Visualizações de página do mês passado

domingo, 29 de maio de 2011

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT DO AMIGOGAMP




Apartir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA LIVRE

Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

PARA PARTICIPAR

TRABALHO VOLUNTÁRIO AJUDA PACIENTES COM PARKINSON EM MS

Edição do dia 27/05/2011

globo.com G1 Mato Grosso do SUL

 

Acadêmicos de Fisioterapia da UFMS atendem de graça pacientes. Com a fisioterapia o paciente mantém a qualidade de vida.


Ainda é um desafio a cura de duas doenças que atingem um número cada vez maior de pessoas: Parkinson e Alzheimer. Mas hoje, tratamentos minimizam os sintomas. Em Mato Grosso do Sul, um trabalho voluntário que começou há um mês está ajudando muitos pacientes.

Dar poucos passos com o corpo em equilíbrio é um desafio para um homem de 65 anos, que há seis meses começou a perder o controle dos movimentos e do raciocínio, eram sintomas de que ele estava com a doença de Parkinson. “Começou a tremer o braço e o raciocínio ficou lento”, afirma o idoso.

A doença neurológica causa tremores, rigidez muscular e afeta os movimentos. Em geral, aparece já na terceira idade, quando é difícil buscar forças para recomeçar, mas o idoso batalha todo os dias para uma vida nova. “Eu quero morrer pela idade e não doente, quero lutar por isso”, completo o paciente.

Na sala de atendimento, pacientes com Parkinson e Alzheimer, outra doença neurológica comum entre idosos e que prejudica a memória. Com o tratamento eles começam a recuperação. Os exercícios são orientados por acadêmicos de Fisioterapia, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para muitos, é a primeira experiência de trabalho. “Eles vêm aqui para aprender mais a gente também aprende com eles, é uma troca”, afirma a estudante Janainy Fernandes.

A fisioterapia trabalha força, coordenação e equilíbrio que são associadas à exercícios de raciocínio, assim os pacientes que fazem o tratamento trabalham ao mesmo tempo corpo e mente, para minimizar os efeitos da doença.

O coordenador do projeto Gustavo Christofoletti, comenta a importância da fisioterapia no tratamento. “Com a fisioterapia a pessoa mantém uma qualidade de vida muito grande e o declínio natural da doença, ocorre mais tardiamente.”

Uma paciente de 79 anos que descobriu que tinha Alzheimar há dois anos, cumpre à risca os exercícios, cuidando do corpo a aposentada está também tratando a mente. “A gente se diverte também, não fica sozinha”, afirma a paciente.

O projeto que começou a um mês é de graça e ainda pode receber o dobro de pacientes, uma alternativa para quem precisa de ajuda e não sabe onde buscar.

Serviço
Para participar do projeto basta levar o laudo médico com diagnóstico de Parkinson ou Alzheimer. As aulas são nas quartas e sextas-feiras.

O telefone para contato é o (67) 3345-7826 ou 3345-7837.

APPP NO OLHO CLINICO, UM VÍDEO ESCLARECEDOR SOBRE A DOENÇA DE PARKINSON, O TRABALHO HERÓICO DA ASSOCIAÇÃO, PARABÉNS CURITIBA, DIRETORES, ASSOCIADOS E VOLUNTÁRIOS DA APPP


BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!

01.gif

"As pessoas mais felizes não são as que têm o melhor de tudo.Mas simplesmente as que fazem o melhor de tudo que têm"

PELA SUA LUTA CONTRA PARKINSON...


 Michael J. Fox recebeu a condecoração máxima do governo canadiano

28.05.2011 -  Por PÚBLICO

O actor canadiano, que há muito tempo se retirou das luzes da ribalta, recebeu na sexta-feira a Ordem do Canadá, a condecoração máxima do país, em reconhecimento pela sua luta contra a doença de Parkinson.

Michael J. Fox, de 49 anos, protagonista de filmes como “O Regresso ao Futuro”, anunciou que sofria de Parkinson no início da década de 90 e desde então abandonou a representação, fazendo apenas pequenas colaborações. Na altura, o actor explicou que a doença não o deixava concentrar-se nem responder da forma ideal aos papeis que tinha de representar na televisão e no cinema e por isso a opção certa era abandonar essa carreira.

No entanto, o actor aproveitou o facto de ser uma cara conhecida de Hollywood para lutar contra a doença e angariar dinheiro para a investigação na área, através da sua fundação, a Fundação Michael J. Fox

À CTV TV, o actor mostrou-se muito surpreendido e honrado com esta distinção, recordando que nos últimos dez anos a sua fundação conseguiu arrecadar 225 milhões de dólares (cerca de 157 milhões de euros).

Michael J. Fox que nasceu e viveu no Canadá até se mudara para os Estados Unidos para prosseguir com a sua carreira artística, também participou na série cómica “Quem sai aos Seus”, exibida na televisão portuguesa, e pela qual ganhou um Globo de Ouro e três Emmys.

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que se caracteriza por tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Leia mais [UOL]

Michael J. Fox posa para foto com o chefe de Estado titular do Canadá, David Johnston.

Michael J. Fox interpreta advogado em que sofre de doença neurológica em "The Good Wife".