Visualizações de página do mês passado

sábado, 8 de janeiro de 2011

O discurso do novo ministro de Ciência e Tecnologia

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloisio Mercadante, durante seu discurso de posse. (Wilson Dias/Agência Brasil)

Gostei do discurso de posse de Aloizio Mercadante, o novo ministro de Ciência e Tecnologia. Estava sendo aguardado com expectativa pela comunidade científica. Aproveito para ressaltar os pontos que achei mais relevantes (em negrito), com meus comentários (em itálico).

Partimos, é claro, da boa base erguida pelas administrações que me antecederam, em especial a do Ministro Sérgio Rezende, que deixa um importante e sólido legado de ampliação e consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação em todo o País.

De fato Sérgio Rezende foi um excelente ministro, reconhecido por todos.

Contudo, é necessário partir dessa base sólida para juntos fazermos ainda mais, muito mais. Em primeiro lugar, temos a grande prioridade de aprofundar a política de formação de recursos humanos, em todos os níveis. Tudo começa na sala de aula. Tudo começa na formação e motivação dos nossos cérebros. Stephen Jay Gould, um dos maiores biólogos e teóricos da evolução do último século, recentemente falecido, menciona uma história que vale a pena recordar. Fizeram uma sondagem nas escolas de segundo grau norte-americanas para aferir quem os adolescentes admiravam mais.

O primeiro nome da lista foi Michael Jordan. Fizeram sondagem semelhante na Coréia do Sul e lá o primeiro nome da lista foi Stephen Hawking. Nada contra os grandes nomes do esporte, da dança e da música, mas quando as nossas crianças e adolescentes começarem a admirar grandes cientistas, quando elas começarem a sonhar com a grande aventura do conhecimento, a maior aventura da humanidade, a que define o Homo Sapiens, teremos dado um passo fundamental e gigantesco em direção à nossa maturidade científica e tecnológica.(...) segue

Fonte : Veja.com - Mayana Zatz Genética

Conheça mitos e verdades do ovo

O alimento é uma ótima fonte de proteína, mas por exigir alguns cuidados, às vezes, é considerado um vilão. Veja as orientações de uma nutricionista.



BOM DIA, VIVA A VIDA INTENSAMENTE!




"A viagem é mais rápida, quando se tem boa companhia."