Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Regule suas taxas sem medicação

A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. E não por acaso: escolher bem o que você come é a chave para manter todos esses índices sob controle

Por Rita Trevisan | Fotos: Fabio Mangabeira


Os alimentos certos são capazes de controlar níveis
alterados de colesterol, triglicérides, glicemia ou mesmo
de pressão arterial


Mas é bom saber que esse personagem fictício, na vida real, é uma exceção à regra. Ou seja: a maioria das pessoas que engrossa a grande lista de pacientes em tratamento para essas doenças, no mundo todo, tem lá a sua parcela de culpa no cartório.

E, em geral, estão pagando o preço altíssimo de abusar dos alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, no dia a dia.(...) segue

Fonte : Revista VIVASAÚDE

Governos deveriam controlar nível de sal nos alimentos, diz estudo australiano

Quando empresas reduzem teor, doenças e derrames caem 1%, o que sobe para 18% com intervenção estatal

SINGAPURA - Governos de todo o mundo deveriam impor controle sobre o conteúdo de sal nos alimentos para combater doenças do coração, em vez de deixar essa incumbência aos produtores de alimentos, afirmam pesquisadores que lideraram um estudo sobre o tema na Austrália.

O estudo, publicado na última terça-feira, 2, na publicação médica britânica Heart, mostrou que, quando as empresas de alimentos controlam o teor de sal, os índices de doenças cardíacas e derrames caem cerca de 1%, mas, quando o governo impõe regras, essas taxas diminuem 18%.

A autodisciplina das pessoas para controlar a ingestão de sódio foi considerada o método menos eficaz, reduzindo doenças cardíacas e enfartes em apenas 0,5%.

Comer muito sal aumenta a pressão arterial e coloca as pessoas em risco de derrames e cardiopatias - doenças crônicas que absorvem a maioria dos recursos destinados à saúde pública.

"Se nós confiarmos nas empresas para que, voluntariamente, diminuam o teor de sal dos produtos, haveria algum benefício, mas os ganhos com reduções obrigatórias seriam 20 vezes maiores", disse Linda Cobiac, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Queensland, na Austrália.

Na Austrália, 94% dos homens e 64% das mulheres comem mais sal que o recomendado, segundo Linda, enquanto um estudo recente mostrou que 9 em cada 10 americanos ingerem muito sal.

"Quando o consumo é tão excessivo, faz sentido que o governo intervenha", afirmou a pesquisadora. "Cortar o teor de sal nos alimentos representa uma economia de custos para o governo a longo prazo", completou.

Fonte : Estadão.com.br

Infecção: a ameaça invisível

Por Ivan Alves / Fotos: Fabio Mangabeira

A maioria dos vírus e bactérias não representa perigo à saúde, mas é preciso conhecer mais sobre eles para ficar livre das complicações que a minoria pode provocar.

Infecção é uma das últimas palavras que o paciente quer ouvir de seu médico em meio a algum tratamento clínico. Tal desconforto é justificável. As consequências do quadro vão de inofensivos sintomas ao óbito do paciente.

Seres imperceptíveis a olho nu e que invadem o corpo humano sem fazer alarde são os causadores do problema. Esse grupo é composto por vírus, fungos, protozoários e bactérias, agentes que estão por todos os lados. A convivência com eles, geralmente, é pacífica e a troca de benefícios, mútua. Porém, uma pequena parcela pode ser bastante nociva à saúde humana.

“Cada ser microscópio possui um mecanismo específico para causar doenças. Da mesma forma, cada pessoa reagirá de um jeito particular ao seu ataque”, explica Luis Fernando Aranha Camargo, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Tudo nessa equação é tão variável quanto complexo: o resultado dependerá das características do invasor, do hospedeiro e da maneira como a infecção ocorre.

O simples contato com esses agentes não é suficiente para dar início a uma ação infecciosa. Ela só ocorre quando a pessoa é atacada por micro-organismos patogênicos. Felizmente, apenas uma pequena proporção pertence a esse grupo.(...) segue

Fonte : Revista VIVASAÚDE

BOM DIA, VIVA A VIDA INTENSAMENTE!!!


Silêncio impossível

O progresso marcha sempre, às vezes lento, às vezes acelerado, mas ninguém o pode deter. É um processo natural da vida, que evolui sem nunca parar. O mesmo ocorre com a verdade. Não pode ser impedida de se mostrar. Quanto mais lúcida a civilização, mais claro se apresenta o conhecimento da verdade. Expande-se e, mesmo quando sombreada pelos cúmulos dos preconceitos e dos comportamentos arbitrários, rompe o aparente impedimento e brilha com esplendor.

A verdade é única, embora, na maioria das circunstâncias, sejam conhecidas apenas algumas das suas faces. As palavras, não poucas vezes alteram-na, confundindo quem a busca, causando dificuldades e problemas em sua compreensão. Dela se utilizam todos os indivíduos conforme a estrutura mental e o interesse moral de cada um. Matam em seu nome.

Perseguem sob a sua bandeira. Deturpam-na, valendo-se de interpretações tendenciosas e preconceituosas. Todas as pessoas pretendem possuí-la e quando pensam serem capazes de detê-la, ou retê-la, eis que ela escapa e expande-se. Buscam asfixiá-la em um lugar e ela ressurge em outro. Imbatível, termina por impregnar as mentes e acolher-se nos corações. A verdade é transparente como a luz do amanhecer; é vida que nutre e pão que alimenta. Por isso é impossível o seu silêncio. Os homens, desde as mais remotas épocas temem-na, e por essa razão não costumam aceitá-la desnuda.

Iludidos, preferem recebê-la quando adornada de fantasias, de fábulas, ou de símbolos. Muitos ainda preferem ignorar a verdade, porque aceitá-la é verse na encruzilhada da decisão. Não mais se pode ser como antes, é necessário superar-se, aprimorar-se. Adiar a verdade significa prosseguir na ignorância, e continuar sofrendo.

Jesus afirmou que a verdade liberta. Liberta porque rompe algemas e dignifica, impondo, por conseqüência, responsabilidade e dever. Pedro e João conviveram com o Mestre Nazareno e dEle receberam o exemplo da verdade, expressa nas palavras e na conduta irrepreensível. Embora Pedro, vítima de sua própria fragilidade tenha negado o Cristo, mais tarde, sustentado pela verdade, reergueu-se e tornou-se seu embaixador.

João, por sua vez, sempre viveu a verdade de forma plena. Após a partida do mestre, João e Pedro, porta-vozes da Boa Nova, foram presos porque faziam o bem em Seu nome. Era mais uma tentativa dos poderosos de intimidar e sufocar a verdade. Mas para eles, Pedro e João, não mais importava perder o corpo. Eles já tinham consciência de que com a verdade ganhavam a vida.

E assim, não obstante todas as perseguições e ameaças que sofreram a partir daquele momento, mantiveram-se firmes, fiéis à verdade e ao exemplo de Jesus. A verdade expressada pelo Cristo, por meio de sua mensagem e pelo Seu exemplo de amor incondicional, persiste incorruptível apesar do tempo. A verdade não se altera com a direção dos ventos ou com os interesses humanos. Ela resiste a tudo porque procede de Deus e a Ele conduz.

Com base no livro Dias Venturosos, capítulo Silêncio Impossível, de Divaldo Pereira Franco.

Bom dia!!