Visualizações de página do mês passado

sábado, 27 de março de 2010

Remédio que 'cura' câncer ainda está longe das farmácias, diz pesquisadora

Cientistas descobriram como desativar gene que reproduz células tumorais.
Mas ainda há longo caminho para transformar achado em remédio.

Iberê Thenório Do G1, em São Paulo

Na última semana, cientistas da Harvard Medical School, nos EUA, mostraram ao mundo que encontraram o caminho para envelhecer e matar células do câncer apenas com a desativação de um gene – sem o uso de remédios fortes, como quimioterápicos, evitando efeitos colaterais já tão conhecidos no tratamento de tumores.

A pesquisa, feita em camundongos e em estágio inicial em humanos, trouxe ansiedade para a uma possível cura do câncer, mas especialistas explicam que não é tão simples fazer uma descoberta se transformar em remédios.

Foto: Instituto Nacional do Câncer dos EUA

Imagem mostra como ocorre o processo da metástase, quando as células cancerígenas se reproduzem e se espalham pelo corpo, formando novos tumores. Com a desativação de um gene específico, cientistas conseguiram barrar a duplicação das células, impedindo a metástase e o agravamento da doença. (Foto: Instituto Nacional do Câncer dos EUA)

“É um processo de longo prazo. É bem provável que demore anos”, conta a bióloga brasileira Luciana Andrade, que pesquisa células cancerígenas em seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em San Diego, nos EUA.

Segundo Andrade, a descoberta de Harvard é importante, pois os cientistas conseguiram descobrir um “ponto fraco” das células cancerígenas, e agora abrem caminho para possíveis remédios que agem exclusivamente contra os tumores, praticamente sem efeitos colaterais.

A bióloga adverte, contudo, que os testes foram feitos em animais, e apenas para o câncer de próstata. Em outros tipos de câncer, o efeito da desativação do gene Skp2, como foi feito em Harvard, poderia ter outro efeito. “Cada órgão do corpo humano pode originar um tumor diferente”, conta a pesquisadora.(...) segue

Fonte : G1 - ciência e saúde/cancer

BOM DIA E UM FELIZ SABADO!!!


"Se nós pudéssemos colocar uma legenda na frente de cada conjunto residencial,de cada cidade,de cada aldeia ,de cada metrópole,de cada grande capital do progresso humano,se nós pudéssemos e tivéssemos bastante autoridade para isso,escolheriamos aquela frase de nosso
SENHOR JESUS GRISTO

Quando ele nós disse:
AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI."