento está em possuir e acumular. “A primeira imagem que me vem é de uma pessoa ranzinza, de mal com a vida. Isso por que, o avarento, não conhece a linguagem do desejo, ele é regido, pela necessidade.

Ele não usa o dinheiro para viabilizar seus desejos, como deve ser.
A possessividade é um traço forte, querer controlar tudo, persecutório, desconfia de tudo, acha que todos querem roubar algo dele. Não é só o dinheiro que o avarento retém, é tudo, até sua afetividade.”

A ambição é uma questão atemporal e inerente ao ser humano. O que vemos é um consumismo desenfreado, o imediatismo das pessoas, querer a satisfação a todo preço, não suportar a falta.


“O dinheiro se tornou um tema mais central que o sexo”, diz Adriana, “ele é a causa de muitos transtornos emocionais.A forma como o sujeito relaciona com o dinheiro nunca é desvinculada da
subjetividade, que é sempre inédita e particular.

A avareza e o perdularismo têm sua origem nas primeiras vivências
emocionais. Acho interessante pensar em como o psicanalista alemão ErichFromm, define a avareza: “Buraco sem fundo, que exaure a pessoa num esforço infinito, para satisfazer uma necessidade, sem nunca atingir o estado de satisfação”.

Crianças
A infância humana é cheia de vontades e dependência, as necessidades são sempre urgentes e o mundo é visto como um lugar que vai gratificar ou privar de algo.

Geralmente, as crianças que são privadas de limites sentem um intenso desejo por algo mais.Em vez de reconhecer isso como um problema, a família desvia a atenção para essas necessidades emocionais e acaba enfatizando a aquisição material, o poder, o status e o dinheiro como um substituto para esse sentimento de
carência.

Sobre as crianças, Adriana Castro atribui caráter egocêntrico.
“Ela ainda não compreende que faz parte de uma sociedade. Imagina que o mundo gira em torno de si, tomando o eu como referência para todas as relações e fatos.

À medida que ela vai se desenvolvendo, começa a se relacionar com o mundo (família, escola, amigos), começa a ver o outro. Se ela manifesta atitudes de não dividir nada, por exemplo, é importante tentar perceber o que está por trazdisso, o que está latente.
Isso aponta para uma falta. Pode ser falta de afeto, atenção ou limite.

O não é estruturante do sujeito. A criança precisa ouvir o não.
Se ela cresce sem esse limite, essa atenção pode se tornar um adulto
avarento.”A avareza acentua ainda mais o que chamamos de ambição desenfreada.

E o efeito disso tem se alastrado em nosso meio social como uma cobiça generalizada sem a partilha da sobra do que é abundante.
O consumista também não atinge o estado de satisfação. Não para de comprar para ter cada vez mais. Para a psicóloga, o ter do avarento não é o ter do consumista. “O avarento não gasta, ele acumula. O consumista quer gastar, se esvaziar.

Penso que o que está por traz disso seja uma grande dificuldade de lidar com a falta, com a frustração de não poder tudo”.

E conclui: “o avarento tem sofrimento psíquico e precisa falar disso.
Como cada subjetividade é única, só em um trabalho terapêutico analítico osujeito vai poder construir respostas à isso.


Para cada sujeito a avareza tem um significado, por estar vinculada a história de vida da cada um. O tratamento seria buscar o que está latente, investigar as razões conscientes e inconscientes desse comportamento. Refletir, questionar. Acredito no processo da psicanálise. Faces da avareza na literatura A avareza ultrapassou os limites da realidade e chegou até a ficção.

Autores de obras clássicas deixaram marcados em personagens memoráveis tal característica. E possibilitou que o tema pautasse discussões e despertasse a necessidade de se pensar cada vez menos em nós mesmos e ainda mais em nossacontribuição para o quadro social.

Lembrando algumas dessas obras, a primeira referência pode ser Um Conto de Natal, de Charles Dickens, que apresenta Ebenezer Scrooge, um homem rico e avarento que não gosta de Natal.
Na noite natalina, ele se depara com o fantasma de Jacob Marley, seu sócio, morto há sete anos.
Essa visita e a dos fantasmas do passado, do presente e do futuro
mudam o destino de Scrooge.

A tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare, MacBeth, retrata o assassinato do monarca pela conquista do trono e a eliminação de todos que possam atrapalhar seu caminho.
A ambição pelo poder transforma e consome sua vida de forma avassaladora.

Dante Alighieri, em sua obra clássica Divina Comédia, reserva o quarto circulo do inferno aos avarentos e aos pródigos. Como castigo, suas fortunas se transformaram em pesos nos quais pródigos e avarentos ficam de lados opostos empurrando um contra o outro por toda a eternidade.

Na literatura brasileira, o paraibano Ariano Suassuna critica a avareza em OSanto e a Porca, na voz da personagem Euricão Árabe, devoto de Santo Antônio e que esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Durante o enredo de Suassuna, ele se questiona o tempo todo sobre o que seria mais importante para ele: o dinheiro ou santo.
Euricão está sempre com medo de alguém roubar suas economias e desconfia de todos.

O autor inaugural da estética naturalista, Aluísio Azevedo, em O Cortiço, narra, dentre outras, a história de João Romão, português, bronco e avarento que compra algumas braças de terra, com o dinheiro de Bertoleza, e alarga sua propriedade com o passar do tempo, construindo um vasto e movimentado cortiço.

Autora:Adriana Castro é Psicóloga e Psicanalista

Fonte:Associação Brasileira de Medicina Psicossomatica-D.F. (www.abmpdf.com)

Terapia Ortomolecular-SP

Nosso objetivo é fazer algo a mais as pessoas, em busca da prevenção de doenças, levando em conta os seus aspectos físicos, emocionais e energéticos.

A saúde e o bem estar são os fatores mais importantes em nossa vida e todos devem ter a oportunidade de conhecer técnicas complementares para uma vida mais saudável.

Atualmente existe grande procura por tratamentos complementares e essas terapias desempenham um papel muito importante na prevenção de doenças, como no equilíbrio do organismo e sem dúvida em qualidade de vida.

Essas terapias complementares é um modo de gerenciar a saúde, cuja regra é
PREVENIR PARA NÃO REMEDIAR.


Fonte : Terapia Ortomolecular-SP

BOM DIA MUITA PAZ E HARMONIA!!!





A cura real encontra raízes em ter amor a si próprio.
Ao amar-se conseguirá amar os outros.
Não exija amor de ninguém, o amor está dentro de cada um.