Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Super medicamentos com pureza enantiomérica: o que é isso?

Afinal, o que são medicamentos com pureza enantiomérica?
Em nossas aulas de Química Orgânica aprendemos que certas moléculas possuem isomeria óptica, isto é, os mesmos átomos podem ser ligados, porém com diferenças na orientação espacial, de tal forma que uma molécula é a imagem no espelho da outra, por isso são denominados enantiômeros ou antípodas ópticos.
Podemos fazer uma analogia com nossas mãos. A duas são praticamente idênticas, porém diferem na orientação espacial: são também imagens, em um espelho, uma da outra, por isso esse fenômeno molecular é também denominado quiralidade, usando o radical grego “quiro” que numa tradução livre significa “mão”.
A natureza é cheia de moléculas com essa característica. Um exemplo são os aminoácidos, tal como a alanina, que, embora possam ocorrer em dois ou mais isômeros, apenas um deles é utilizado pela natureza na constituição dos seres vivos.(...) segue

Fonte : Super medicamentos com pureza enantiomérica: o que é isso?

Quantos megabytes o cérebro humano consegue processar? - vida - versaoimpressa - Estadão

Medicamento único poderia tratar várias doenças cerebrais - vida - saude - Estadão

Pesquisadores britânicos já estudam a possibilidade de usar um mesmo medicamento para combater uma série de doenças que afetam o cérebro, como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson. Em um estudo publicado na revista Nature, eles afirmam ter cessado a degeneração cerebral de ratos de laboratório e dizem que o mesmo procedimento pode ser aplicável a humanos.
Várias doenças degenerativas resultam da composição de proteínas mal formadas. Os pesquisadores da Universidade de Leicester o que causava a má formação nos ratos e como ela matava as células cerebrais. Eles mostraram que conforme os níveis de proteínas defeituosas se elevam, as células tentam cessar a produção de todo tipo de novas proteínas.(...) segue

Fonte : Medicamento único poderia tratar várias doenças cerebrais - vida - saude - Estadão

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!




É assim que funciona  

Cada dia é uma página em branco no diário da sua vida. A caneta está em suas mãos, mas as linhas não serão todas escritas da forma como você escolher.

Algumas virão do mundo e das circunstâncias que o envolvem. Mas, muitas coisas estão no seu controle e, sobre isso, há algo especial que você precisa saber. Escreva o diário e preencha as páginas com palavras vindas do seu coração. Siga seus sonhos. Trabalhe com empenho. Seja bom.

É tudo que alguém pode pedir. Divirta-se. Encontre força. Seja verdadeiro. Tenha fé. Não se concentre, nem perca tempo, com as coisas que você não tem. Dedique um espaço especial aos amigos. Perceba que as pessoas são um tesouro na vida.

Descreva, no seu diário, o que você faz de melhor. Logo você vai descobrir como a vida é bela. E, nem sempre, a gente percebe isso.