Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Brasil testa Maconha Para Tratar de Mal de Parkinson

Postado por matheus f bastos


Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, testam o canabidiol – uma das 400 substâncias encontradas na maconha – para tratar males como a doença de Parkinson, fobia social e sintomas psicóticos da esquizofrenia.

Um trabalho publicado em novembro de 2009 traz resultados promissores para controlar efeitos adversos do tratamento do Parkinson. Seis pacientes receberam cápsulas de canabidiol em associação ao remédio contra a doença durante um mês.

“Os parkinsonianos apresentaram melhora nas alterações de sono e nos sintomas psicóticos e tiveram maior redução dos tremores”, diz o psiquiatra José Alexandre Crippa, professor do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da USP e um dos pesquisadores.(...) segue

Veja o vídeo do You Tube com reportagens do Fantástico

Fonte : www.mentereggae.org

Psiquiatra Tito Paes de Barros fala de fobias

Ele trabalha no Hospital das Clínicas em São Paulo


Medidas vocais acústicas na doença de Parkinson: estudo de casos

A voz é uma das manifestações da personalidade humana, compondo a linguagem oral permitindo a dinâmica nas relações interpessoais, sendo essencial para uma comunicação efetiva. Ela é extremamente importante para que o indivíduo possa exercer as mais corriqueiras atividades de vida diária, de lazer e de trabalho, permitindo assim, a expressão de seus sentimentos e ideias .

A comunicação oral é complexa, pois é resultado da interação entre os sistemas nervoso central, respiratório, articulatório e fonatório. Sua produção se faz através do movimento coordenado do ar expiratório e da musculatura intrínseca da laringe, de modo que a produção da voz é oriunda de uma complexa e dinâmica interação entre diversos músculos do corpo.

A partir da complexidade da produção vocal, diversas circunstâncias como a senilidade e patologias como a Doença de Parkinson (DP), podem gerar desarmonia no processo de fonação e, por conseguinte, na comunicação. O processo de envelhecimento vocal ou presbifonia é único para cada indivíduo, sendo resultado da interação de fatores como as condições laríngeas, os aspectos psicológicos, a história de vida, fatores raciais e hereditários 1. Associado à complexidade do tema, estudos apontam que não há uma idade para o início desse processo, ainda que seus efeitos acentuem-se a partir dos 55 anos para o sexo feminino, em virtude da depleção hormonal no climatério e a partir dos 60 anos para homens .

Alguns autores afirmam que vários marcadores vocais da senilidade tornam-se mais evidentes após os 60 anos de idade como as alterações da frequência fundamental, tremor vocal, instabilidade na emissão, redução da tessitura vocal e da velocidade de fala, deterioração da qualidade vocal, aumento da nasalidade, decréscimo dos tempos máximos de fonação (TMF), a intensidade vocal, e da capacidade vital (CV), menor uniformidade e deslocamento dos formantes, aumento de jitter e das pausas articulatórias.

Dentre as patologias associadas à senescência, destaca-se a Doença de Parkinson (DP), cuja estimativa está em torno de 40 milhões de pessoas no mundo com diagnóstico de DP em 2020 crescente. Contudo, no Brasil, não existem estimativas oficiais.

A DP é uma doença neurológica associada à degeneração dos gânglios basais, que são responsáveis pelo início do movimento e pela manutenção dos planos motores que o antecedem . Ela é caracterizada por bradicinesia, tremor de repouso, instabilidade postural, rigidez e alterações na fala, voz e deglutição. (...) segue

Fonte : www.scielo.com.br

Copiar não é tão fácil quanto parece




Laboratórios nacionais levam anos e investem milhões para criar versão de drogas campeãs de venda que estão prestes a perder a patente

Melina Costa - O Estado de S.Paulo

Nos próximos sete anos, as patentes de 25 importantes medicamentos vão expirar no Brasil. Diante da perspectiva de entrar em um mercado de R$ 2,8 bilhões, os fabricantes nacionais de genéricos projetam taxas fantásticas de crescimento. A EMS, maior fabricante nacional, espera crescer 30% em 2010 e 2011 (contra 21% no ano passado). O Aché diz que, sozinhas, suas novas drogas serão responsáveis por uma expansão de 50% até 2013. Mas, para chegar a expectativas como essas, as empresas tiveram de enfrentar um processo longo e complexo. Copiar, no caso das farmacêuticas, não é uma tarefa exatamente fácil.

"É a primeira vez que a indústria nacional tem os medicamentos prontos para lançar no dia seguinte em que a patente vence. Significa que o trabalho começou anos antes", diz Odnir Finotti, vice-presidente da Pró Genéricos. "Entramos para o pelotão de elite da indústria mundial."(...) segue

Fonte : estadão.com.br

Diabetes é maior causa de amputações no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil são por causa do diabetes.

A perda de um braço, de uma perna, de movimento - poucas tragédias mudam tanto a vida das pessoas quanto uma mutilação. Elas lembram guerras - ou acidentes violentos. Um amputado é quase sempre vítima de um trauma assim.

Mas a maior causa de amputações no Brasil é uma doença previsível e tratável. Os números são assustadores. O alerta é da Sociedade de Diabéticos.

Na sala de fisioterapia, há um jovem engenheiro que foi vítima de um acidente de moto. Já o motorista profissional bateu com o carro. Mas eles são exceções no centro da Associação Brasileira de Reabilitação (ABBR) do Rio de Janeiro.

A maior parte das amputações no Brasil não se deve a acidentes como poderia se imaginar. O número é oficial. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das cirurgias para retirada de membros no Brasil são por causa do diabetes. Esse número poderia ser bem menor.

São 55 mil amputações por ano no Brasil de pacientes diabéticos. O trauma chega em um momento da vida em que a idade faz a mutilação ficar ainda mais difícil. A aposentada Maria Figueiredo, aos 66 anos, sonha com a possibilidade de usar uma prótese: “Não vejo a hora de poder andar em casa”. (...) segue

Fonte : Bom Dia Brasil

PRAIA E ÁGUA DE COCO: UMA DUPLA QUE COMBINA COM CAMINHADA

Praia e água de coco: Uma dupla que combina com caminhada

Tudo o que você precisa saber sobre este exercício que traz diversos benefícios a sua saúde e, o melhor, é muito prático e barato!


A caminhada, pela sua praticidade e baixo custo, tem se transformado em um dos exercícios prediletos dos brasileiros. Quem mora no litoral do país tem ainda um incentivo extra, as belas paisagens praianas. Mas, será que uma caminhada no calçadão depois do expediente já vale como uma atividade física? Confira uma entrevista com o personal trainer Rafael Mateus, que mora no Rio de Janeiro e usa lugares da cidade ao ar livre, como a praia, para treinar seus alunos.

Quais as maiores vantagens da caminhada?

A caminhada é um excelente exercício para manter as pessoas saudáveis e integradas a sociedade. É uma ótima atividade para adquirir condicionamento físico saudável. Uma das suas maiores vantagens é que, na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos, em comparação a outras atividades.(...) segue

Fonte : SuaDieta

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Hoje, Amanhã e Sempre

Se olhares para o tempo que se foi Com a convicção de ter aprendido, com a serenidade do dever cumprido, com o sorriso do amor doado, com o prazer de ter sido amado, sem mágoa pela dor sentida, sem os queixumes da partida sem o ranço da ignorância, sem vestígios de intolerância, Verás:

Que o dia de hoje é o mais ditoso, que o teu viver é maravilhoso, que o teu sonho hás de realizar, que não perdes por esperar! Não permitas que teu coração se esconda na desilusão. Não deixes que tua doçura se corrompa na amargura.

Confia naquilo que podes! Nunca te acomodes! Aceita o que não modificas! Invista no que edificas! Voa nas asas da tua liberdade! Pois não há maldade alguma Em ter bem vivido e sentir saudade!

Cleide Canton Garcia