Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reposição hormonal pode prevenir doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

A terapia hormonal, indicada para tratar os sintomas da menopausa (como as ondas de calor), reduz em 30% o risco desse tipo de demência, segundo uma pesquisa publicada na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

O benefício, porém, só foi observado nessa janela de cinco anos após a menopausa. Segundo César Fernandes, presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), a terapia hormonal já mostrou um efeito protector semelhante, nesse mesmo período, para a osteoporose.

«Esta é uma janela de fragilidade, por causa da deficiência hormonal nesse momento, mas também de oportunidade de agir», afirma.
De acordo com Sonia Brucki, coordenadora do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia, já se sabe que o estrógenio tem um efeito protector no sistema vascular e, em estudos in vitro, a hormona aumentou a função neural.
Curiosamente, o risco de Alzheimer aumentou entre as mulheres que começaram a fazer a reposição de estrogénio e progesterona mais tarde, após os 65 anos.

Leia mais acessando o link abaixo:


Fonte: Reposição hormonal pode prevenir doença de Alzheimer | Saúde | Diário Digital

42 ganhadores do Nobel alertam para corte de gasto na ciência - Radar Econômico - Estadao.com.br

Um grupo de 42 cientistas ganhadores do Prêmio Nobel publicou em 33 jornais,  entre eles o espanhol El País, uma carta intitulada “Ciência para a prosperidade da União Europeia”, alertando para o risco que a região correrá se resolver cortar gastos nessa área.

“A pergunta que queremos fazer aos senhores, chefes de Estado e de governo reunidos em Bruxelas nos dias 22 e 23 de novembro para discutir o Orçamento da União Europeia para o período 2014 – 2020, é simples: qual será o papel da ciência no futuro da Europa?”, diz a carta.
“A Europa está na vanguarda da ciência em muitas áreas”, segue o documento. “A transformação desse conhecimento em inovação de produtos, serviços e indústria é a única forma de dotar a Europa de uma vantagem competitiva no panorama mundial em transformação e assegurar em longo prazo a prosperidade futura da região.”

Leia mais acessando o link abaixo:
 
Fonte : 42 ganhadores do Nobel alertam para corte de gasto na ciência - Radar Econômico - Estadao.com.br

Dieta com altos níveis de carboidrato pode causar Alzheimer

Um estudo da respeitada Clínica Mayo (EUA) indica que idosos que mantém uma dieta rica em carboidratos são quatro vezes mais propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve (TCL), um precursor para a doença de Alzheimer. Dietas ricas em açúcar também aumentam o risco.

Por outro lado, dietas ricas em proteínas e gorduras boas parecem oferecer alguma proteção aos mais velhos: os idosos que
consumiam bastante dessas classes de alimento eram menos propensos a sofrer declínio cognitivo.

No Brasil, estima-se que haja 1 milhão e 200 mil pessoas com Alzheimer. Outras pesquisas estimam que 6% dos 15 milhões de idosos brasileiros sofram com a doença.
Enquanto nem todos com comprometimento ou transtorno cognitivo leve desenvolvem Alzheimer, muitos acabam, de fato, com a doença. Pesquisas anteriores sugeriram que 10 a 15% das pessoas com TCL desenvolvem demência todos os anos.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Dieta com altos níveis de carboidrato pode causar Alzheimer

BOM DIA!TENHA UM EXCELENTE DIA!!!


Perfil do Otimista
Quando as andorinhas, bailarinas ligeiras dançam no ar, coloridas pelos últimos raios do sol poente, o suave calor da primavera anuncia a chegada alegre das flores e da renovação da vida.
Arrebentam-se as fendas dos velhos muros e morros cansados, deixando que os vegetais surjam em variado verdor, e os campos largos se exibam cromatizados, em festa inigualável.

As mãos mágicas do celeste pintor saem derramando tintas e perfumes embriagadores em todo lugar, confirmando seu inefável amor pelas suas criaturas. Os córregos cantam com as águas apressadas e as cachoeiras arrebentam cristais,  nas pedras resignadas,  que os recebem felizes.

Há uma revolução geral  e os dias frios partem deixando as lembranças tristes sepultadas sem saudades.
Revoadas de aves alegres, incessantemente bordam os céus com imagens sucessivas de beleza incomum. A primavera é o otimismo da natureza cantando o poema da extasia de Deus.
Enquanto se repita, a aliança de amor permanece entre o homem descuidado e seu pai zeloso sustentando a esperança. Apesar disso, muitas criaturas desanimadas deixam de fitar a claridade do dia primaveril, mergulhadas na noite das suas paixões.
Preferem olhar o chão, onde permanece o lodo, a contemplar o alto, onde fulguram as estrelas. Por isso, tornam-se torpes, amarguradas, perturbadoras. A vida humana, qual ocorre com a natureza, passa por quadras variadas que se sucedem em ordem de grandeza,servindo uma de base à outra, indispensáveis à harmonia de conjunto.

A noite que convida ao repouso, enseja a reflexão para o dia que propicia a ação. O inverno, que parece destruidor, também enseja a preservação da energia, que estrugirá em vida na primavera.
A criatura humana é o mais grandioso  investimento de Deus na terra. E ser otimista quanto ao futuro, mesmo que haja dificuldades no presente, é o mínimo que lhe cabe, como afirmação da sua realidade e gratidão ao seu genitor.
Quem pretende conservar tristeza no coração, encontrará
sempre motivos falsos para sustentá-la, acalentando a queixa,  cultivando a desdita, e nutrindo-se da insatisfação.

O otimismo é gerador de adrenalina emocional,  que estimula o  sangue, impulsionando ao avanço, a alegria orientadora da ação.
Cultivando-o nos sentimentos, adquire-se visão para penetrar no lado oculto ou sombrio das ocorrências  e entusiasmo para não desfalecer ante os primeiros insucessos da marcha, prelúdio das vitórias futuras.
Quem não possui capacidade para sustentar com valorosos  embates malogrados, não tem condições para viveras  grandes e decisórias batalhas.

Nos céus dos que amam e confiam em Deus com otimismo  sempre haverá andorinhas bailando, em prenúncio de gloriosas primaveras. O homem deve impor-se a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas e arejar os caminhos
pestilências de pessimismo mediante o aroma da esperança.