Visualizações de página do mês passado

sábado, 7 de agosto de 2010

Nossa homenagem a todos os pais, com carinho!


Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.

O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.

Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.

Fonte: [Arte e Educação]

Homens precisam tomar cuidado com HPV, diz Nobel de Medicina

Harald zur Hausen, premiado em 2008, critica desconhecimento do vírus.
Médico alemão descobriu ligação entre parasita e câncer no colo do útero.

Mário Barra Do G1, em São Paulo

Harald zur Hausen, Nobel de Medicina, durante evento em São Paulo
Harald zur Hausen, Nobel de Medicina em 2008,
em São Paulo (Foto: A.C. Camargo / Divulgação)

Laureado com o prêmio Nobel de Medicina em 2008 por conta da descoberta da ligação entre o HPV e o câncer de colo uterino, o médico alemão Harald zur Hausen, de 74 anos, afirmou em entrevista ao G1 que o conhecimento sobre o perigo oferecido pelo vírus precisa ser ampliado.

Presente no Brasil durante a inauguração de um novo centro de pesquisas em oncologia do hospital A.C. Camargo, em São Paulo, o médico comentou que as pessoas levam, em média, de 15 a 20 anos para notar os efeitos do parasita no corpo.

"Agentes de saúde, médicos, professores e principalmente os pais precisam preparar as pessoas mais jovens para os perigos do vírus", diz Hausen. "No começo da distribuição das primeiras vacinas, muita informação desencontrada foi veiculada sobre os efeitos colaterais da imunização, mas felizmente nada se comprovou."

O HPV é responsável por lesões conhecidas como papilomas e, no caso dos tipos severos, pode causar tumores malignos não só em regiões genitais como vagina e pênis, mas também na boca, faringe e no ânus.

Alerta aos homens

Hausen destaca que os homens, em geral, não estão informados quanto ao perigo de contrair o vírus. Para o médico, é preciso mais responsabilidade por parte da ala masculina.

"Os homens precisam entender que eles também transmitem e recebem o HPV", diz o médico. "É uma questão de solidariedade entre gêneros, é preciso evitar práticas que levem a infecções." (...)segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

"Vivo com Aids desde que nasci"

A história de Micaela Cyrino, contaminada pelo HIV no parto, revela como o preconceito continua presente e mostra como é difícil a vida de crianças e jovens soropositivos no Brasil

Rachel Costa

chamada.jpg
SEXO
Micaela conta aos parceiros que tem o vírus

Quando a paulistana Micaela Cyrino, 22 anos, era criança, ela se cansou de escutar dos amigos da escola algo não muito agradável, ainda mais quando se tem 6, 7 anos de idade. “Minha mãe não quer que eu brinque com você”, eles diziam. O motivo era conhecido. Lá, no colégio da zona leste de São Paulo onde estudava, todos sabiam que ela tinha Aids. Micaela nasceu com a doença. Foi contaminada no parto. Seus pais eram soropositivos (infectaram-se por meio do uso de drogas injetáveis) e morreram quando ela estava com 6 anos de idade.

A garota, um dos cerca de 630 mil brasileiros que têm o vírus, faz parte da nova geração da Aids, que, como ela mesma define, não traz mais no rosto as marcas de fragilidade associadas, no passado, à enfermidade. “Antes você sabia quem tinha a doença, pois não havia tratamento”, diz. “Agora, quem toma medicamentos está bem.” É o seu caso. Quem a vê não encontra sinais que denunciem a presença do HIV. Isso porque, desde a infância, Micaela faz uso dos remédios anti-Aids. Hoje, são cinco comprimidos diários, mas já chegou a tomar 14 pílulas por dia. Além dos medicamentos, de dois em dois meses passa por uma bateria de exames para saber se está com boa saúde. (...) segue

Fonte : IstoÉ Independente

Cientistas conseguem regenerar tecido muscular de ratos

BOM DIA, SALVE, SALVE O DIA DOS PAIS!!!



Pai

Pode ser que daqui a algum tempo haja tempo pra gente ser mais, muito mais, que dois grandes amigos, pai e filho talvez.

Pai, pode ser que daí você sinta qualquer coisa, entre esses vinte ou trinta, longos anos em busca de paz.

Pai, pode crer, eu tô bem, eu vou indo, tô tentando, vivendo e pedindo com loucura pra você renascer.

Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo pra falar de amor pra você.

Pai, senta aqui, o jantar ta na mesa, fale um pouco, tua voz ta tão presa, nos ensine esse jogo da vida onde a vida só paga pra ver.

Pai, me perdoe essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança, que um dia morrendo de medo nos teus braços você fez segredo, nos teus braços você foi mais eu, eu, eu!

Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no seu peito pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho no tapete da sala de estar.

Pai, você foi meu herói, meu bandido, hoje é mais, muito mais que um amigo, nem você nem ninguém ta sozinho, você faz parte desse caminho que hoje eu sigo em paz, pai, paz.

Pode ser que daqui a algum tempo haja tempo pra gente ser mais, muito mais, que dois grandes amigos, pai e filho talvez.

Pai, pode ser que daí você sinta qualquer coisa, entre esses vinte ou trinta, longos anos em busca de paz.

Pai, pode crer, eu tô bem, eu vou indo, tô tentando, vivendo e pedindo com loucura pra você renascer.

Pai, eu não faço questão de ser tudo, só não quero e não vou ficar mudo pra falar de amor pra você.

Pai, senta aqui, o jantar tá na mesa, fale um pouco, tua voz tá tão presa, nos ensine esse jogo da vida onde a vida só paga pra ver.

Pai, me perdoe essa insegurança, é que eu não sou mais aquela criança, que um dia morrendo de medo nos teus braços você fez segredo, nos teus braços você foi mais eu, eu, eu!

Pai, eu cresci e não houve outro jeito, quero só recostar no seu peito pra pedir pra você ir lá em casa e brincar de vovô com meu filho no tapete da sala de estar.

Pai, você foi meu herói, meu bandido, hoje é mais, muito mais que um amigo, nem você nem ninguém tá sozinho, você faz parte desse caminho que hoje eu sigo em paz, pai, paz.


(Autoria: Fábio Junior)