Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

De volta ao passado

Grupos do Rio de Janeiro e de Ribeirão Preto reprogramam células humanas adultas e as fazem se comportar como células-tronco embrionárias
Pesquisa FAPESP -
© UFRJ
Linhagem de célula-tronco com pluripotência induzida: Brasil é o quinto país a dominar a técnica

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) conseguiram reprogramar células adultas humanas (e de camundongos) e as fizeram se comportar como se fossem células-tronco embrionárias, revelou no sábado (24/01) reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. É a primeira vez que um grupo de pesquisa nacional produz as chamadas células-tronco pluripotentes induzidas (iPS, na sigla em inglês), em tese capazes, como as células-tronco embrionárias, de gerar qualquer tipo de célula e de tecido de um organismo. Na terça-feira (27), um grupo do Centro de Terapia Celular (CTC) do Hemocentro de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), anunciou que também havia obtido células-tronco pluripotentes induzidas a partir de fibroblastos humanos, um tipo de célula da pele. O CTC é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP. O Brasil é o quinto país a dominar a técnica de produzir iPS, ao lado dos Estados Unidos, China, Alemanha e Japão.

Fonte : Pesquisa Fapesp Online

Cortar calorias pode melhorar memória, diz estudo

Voluntários idosos mostraram melhor memória após corte de 30% nas calorias.

Uma pesquisa realizada na Alemanha indica que cortar em 30% a ingestão de calorias pode melhorar a memória.

Na pesquisa, voluntários, que tinham em média 60 anos de idade, foram divididos em três grupos. O primeiro seguiu uma dieta normal; o segundo teve um regime semelhante, mas com mais ácidos graxos insaturados (encontrados no azeite de oliva e nos peixes, por exemplo); e o terceiro adotou a dieta com 30% menos calorias.

Fonte : G1 - Ciência e Saúde