Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Fantástico - O Marca-Passo Cerebral (1974)

Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue

Lema é 'Doe sangue, faça alguém nascer de novo'.
Por ano, 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas no Brasil.

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Saúde lança, nesta segunda-feira (14), uma nova campanha para incentivar a doação de sangue. Neste dia, é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído pela Organização Mundial de Saúde.

O lema da campanha é "Doe sangue, faça alguém nascer de novo". Até o dia 30, a campanha deve mostrar, na televisão, em jornais, rádios e outras mídias, depoimentos de pessoas que tiveram a vida salva por causa da transfusão de sangue.

Segundo o governo Federal, 1,9% dos brasileiros são doadores. A demanda por sangue aumentou no país, por conta do crescimento das cirurgias de transplantes e da população, entre outros fatores.

Por ano, 3,5 milhões de bolsas de sangue são coletadas no Brasil. O ideal seria que esse número alcançasse 5,7 milhões.

O ministério informa ainda que está realizando uma consulta pública sobre uma proposta para mudar as idades mínima e máxima para doação de sangue. Hoje, pode doar quem tem entre 18 e 65 anos. A mudança seria para abranger pessoas que têm entre 16 e 68 anos.

Quem tem a intenção de doar sangue deve procurar um hemocentro. Além de pertencer à faixa etária indicada, é necessário ter peso acima de 50 quilos e apresentar documento válido em todo território nacional. Os doadores devem estar em bom estado de saúde e descansados. É recomendável não doar sangue em jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar pelo menos duas horas antes.

Quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmitidas pelo sangue (como aids, sífilis e doença de Chagas) ou tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido sem uso de preservativos não podem doar.

Fonte : G1 Brasil

Abrace o colega ao lado

Não, não é discurso religioso nem palestra de autoajuda. É um pedido de Tiffany Field, diretora do Instituto de Pesquisas do Toque da Universidade de Miami. Segundo ela, o contato físico faz maravilhas por sua saúde física e mental. Pode reduzir depressão, estresse e agressividade. E até mesmo combater o câncer.

por Eduardo Szklarz

Como o toque pode melhorar nossa saúde?
Vamos começar pela conclusão do estudo mais revolucionário: uma simples massagem é capaz de ajudar nosso sistema imunológico. A ponto de fortalecer o corpo contra o câncer.

Como?
A massagem aumenta o número de células conhecidas como NK [sigla para natural killers, inglês para "assassinas naturais"]. Elas são responsáveis pelo combate do corpo contra infecções virais e células cancerosas. Descobrimos isso em 2005, em um estudo com mulheres que sofriam de câncer de mama. Aquelas que tinham passado por terapia com massagem tiveram aumento no nível de células NK e de linfócitos [células decisivas na defesa do organismo] durante o período do estudo. Isso mostra a importância da massagem como terapia complementar às já usadas contra o câncer.

Que outras doenças o contato físico combate?
Pode ajudar a reduzir depressão e ansiedade. Não é à toa que as pessoas ficam mais felizes e relaxadas quando abraçam amigos. Ou que vendedores dão tapinhas nas nossas costas para tentar vender um produto mais caro. Quando estimulamos receptores de pressão sob a pele, o coração desacelera. A pressão sanguínea diminui, assim como a liberação de hormônios que causam o estresse.

Quer dizer que manter contato físico traz felicidade?
Dá para dizer que ficamos mais alegres, menos irritados. Até mesmo menos agressivos. Crianças que têm menos contato físico com amigos e parentes podem se tornar adultos mais violentos, segundo pesquisas. Como acontece com macacos: se forem privados do toque quando pequenos, acabam matando uns aos outros.

Isso vale para qualquer lugar? Porque a cultura do contato físico é diferente no mundo. Indianos andam de mãos dadas, argentinos se beijam no rosto
As diferenças culturais nos mostram justamente o efeito do contato físico. Nos EUA, existe um tabu contra o toque. Escolas pedem que professores não encostem em seus alunos, por medo de acusações de abuso sexual. Claro que qualquer toque mal-intencionado deve ser reprimido. Mas as pessoas precisam do contato físico dos colegas. Testamos isso comparando um grupo de jovens de Miami a outro de jovens de Paris. Os americanos passavam menos tempo cumprimentando, abraçando e beijando seus colegas do que os franceses - e demonstraram um nível maior de agressividade física e verbal.

Uma massagem caseira pode fazer milagre, então?
Pode melhorar muito a saúde mental e física. Basta massagear movendo a pele da pessoa, sem usar força ou leveza demais. Esfregue, amasse, dê batidas - mas sempre com moderação. Para grávidas, por exemplo, esse ritual reduz as chances de um parto prematuro, por causa da redução do nível dos hormônios do estresse. Por isso, encorajamos as famílias a usar a massagem sempre que possível.

Fonte : super.abril.com.br

BOM DIA, PRA FRENTE BRASIL!!!



Paz
Nunca uma pequena palavra e com poucas letras, mexeu tanto com a cabeça dos habitantes deste lindo planeta azul... PAZ...

Se olharmos através da máquina do tempo, veremos que esta palavra é perseguida implacavelmente, e muitas vezes mal interpretada por vários povos e nações.

Para que ela funcione perfeitamente, é preciso que nós seres humanos, comecemos a abrir mão de poderes sem muito sentido.

A paz só acontecerá de verdade quando diminuirmos as nossas diferenças, quando falarmos a mesma língua, quando abrirmos mão do individualismo e pensarmos no todo.

Nesta linda viagem não estamos sozinhos...
Aproveite estes novos tempos de reflexão e dedique alguns minutos desta semana para rezar pela paz.

Quando o consciente coletivo da humanidade se reúne para uma grande conquista, torna-se verdadeiro o lindo sonho de viver em harmonia e próspero em paz.