Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 16 de março de 2011

AMANHÃ QUINTA-FEIRA DIA DE CHAT DA APPP


A partir das 20:00 hs

CHAT DA APPP


ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA LIVRE

Magno e demais amigos (as)


ESPERAM POR VOCÊ


Para participar


Clic Aqui

Tratamento de Parkinson e Alzheimer pode estar mais perto

Estudo publicado na “Nature”

As doenças neurodegenerativas, como a doença de Parkinson e de Alzheimer, são parcialmente atribuídas à inflamação cerebral. Uma equipa internacional de investigadores identificou agora uma família de enzimas que contribui para esta inflamação, constituindo assim um potencial alvo terapêutico, dá conta um estudo publicado na “Nature”.

Os investigadores do Karolinska Institutet, em Estocolmo, na Suécia, e da universidade de Sevilha, em Espanha, sugerem que determinadas células cerebrais, conhecidas como células microgliais, desempenham um papel importante no desenvolvimento das doenças neurodegenerativas. A sobreactivação destas células causa inflamação, resultando na morte neuronal.

Neste estudo, os investigadores liderados por Bertrand Joseph descobriram um modo de impedir a activação destas células e, consequentemente, de evitar a inflamação, através da inibição de uma família bem conhecida de enzimas, as caspases, as quais são conhecidas por causar morte celular.

Com base em experiências realizadas em culturas celulares e em ratinhos, os investigadores constataram que as caspases controlam a activação das células microgliais. Foi verificado que determinadas caspases (3, 7 e 8) activam estas células, desencadeando assim uma reacção inflamatória. Quando os investigadores administraram inibidores destas enzimas aos animais, verificaram que passou a haver menos células activas, menos inflamação e menos morte celular dos neurónios.

Os investigadores também verificaram uma maior incidência de caspases activas nas células microgliais de pacientes que sofriam de Alzheimer e Parkinson.

Bertrand Joseph revelou que a sua equipa está agora a analisar se as substâncias inibidoras das caspases podem ser candidatas a fármacos que poderão ser utilizadas no tratamento de certas doenças neurológicas.

Fonte : ALERT.com.br

Brasil registra número recorde de transplantes

Em 2010 foram 21.040; governo quer criar centros transplantadores, encarregados do atendimento de pacientes em determinada região

Lígia Formenti / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo

O Brasil registrou no ano passado 21.040 transplantes - um número recorde -, contra 20.053 realizados em 2009. O aumento mais expressivo ocorreu nas cirurgias para transplantes dos chamados órgãos sólidos (coração, fígado, pulmão, rins e pâncreas), com elevação de 7% em relação ao ano anterior.

Transplantes de medula óssea, por sua vez, registraram um aumento de 10% no período: de 1.531 para 1.695.

Os números, porém, ainda estampam as imensas disparidades regionais. São Paulo é responsável por 47% dos transplantes realizados no País: 9,9 mil. A marca é quase cinco vezes maior do que a apresentada por Minas, o segundo colocado. Tocantins, Amapá e Roraima não realizaram nenhuma cirurgia do tipo.

Para tentar reduzir a diferença, o governo quer lançar um projeto de incentivo para Estados onde o serviço é inexistente ou apresenta deficiências. "A ideia é fazer investimento em toda a rede. Mas daremos atenção especial a Estados que têm mais deficiências", disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda.

Para o secretário, é possível aumentar de forma expressiva o número de transplantes no País. "Mas não é necessário que todos os Estados tenham centros responsáveis pela cirurgia. Queremos montar polos transplantadores, que ficarão encarregados do atendimento de pacientes de determinada região."

Centro. Uma das ideias em estudo é a de que o Distrito Federal, por exemplo, seja transformado em centro responsável pela realização de transplantes de coração para região Norte e Nordeste. "Todos os Estados têm de ter central de regulação, captação de órgãos. Mas não é preciso que em todo local haja oferta de todos tipos de transplantes."

O secretário disse que ainda não está definido o valor que será investido na rede. "O dinheiro virá. Vamos estudar a forma de distribuição, mas o principal é reduzir as desigualdades: um morador do Piauí ou Maranhão tem de ter o mesmo acesso à cirurgia do que uma pessoa de São Paulo ou Rio Grande do Sul."

Miranda querer ainda dobrar o número de doadores. "Registramos uma melhora significativa, mas há ainda espaço para crescer." Em 2010, o número de doadores por milhão de pessoas foi de 9,9. Em 2009, era de 8,7.

Fonte : Estadão.com.br

Zinco, a promessa da vez: pesquisas apontam a atuação do mineral na gripe, libido e até em dentaduras

Ostras, as maiores fontes de zinco. Foto: Leonardo Aversa 11/01/2008

RIO - Depois do cálcio, do ferro e da vitamina D chegou a vez do zinco. Com atuação no crescimento, no sistema imunológico, nos hormônios sexuais e em processos enzimáticos importantes, o zinco foi alçado à condição de suplemento da vez.

Há cerca de um mês, uma revisão de pesquisas mostrou que um comprimido, tablete ou xarope de zinco tomado em até 24 horas depois do primeiro espirro poderia aliviar os sintomas e diminuir a duração da gripe.

Logo depois, alimentos tidos como afrodisíacos - como ostras e chocolate - tiveram seu alto nível de zinco enfatizado. E no início deste mês, a Academia de Odontologia Geral americana alertou para a quantidade de zinco consumida pelos usuários de dentaduras, já que o excesso de uso dos adesivos fixadores (que contêm zinco) pode causar náusea, dor de estômago e irritação na boca. Mas afinal, o zinco é mesmo tão importante?(...) segue

Fonte : Globo.com

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



A Luz sempre encontra um caminho!

A maioria dos homens sabe como é difícil encontrar uma porta fechada na vida, seja por não encontrar um emprego, por não obter a cura de suas doenças, não resgatar relacionamentos, não ter uma família, etc.

Tudo isso gera sofrimento. Porém, muito maior é o sofrimento da alma que almeja a evolução e se depara com as portas fechadas do interior humano.

José e Maria tiveram muitas portas fechadas antes de encontrarem um caminho para que a Luz maior se manifestasse na terra. Muitos se arrependeram por não terem acolhido aquele humilde apelo...

A Luz sempre encontra um caminho!

VI CONGRESSO DE PK sc

ATENÇÃO

a) Os trabalhos foram prorrogados até dia 10.04.2011, visto q estava muito próximo o dia 10.03.2011
b) As ASSOCIAÇÕES deverão trazer Banner conforme solicitado ni site www.parkinson-sc.com.br
c) Favor informar as dificuldades encontradas durante os chats de 2a. e 5a. feira ou pelo email mariacelia@contato.net.

Obrigada
Maria Célia

VI Congresso de PK

SOLICITAMOS URGENTE ,

Relação dos nomes inscritos no VI Congresso de PK, com respectivo CPF, e informações se houve ou não o pagamento, quais as suas dúvidas, e se possivel, o horário e local de vôo para o translado, e se conseguiram fazer a reserva no SESC, ou estão em outro hotel.
Quinta-feira vamos ter reunião com o grupo da comissão organizadora, vamos precisar dessas informações.

Favor enviar email para mariacelia@contato.net
obrigda.

Maria Célia
Comissão organizadora