Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Bem Estar - Técnica brasileira de cirurgia para Parkinson ganha prêmio na Europa

Uma equipe brasileira desenvolveu uma nova técnica de cirurgia para implantação de eletrodos no cérebro de pacientes com Parkinson. A novidade, que diminuiu o tempo de cirurgia em até 40% e aumentou a segurança e a precisão do procedimento, recebeu um prêmio no Congresso Bi-anual da Sociedade Europeia de Neurocirurgia Estereotáxica e Funcional (ESSFN, na sigla em inglês), em setembro.
Trata-se de um projeto conjunto entre o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) liderado pelo neurocirurgião Erich Fonoff. O que sua equipe fez foi aperfeiçoar o método de implantação de eletrodos no cérebro, procedimento necessário para a terapia de estimulação cerebral profunda (ou DBS, na sigla em inglês).

13 DE OUTUBRO DIA DO FISIOTERAPEUTA!

É TODA A COMUNIDADE PARKINSONIANA DO BRASIL DEVE MUITO A ESSES ABNEGADOS PROFISSIONAIS  SUA  DEDICAÇÃO ENOBRECEM A PROFISSÃO.
O GRUPO QUE TRABALHA NA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON MERECE NOSSOS APLAUSOS E  NOSSOS ETERNOS AGRADECIMENTOS. 

Evite exercícios durante gripes, infecções virais e problemas musculares | Minha Vida

Embora o inverno tenha chegado ao fim, as grandes variações de temperatura e aquela chuva que nos pega desprevenidos no fim do dia podem deixá-lo gripado, resfriado, com faringite, sinusite, ou seja, infecção de vias aéreas superiores
Você acorda disposto a manter seu ritmo ditado pela busca do verão "sarado" mas sente uma moleza, nariz entupido que dificulta a respiração, mãos e pés frios e testa quente. O dia nublado com alternância de garoa e chuva um pouco maisintensa. O que fazer? Voltar para a cama ou calçar o tênis? 
Mas você é um cara de sorte. A primavera chegou sem aquela gripe anual de inverno. E você está pronto para a conquista da "barriguinha sarada" para o verão. Mas, a passagem pelo banheiro, com cólica, náuseas, com ou sem vômitos, sensação de febre e aquela diarreia, trazem a lembrança do bar na esquina do trabalho, uma água bebida naquele bebedouro duvidoso... E a mesma dúvida vem à mente: calçar o tênis ou voltar para a cama - perto do banheiro, naturalmente ! 
Ou ainda, você consome água de procedência conhecida, traz comida de casa, tomou vacina para gripe, mas, é sexta feira, tem aquela festa da empresa e, lembrando os bons tempos de "pé de valsa", você dançou com um gingado daqueles bons tempos, mas com as articulações dos novos tempos. Resultado: os joelhos incharam, o tornozelo ficou quente e vermelho e o tendão de Aquiles doendo a ponto de não conseguir encostar o calcanhar no chão. 

BOM DIA AMIGOS E AMIGOS DO BLOG - CONFÚCIO E OS PROFESSORES!!!

Confúcio e os professores
Pouco se conhece a respeito da vida do filósofo chinês Confúcio; acredita-se que viveu entre 551-479 a.C. Algumas de suas obras são atribuídas a ele, outras foram compiladas por seus discípulos.
Em um destes textos, “Conversas Familiares”, existe um interessante diálogo a respeito do aprendizado:
Confúcio sentou-se para descansar, e logo os alunos começaram a fazer perguntas. Naquele dia, o Mestre estava bem disposto, e resolveu responder.
- O Sr. consegue explicar tudo o que sente. Por que não vai até o imperador e fala com ele?
- O imperador também faz belos discursos - disse Confúcio. – E belos discursos são apenas uma questão de técnica; eles não trazem em si a Virtude.
- Então envie o seu livro 
Poemas.
- Os trezentos poemas ali escritos podem ser resumidos numa só frase: pense corretamente.
Este é o segredo.
- O que é pensar corretamente?
- É saber usar a mente e o coração, a disciplina e a emoção. Quando se deseja uma coisa, a vida nos guiará até lá, mas por caminhos que não esperamos. Muitas vezes, nos deixamos confundir, porque estes caminhos nos surpreendem e então achamos que estamos indo na direção errada. Por isso eu disse: deixe-se levar pela emoção, mas tenha a disciplina de seguir adiante.
- O Sr. faz isso?
- Aos quinze anos, comecei a aprender. Aos trinta, passei a ter certeza do que desejava. Aos quarenta, as dúvidas voltaram. Aos cinqüenta anos, descobri que o Céu tem um projeto para mim e para cada homem sobre a face da Terra. Aos sessenta, compreendi este projeto e encontrei a tranqüilidade para segui-lo.
Agora, aos setenta anos, posso escutar meu coração, sem que ele me faça sair do caminho. 
- Então, o que o faz diferente dos outros homens que também aceitam a vontade do Céu?
- Eu procuro dividi-la com vocês. E quem consegue discutir uma verdade antiga com uma geração nova, deve usar sua capacidade ensinar. Esta é a minha única qualidade: ser um bom professor.
- O que é um bom professor?
- O que examina tudo o que ensina. As idéias antigas não podem escravizar o homem, porque elas se adaptam, e ganham novas formas. Então, tomemos a riqueza filosófica do passado, sem esquecer os desafios que o mundo presente nos propõe.
- O que é um bom aluno?
- Aquele que escuta o que eu digo, mas adapta meus ensinamentos à sua vida, e nunca os segue ao pé da letra. Aquele que não procura um emprego, mas um trabalho que o dignifica. Aquele que não busca ser notado, e sim fazer algo notável.