Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bem Estar - 'O melhor brinquedo é ter alguém disponível a brincar', diz educadora

Bem Estar - 'O melhor brinquedo é ter alguém disponível a brincar', diz educadora

4 hábitos modernos que prejudicam a saúde - Vida saudável - Saúde - MdeMulher - Editora Abril

4 hábitos modernos que prejudicam a saúde - Vida saudável - Saúde - MdeMulher - Editora Abril

Evitar frio ou bebidas geladas ajuda a prevenir gripe? | Corpo Saudável

Evitar frio ou bebidas geladas ajuda a prevenir gripe? | Corpo Saudável

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Envelhecimento terá 'cura' daqui a 25 anos, diz cientista - 04/07/2011

Folha.com - Equilíbrio e Saúde - Envelhecimento terá 'cura' daqui a 25 anos, diz cientista - 04/07/2011

8 vegetais por dia é tudo de que você precisa - A receita ajuda a viver mais e melhor, mantendo um peso saudável e afastando os riscos de sofrer com colesterol alto, hipertensão e doenças do coração

8 vegetais por dia é tudo de que você precisa - A receita ajuda a viver mais e melhor, mantendo um peso saudável e afastando os riscos de sofrer com colesterol alto, hipertensão e doenças do coração

Enigmas do Corpo: os efeitos da pressão alta | E aí, Doutor? | R7.com

Enigmas do Corpo: os efeitos da pressão alta | E aí, Doutor? | R7.com

Comer frutas pode reduzir risco de doença de Parkinson, diz estudo


Bagas e alimentos como laranjas e maças são fontes ricas em flavonoides. Pesquisa foi feita com quase 130 mil pessoas, durante 20 anos.

Bagas como o mirtilo ('blueberry' em inglês) podem ajudar na prevenção à doença (Foto: Arquivo)

Uma pesquisa divulgada pela Academia de Neurologia norte-americana mostra que o consumo de bagas (conhecidas como "berries" em inglês) e frutas como laranjas e maças pode diminuir as chances de uma pessoa desenvolver a doença de Parkinson.


A pesquisa, financiada pelos Institutos de Saúde norte-americanos (NIH, na sigla em inglês), contou com quase 130 mil voluntários, que foram acompanhados durante pelo menos 20 anos.
Os cientistas usaram dados de questionários respondidos pelos participantes sobre o consumo de flavonoides, substâncias presentes nas frutas e indicadas na prevenção do câncer e de doenças cardiovasculares.


Os resultados finais do estudo será apresentado durante o encontro anual da academia, em Honolulu, no Havaí, entre 9 e 16 de abril. Durante o extenso tempo de pesquisa, 805 pessoas desenvolveram a doença, que causa rigidez e tremores involuntários nos portadores.
Segundo os pesquisadores, este é o primeiro estudo a relacionar o consumo de alimentos com flavonoides com a doença de Parkinson. Os flavonoides atuam como antioxidantes e também podem ser encontrados em chocolates e em frutas cítricas como a toronga.


Fonte : O Progresso

Florais de Bach no alivio da depressão

Os florais de Bach ajudam a gerenciar as demandas emocionais da vida quotidiana.
Os Remédios Florais de Bach funcionam, estimulando a capacidade do próprio corpo para se curar a si mesmo, equilibrando sentimentos negativos, ajudando-o a assumir o controlo, a sentir-se bem com si mesmo e a aproveitar mais a vida.


Florais de Bach são puras essências de plantas, que são usadas ​​para tratar problemas emocionais que se pensa serem a causa subjacente da doença. Estes remédios foram desenvolvidos no final de 1920 e 1930 pelo médico Inglês Dr. Edward Bach, que estava comprometido à crença de que existem curas naturais, de plantas, para cada doença. Bach acreditava que as emoções como o medo, a depressão, a raiva e a preocupação baixam a resistência do organismo à doença.


O Dr. Bach fez experiências com as essências de flores silvestres que encontrou no interior Inglês e de Galês, e identificou 38 flores que pareciam ter qualidades curativas. Talvez, o Floral de Bach mais conhecido é o “Rescue Remedy”, uma combinação de cinco flores que se recomenda em tempos de crise para aliviar o choque e o trauma causados por lesões ou doenças físicas ou emocionais.
Como funciona? (...) segue



Fonte : Qualidade de Vida 

VIVA BEM COM PARKINSON!!!


A superação da dor


Novas informações sobre os mecanismos que nos levam a sentir dor ajudam na criação de alternativas para aliviar os pacientes


Rachel Costa


Um dos instrumentos mais importantes de defesa do organismo. Assim pode ser resumida a dor. Se quebrarmos o braço, sentimos dor, e assim sabemos que não devemos usá-lo para não piorar a fratura. Se encostarmos em uma superfície quente, a variação de temperatura nos faz tirar a mão, evitando que o calor destrua a derme. Se há infecção em algum órgão, cólicas intensas avisam que algo errado acontece. Sem a dor, seria impossível manter a integridade de nosso corpo. 


Em alguns casos, porém, esse orquestrado sistema de defesa sai do eixo. Em vez de proteger, vira uma ameaça. Por mecanismos complexos, a dor, que deveria ser apenas um alerta, torna-se perene, constante. Transforma-se na chamada dor crônica – aquela que persiste por mais de três meses ou por um período superior ao calculado para a recuperação do paciente. Além de desafiador, o problema tem grande extensão.


 A Organização Mundial da Saúde calcula que, no mundo, a cada cinco pessoas, uma sofra com a dor permanente. (...) segue


Fonte : Isto É - Medicina&Bem-Estar

Parkinson, Carne Vermelha e Vitamina B2

Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição

A doença de Parkinson, também conhecida como paralisia agitante, é caracterizada por rigidez de grande, senão da maior parte da musculatura do corpo, um tremor involuntário contínuo das áreas envolvidas mesmo quando a pessoa está em repouso e sempre com freqüência fixa de 3 a 6 ciclos por segundo e uma séria incapacidade de iniciar movimentos, chamada de acinesia.

A acinesia que ocorre na doença de parkinson é frequentemente muito mais perturbadora para o paciente do que os sintomas da rigidez muscular e do tremor, pois para executar até mesmo o mais simples movimento no parkinsonismo grave a pessoa tem que exercer o mais alto grau de esforço mental, ou mesmo de angústia mental, para fazer com que o movimento ocorra.

As causas destes efeitos motores anormais são quase inteiramente desconhecidas. Hoje, sabe-se que a doença é causada pela deficiência dos neurônios que produzem a dopamina, neurotransmissor responsável pela comunicação entre várias partes do cérebro. Sem a substância, o cérebro não consegue comandar a musculatura e há tremor, rigidez e dificuldade de movimentos. A evolução do conhecimento sobre o cérebro na última década permite prever boas perspectivas para as doenças que afetam o órgão. As chances de se obter a cura do mal de Parkinson, por exemplo, são grandes. Substituir as células nervosas danificadas por meio de implante de células embrionárias novas é, portanto, uma técnica promissora.

Outras manifestações não-motoras também podem ocorrer com os portadores, como por exemplo, o comprometimento de memória, a depressão e as alterações do sono. As informações encontradas na literatura médica indicam que o consumo de gordura animal é um dos fatores de risco para a doença. No entanto, para o neurocirurgião e chefe do Centro de Tratamento dos Movimentos Involuntários do Hospital 9 de Julho (Cetrami), Cláudio
Fernandes Corrêa, essa informação é questionável, pois não há nenhum estudo que comprove o malefício do consumo de gordura animal, assim como sua participação no desenvolvimento da doença de Parkinson. Os trabalhos publicados mostram que a ingestão de carne está ligada diretamente à produção de neurotoxinas.

Associando as informações referentes aos efeitos nocivos da carne vermelha e à falta de vitamina B2 causada pela má absorção do organismo, foi feito um estudo, pelo Departamento de Neurologia Experimental da Unifesp, que revelou benefícios para um grupo de 31 pessoas portadoras da doença de Parkinson, incluindo vitamina B2 e retirando carne vermelha de suas dietas.
Essas duas pequenas alterações na dieta estão resultando em não apenas a estagnação da doença como também sua regressão.

No laboratório do Centro de Estudos do Envelhecimento da disciplina de Geriatria da Unifesp, ele verificou que os níveis de vitamina B2 nos portadores de Parkinson apresentaram-se abaixo da normalidade. Ao analisar a dieta dos pacientes verificou-se a ingestão de uma quantidade insuficiente dessa vitamina, encontrada principalmente no leite, além do alto consumo de carne vermelha.

Segundo Coimbra, já é do conhecimento médico que a carne vermelha produz uma substância chamada hemina, extremamente tóxica para as células do organismo, originando a produção de radicais livres. “Para serem eliminados, esses radicais livres precisam de uma substância chamada glutationa que, após utilizada, só pode ser recuperada com vitamina B2”, diz Coimbra. “A falta da glutationa é a primeira alteração neuroquímica presente nas células cerebrais que estão degenerando com a doença de Parkinson.” Outro fator que resultaria na falta de vitamina B2 no organismo desses pacientes pode ser decorrente de um problema que atinge 15% da população: o mau funcionamento de uma enzima chamada flavoquinase, responsável pela absorção da vitamina.
A suplementação de vitamina B2 superou as expectativas: a doença não só parou de progredir como começou a regredir. No entanto, 60% das células da região afetada pela doença já foram perdidas quando surgem os primeiros sintomas.

Em três meses de tratamento e dieta, os pacientes, sendo que a maioria destes fazem tratamento no Hospital do Servidor Público Municipal, verificou-se uma recuperação média motora que aumentou de 44% para 70%. Segundo Coimbra, “Os melhores resultados são encontrados nos pacientes que estão nas fases iniciais da doença. Entretanto, existem casos de pessoas que se tratam há muito tempo e que tiveram uma melhora na função motora de 15% para 90% após a intervenção”. Os dados preliminares da pesquisa foram apresentados no 6º Congresso Internacional sobre doença de Alzheimer e Parkinson, realizado em Sevilha, Espanha, no começo de maio.

Esta descoberta é um impulso no tratamento desta doença tão pouco conhecida pela ciência, e demonstra com resultados positivos a importância essencial da alimentação tanto na prevenção como também no tratamento de muitas doenças, dentre estas, no auxílio da melhora na qualidade de vida dos portadores do mal de Parkinson.

Elaborado pela Equipe RGNutri

Referências bibliográficas:

Guyton AC, Hall JE. Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6 ed. Koogan: São Paulo, 1998.
http://www.unifesp.br/
Fonte: http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/pcvv.php

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!




Se olhares para o tempo que se foi Com a convicção de ter aprendido, com a serenidade do dever cumprido, com o sorriso do amor doado, com o prazer de ter sido amado, sem mágoa pela dor sentida, sem os queixumes da partida sem o ranço da ignorância, sem vestígios de intolerância, Verás:


Que o dia de hoje é o mais ditoso, que o teu viver é maravilhoso, que o teu sonho hás de realizar, que não perdes por esperar! Não permitas que teu coração se esconda na desilusão. Não deixes que tua doçura se corrompa na amargura.


Confia naquilo que podes! Nunca te acomodes! Aceita o que não modificas! Invista no que edificas! Voa nas asas da tua liberdade! Pois não há maldade alguma Em ter bem vivido e sentir saudade!


Cleide Canton Garcia