Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Justiça Federal nega revalidar patentes de dois medicamentos

AGÊNCIA BRASIL

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede no Rio de Janeiro, negou revalidação de duas patentes referentes aos medicamentos de marca Aprovel, para hipertensão, e Geodon, para tratamento de esquizofrenia, cujas substâncias ativas são, respectivamente, irbesartan e ziprasidone.

A decisão é desta terça-feira (22). O procurador chefe do Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Mauro Maia, disse hoje que as duas ações darão segurança jurídica para o lançamento dos medicamentos genéricos correspondentes.

"O ambiente que estamos querendo produzir é o da segurança jurídica. Com esses êxitos no Poder Judiciário, estamos tentando conferir esse ambiente, para que tenhamos o quanto antes o lançamento desses medicamentos [genéricos]."

A expectativa é que possa haver no Brasil a melhoria do acesso da população a esses medicamentos, além do barateamento do preço para o consumidor e também para os Poder Público, que é comprador desses remédios, disse Mauro Maia.

Segundo o Inpi, o Geodon tinha prazo de validade até 2 de março de 2007, mas o fabricante defendia a prorrogação até 2 de março de 2012. No caso do Aprovel, a data de término da vigência da patente era 20 de março de 2010 e o laboratório queria ampliar até 15 de agosto de 2012.

No último dia 8, o Inpi ganhou ação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que objetiva a revalidação de patentes para os remédios de marca Sifrol, usado para doença de Parkinson, e Persantin, para combate à formação de trombos. Os medicamentos genéricos são Pramipexol e Dipiridamol.

As patentes desses dois medicamentos venciam em 2004 e 2006 e o laboratório alemão Dr. Karl Thomae queria estender os prazos de vigência até dezembro de 2010 e julho de 2012, respectivamente. Ele pretendia aplicar no Brasil a prorrogação concedida na Alemanha.

Fonte : O Documento

BOA TARDE!!!



Torne-se oceano...

Preste atenção nessa mensagem de luta:

"Mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo. olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê a sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.

Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano.

Mas tornar-se oceano. Por um lado é o desaparecimento e por outro lado é o renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem !!

Avance, lute..... e torne-se oceano