Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FALTA DE MEDICAMENTOS PARA A DOENÇA PARKINSON

Caro Sr. Baldoino
Boa tarde
Nossa próxima edição da revista Beija-Flor, número 61, que deverá estar impressa possivelmente até o dia 15, conterá uma Matéria Especial sobre a Municipalização de Medicamentos. Nela constará que a levodopa+carbidopa (Sinemet e Cronomet) e levodopa+benzerazida(Prolopa), atém do biperideno (Akineton), estão, sob a responsabilidade do Distrito Federal e dos Municípios.
Essa obrigação está prescrita na Portaria número 2.981, de 26/11/2009, do Ministério da Saúde, que entrou em vigor em 01/03/2010..
É bastante ampla. Sugiro que os interessados entrem no site abaixo, e logo no início, à esquerda tem um link com a seguinte chamada:"Confira aqui a Portaria 2981...." sob o titulo NOVA LEGISLAÇÃO.
Aberta a Portaria, encontrará na página 28, o Grupo 3, do Anexo III, os medicamentos para Parkinson (entre outros)
Portanto, as Prefeituras Municipais de todo o Brasil e o Distrito Federal estão obrigadas, por força desta Portaria, a fornecer todos os medicamentos, obedecendo, é óbvio, as condições também enunciadas na norma legal. Se for o caso, poderá acionar a Justiça para obter os medicamentos, que, por direito, o paciente tem direito para fazer o tratamento de sua enfermidade.
Essa mesma Portaria também relaciona os demais medicamentos para Parkinson que devem ser fornecidos pelo Estado e não Prefeituras, a saber: Amantadina (Mantidan). bromocriptina (Bagren e Parlodel), Entacapona (Comtan), Pramipexol (Sifrol), Selegilina(Niar, Deprilan, Jumexil e Elepril), e Tolcapona (Tasmar).

Cordialmente,

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON - S.PAULO
Moacyr Faustino - Secretário do Expediente

Falta remédio na rede pública para tratar Parkinson

Cristiane Flores

Portadores de Parkinson reclamam que estão há um mês sem medicamentos. De acordo com a Associação Baiana de Portadores de Parkinson e Alzheimer (Abapaz), desde o dia 2 de agosto está em falta, na rede pública, os medicamentos: pramiprezol, donetezil, levadopa carbidopa, rivastiguinina, enpacapone sifrol e prolopa, fundamentais para o tratamento dos sintomas de Parkinson, que vão desde tremores até impossibilidade de andar.

A vice-presidente da Abapaz, Beila Carvalho, afirma que a chefia de gabinete da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, através de e-mail recebido no dia 25 de agosto, que foi realizado o empréstimo do medicamento pramiprezol junto a outros estados, devido à falta deste medicamento na Bahia, e que esta semana a situação já estaria regularizada, entretanto, até ontem, a situação ainda era a mesma.

Ester Carvalho, portadora de Parkinson, relata o sofrimento de estar há um mês sem os medicamentos que aliviam os sintomas da doença. “Desde o dia 2 de agosto estamos passando por este problema. Sem estas substâncias, os sintomas do Parkinson são terríveis, os tremores se agravam, sentimos tontura, além de travar as pernas, impossibilitando até de ficar de pé.

Fiquei dois dias de cama sem poder me levantar, tive que pegar uma caixa emprestada com outro portador da doença, caso contrário estaria ainda de cama. O sifrol, medicamento que ameniza os tremores, custa cerca de R$ 300 uma caixa com 30 comprimidos, eu tomo quatro comprimidos por dia, uma caixa só dura uma semana para mim. Sinceramente, não sei mais o que fazer”, contou.

O mesmo problema está ocorrendo com Erotides Cristina, que reitera todo o relato de Ester, e acrescenta ainda o descaso dos funcionários de alguns postos de distribuição destes medicamentos. “Estou há um mês enfrentando este problema.

Quando vou a um determinado posto que faz a distribuição dos medicamentos, observo um certo desleixo dos funcionários, eles tratam a gente com rispidez, como se não fosse um direito nosso ter acesso a esses medicamentos, mas sim uma caridade do governo, não vou informar qual é o lugar porque temo represália destas pessoas, só quero chamar atenção para isso. Comprei uma caixa de sifrol, mas não sei como é que vai ser caso continue em falta, eu não trabalho, portanto, não tenho condições de comprar outra caixa deste medicamento que só dura dez dias para mim”, desabafou.

Informada sobre a falta destes medicamentos através de sua assessoria de comunicação, a Sesab não prestou nenhum esclarecimento sobre a situação até o fechamento desta matéria.

Fonte : Tribuna da Bahia

Sites como o Orkut influenciam comportamentos saudáveis

Pessoas adotam essas atitudes quando estão em contato com gente que conhecem bem

Do R7
Getty Images

Para que as pessoas consigam adotar um hábito saudável, precisam
ouvir a mesma ideia várias vezes até que resolvam mudar


Um estudo revelado nesta quinta-feira (2) mostrou que as pessoas tendem a adotar novas atitudes saudáveis quando frequentam redes com muitas conexões, isto é, quando estão em contato próximo com pessoas que conhecem bem.

No estudo chefiado por Damon Ceola, professor da Escola de Administração Sloan, do MIT (Massachusetts Institute Of Technology), nos Estados Unidos, os pesquisadores descobriram que as pessoas precisam ouvir uma ideia nova várias vezes antes de mudar e, então, adotá-la.

Para descobrir a diferença que a forma de uma rede social faz, Centola e sua equipe fizeram uma série de experiências usando uma comunidade online de saúde. As 1.528 pessoas que participaram do estudo tinham perfis anônimos e vários interesses no assunto.(...) segue


Fonte : R7 Tecnologia e Ciência

Britânico com doença fatal quer pintar cem retratos antes de morrer

O artista plástico Patrick Joyce sofre de um tipo de esclerose e se considera 'um otimista incurável'


Um britânico que sofre de esclerose lateral amiotrófica (ELA) - uma doença motora degenerativa incurável e fatal - resolveu dedicar o final de sua vida a pintar cem retratos de cem pessoas que ele considera "inspiradoras".

Patrick Joyce/BBC
Patrick Joyce/BBC
Artista plástico tinha 37 anos quando foi diagnosticado

O artista plástico Patrick Joyce tinha 37 anos de idade quando foi diagnosticado com a doença, em 2008.

Nos últimos anos, ele buscou arrecadar fundos para pesquisas sobre a doença. Ele criou um site, O Incurável Otimista, onde fala do progresso da esclerose, de suas campanhas e de seu projeto de pintar os retratos.

"O prognóstico inicial era de seis meses de vida", disse ele à BBC. "Como você pode imaginar, foi devastador."

Casamento

Ele conta que, desde que soube que tinha a doença, resolveu aproveitar a vida. (...) segue

Fonte : Estadão.com.br/ Saúde

BOA TARDE, HOJE É SEXTA-FEIRA, BOM FINAL DE SEMANA!!!



A vida é especial

Conclua um projeto que estava pendente há tempos. Surpreenda alguém dando um pouco mais do que era esperado.

Aproveite o tempo para aprender algo novo. Ofereça sua companhia ou conforto a alguém que precise.

Ensine o que você sabe a alguém. Procure entender um ponto de vista oposto ao seu. Elogie alguém com sinceridade.

Saia para uma boa caminhada. Organize os papéis na sua mesa. Arrisque-se, apesar de seus medos.

Diga a alguém obrigado. Preste atenção quando outros estiverem falando. Faça algo divertido, apenas pelo prazer de faze-lo.

Seja mais paciente consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor. A vida é tão especial quanto você a faz.

Gratifique-se hoje e veja quão brilhante você pode fazer o seu amanhã.