Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Saiba como amenizar os sintomas do Parkinson por meio da Neurosestimulação | Segs.com.br-Portal Nacional|Clipp Noticias para Seguros|Saude

Recentemente, diversos portais de notícias sobre celebridades publicaram que a atriz Eva Todor, de 94 anos, está afastada das novelas desde 2012 porque sofre com mal de Parkinson.
Mas, ela não é a única celebridade que declarou ter a doença o ator Paulo José, de 76 anos, é mais um que foi diagnosticado com essa doença crônica, bem como a atriz americana Helen Mirren, de 69 anos.

O mal de Parkinson é uma doença do cérebro que causa tremores nos membros inferiores e superiores, quando estão em repouso e no momento de erguê-los. Além disso, ele também agrava em dificuldades para locomoção e coordenação por causa da perda da estabilidade do equilíbrio.

Além dos sintomas de tremores nas mãos, a doença costuma apresentar-se com músculos rígidos, movimentos lentos e alteração do equilíbrio. “Os tremores podem afetar um dos lados do corpo, mas com a sua evolução pode atingir o outro lado também”, afirma o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.

A doença inicia com tremores de maneira assimétrica, grosseira, com alta amplitude e frequência baixa, como se o paciente estivesse “contando moedas” com as mãos. “Diante disso, acaba comprometendo a forma de andar, altera a expressão facial, o paciente fica mais suscetível a quedas e o sono pode ficar comprometido também”, descreve o especialista.

De acordo com Melo, a doença ocorre em decorrência de um processo neurodegenerativo, no qual as células nervosas do cérebro, responsáveis pela produção de uma substância denominada dopamina são obstruídas lentamente. “Sem esse neurotransmissor, o circuito de neurônios responsáveis pelos movimentos perdem a sua integridade, levando à perda da função muscular”, informa.

COMO AMENIZAR OS SINTOMAS?