Visualizações de página do mês passado

sábado, 24 de outubro de 2009

Alzheimer pode dar indicios no cérebro décadas antes de se manifestar

ma pesquisa britânica sugere que jovens adultos com uma variação genética que aumenta o risco do Mal de Alzheimer apresentam mudanças na atividade cerebral décadas antes dos sintomas da doença aparecerem.

O estudo fornece pistas para que os cientistas compreendam a razão pela qual algumas pessoas desenvolvem a doença e pode significar a criação de exames que indiquem pessoas em risco.

Diferenças na região do cérebro que envolve a memória, conhecida como hipocampo, já foram mostradas em pessoas de meia idade e idosas que possuem uma variação do gene APOE4.

Mas a pesquisa britânica é a primeira a mostrar hiperatividade no hipocampo em pessoas jovens e saudáveis e a primeira a mostrar que o cérebro de quem possui esta variação genética se comporta da forma diferente, mesmo durante o descanso.

Já se sabia que uma pessoa que tem uma variação do gene APOE4 tem quatro vezes mais risco de desenvolver a doença. Pessoas que têm duas cópias do gene apresentam dez vezes mais risco de sofrer de Alzheimer (...) segue,,

Fonte : Psicologado.com

BOM TARDE!



"Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só"

"...Todos juntos somos fortes
Somos flecha e somos arco
Todos nós no mesmo barco
Não há nada pra temer..."


Luiz Enriquez & Sérgio Bardotti
(versão: Chico Buarque)



Hoje venho aqui para deixar um recado a vocês.

É que tenho recebido muitos e-mails de amigos, dizendo-se cansados pela nossa luta, que é diária e não é pequena.

Sei bem das dificuldades e conheço também as adversidades. Estou mais lenta, mas isso não me impede de caminhar, apenas vou levar um pouco mais de tempo para chegar onde desejo. Há momentos em que fico com o corpo menos flexível, as mãos travadas, mas não desisto dos meus compromissos, apesar dos obstáculos. O lema é “devagar e sempre”!

Entendo ainda que há circunstâncias críticas que nos fazem pensar o que estamos fazendo aqui neste mundo... pois é amigos, eu concluo que estamos aqui “vivendo”. Para mim é muito mais desfavorável e inoportuno a indiferença e a omissão de algumas pessoas que a própria doença.

Teremos novidades no tratamento para a DP em 2010 e com certeza nos próximos anos. Os estudos estão avançando e minhas esperanças estão voando junto com os esforços dos cientistas.

E eu penso que o mal de Parkinson não é tão mal assim, porque trouxe para mim pessoas com quem aprendo mais a cada dia... uma imensa família a quem eu gosto de chamar de “amigos do coração”.

Fiquei 3 dias sem internet mas estou de volta com novas postagens nos blogs e no fórum da nossa comunidade.

Vamos “pensar grande”: com grandes sonhos e grandes esperanças. “Pensar grande” não é pensar em materialidade, objetos, bens de consumo. “Pensar grande” é pensar em como podemos crescer como pessoa humana, com ética, sem preconceito nem intolerância e aprender a aceitar e respeitar as diferenças entre as pessoas, mantendo o foco em nossa realidade, com os pés no chão, com lucidez e bom senso.

E o bom senso nos mostra o quanto temos ter comprometimento com nosso tratamento, observando nossa alimentação e horário da medicação, não descumprindo conselhos médicos, com empenho nas atividades físicas, ocupando o tempo com coisas boas como a leitura, boa música e no convívio social. Eu peço a vocês que não desanimem!

Hoje fico por aqui. Bom fim de semana. E por favor, meus amigos e amigas do coração, ajudem-me a remar esse barco, vamos todos juntos. Não desanimem.

Abraços, *TT.

SEM AÇÚCAR, MAS COM MUITO SABOR [2]

YACON, JÁ OUVIU FALAR?

O consumo de yacon torna a absorção da glicose mais lenta.
Essa raiz costuma ser vendida como um tipo de batata e ainda é pouco conhecida no Brasil. Sua presença tímida nos pratos do País, no entanto, se deve apenas à falta de conhecimento sobre seus inúmeros benefícios. Um deles é de suma importância para os diabéticos: o alimento diminui os níveis de glicose no sangue. A raiz não é rica em amido (um tipo de carboidrato) e possui açúcares conhecidos como frutanos, que atuam como adoçantes naturais.

“O yacon armazena os carboidratos na forma de frutanos do tipo insulina, em sua maioria. Quando consumidos, chegam ao cólon sem alterações significativas em sua estrutura”, explica Deise Regina Baptista, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes.

“A insulina, dentro do organismo, transforma-se em uma espécie de gel, e no intestino delgado essa substância gelatinosa é capaz de tornar a absorção da glicose mais lenta”, continua. Como o diabético não tem insulina suficiente para queimar rapidamente a glicose, a lentidão em sua absorção pelo sangue é um forte aliado. Uma sugestão de consumo para o yacon é batê-lo com suco de frutas e ingeri-lo entre 15 e 20 minutos antes das refeições principais.


LEVEDO DE CERVEJA TAMBÉM!
Ele é o resultado do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. “É rico em cromo e vitaminas do complexo B, que auxiliam na regulação da glicemia”, diz Lara Natacci. O interessante é a versatilidade do alimento: pode ser misturado às saladas, sopas e hortaliças cozidas.

Algumas vitaminas do complexo B, como a tiamina, são importantes para combater os males da diabete – que vão de problemas na visão a alterações cerebrais e danos nos rins. Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Warwick, na Inglaterra, mostrou que os diabéticos expulsam essa vitamina do corpo em um ritmo até 15 vezes superior ao das pessoas saudáveis.

Segundo os pesquisadores, como ela ajuda a prevenir complicações, é bom não se esquecer de incluí-la na dieta. Alguns dos alimentos ricos em vitamina B1 (ou tiamina) são: ervilha, feijão, pão integral, noz, amendoim, gema de ovo e cereais integrais.


ESCOLHA OS ALIMENTOS CERTOS!
A tabela abaixo indica o que pode ser consumido, moderado e evitado pelo diabético.

[CLIQUE NA TABELA PARA AMPLIAR A IMAGEM]




http://gaad-amigosdiabeticos.blogspot.com/2009/10/especial-de-domingo-alimentos-que.html