Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ABC da Saúde

Quem não conhece alguém que tenha passado por alguma situação crítica na vida e um tempo depois ficou doente. Esta relação entre situações negativas e saúde/doença já é empiricamente estabelecida.
Por sua vez, o bem-estar psicológico está relacionado com a saúde física e a longevidade. Apesar desta associação ser conhecida já há alguns anos por meio de pesquisas epidemiológicas de observação, pouco se sabia sobre os mecanismos envolvidos que levam uma sensação de bem-estar produzir efeitos benéficos à saúde.
Alguns destes mecanismos começam agora a ser esclarecidos. Resultados de uma pesquisa publicada online no último dia 29 de julho, na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, demonstram que o bem-estar psicológico afeta genes em células do sistema imune que regulam processos inflamatórios e de síntese de anticorpos. Processos estes fundamentais para o controle das defesas do organismo contra agentes agressores (vírus e bactérias por exemplo).
Estudos prévios já tinham demonstrado que condições adversas crônicas (como estresse e insegurança quanto ao futuro) afetam negativamente estes genes. Neste novo trabalho o efeito do bem-estar psicológico sobre estes genes foi testado em 84 indivíduos saudáveis com idades de 35 a 64 anos. Mais do que isso, os pesquisadores dividiram os indivíduos em dois grupos, fazendo distinção entre dois tipos de bem-estar de origens diferentes e que foram classificados como hedônico ou eudaimônico. A avaliação foi feita por meio de respostas a questionários validados.
Fonte : ABC da Saúde

Resenhas matinais das redes sociais, os recados que podem nos ajudar a viver melhor

Dirceu Krainski
Viver plenamente não combina com acomodação.
Alguns dias da nossa vida, tudo o que parecia estar organizado e resolvido é sacudido novamente. Viver plenamente não combina com acomodação, este dinamismo está até mesmo no silencio das nossas almas e nos impele a perceber que muitas vezes isto acontece por nos distanciarmos do presente, criando fantasmas ou vivendo de vaidades. Deixar a emoção aflorar e perceber os fatos com humildade e com distanciamento é o indicio do reequilíbrio e do realinhamento interior com o divino.
Páginas de minha vida em 10/08/2013.
Cristine Richter Richter
BOM DIA ! AMIGOS E AMIGAS ,PARABÉNS ; PAPAIS, ,,,,,e pra quem ainda tem , seu pai vivo , de um abração pra ele ,e diga quanto o ama, nunca , falei , pro meu PAI,quanto o amava ,e me arrependo muito, amanham pode ser tarde ....

portaldoidosoemcuritiba.blogspot.com

HOJE É DIA DO NOSSO BATE-PAPO DO AMIGOGAMP!!!

BOM DIA AMIGOS, FELIZ INICIO DE SEMANA!!


Poema da Gratidão
Senhor Jesus, muito obrigada! Pelo ar que nos dás, pelo pão que nos deste, pela roupa que nos veste, pela alegria que possuímos, por tudo de que nos nutrimos...
 Muito obrigada, pela beleza da paisagem, pelas aves que voam no céu de anil, pelas Tuas dádivas mil!
Muito obrigada, Senhor! Pelos olhos que temos... Olhos que vêem o céu, que vêem a terra e o mar, que contemplam toda beleza!
Olhos que iluminam de amor ante o majestoso festival de cor da generosa Natureza! E os que perderam a visão? Deixa-me rogar por eles ao Teu nobre coração! Eu sei que depois desta vida, além da morte, voltarão a ver com alegria incontida...
Muito obrigada pelos ouvidos meus, pelos ouvidos que me foram dados por Deus. Obrigada, Senhor, porque posso escutar o Teu nome sublime, e, assim, posso amar.
 Obrigada pelos ouvidos que registram a sinfonia da vida, no trabalho, na dor, na lida... O gemido e o canto do vento nos galhos do olmeiro, as lágrimas doridas do mundo inteiro e a voz longínqua do cancioneiro... E os que perderam a faculdade de escutar?
 Deixa-me por eles rogar... Sei que em Teu Reino voltarão a sonhar.
 Obrigada, Senhor, pela minha voz. Mas também pela voz que ama, pela voz que canta, pela voz que ajuda, pela voz que socorre, pela voz que ensina, pela voz que ilumina...
E pela voz que fala de amor, obrigada, Senhor! Recordo-me, sofrendo, daqueles que perderam o dom de falar e o Teu nome não podem pronunciar!... Os que vivem atormentados na afasia e não podem cantar nem à noite, nem ao dia... Eu suplico por eles sabendo, porém, que mais tarde, no Teu Reino voltarão a falar.
 Obrigada, Senhor, por estas mãos, que são minhas alavancas da ação, do progresso, da redenção...
Agradeço pelas mãos que acenam adeuses, pelas mãos que fazem ternura, e que socorrem na amargura; pelas mãos que acarinham, pelas mãos que elaboram as leis, pelas mãos que cicatrizam feridas retificando as carnes sofridas balsamizando as dores de muitas vidas! Pelas mãos que trabalham o solo, que amparam o sofrimento e estacam lágrimas, pelas mãos que ajudam os que sofrem, os que padecem... Pelas mãos que brilham nestes traços, como estrelas sublimes fulgindo em meus braços! ...E pelos pés que me levam a marchar, ereta, firme a caminhar; pés da renúncia que seguem humildes e nobres sem reclamar.
E os que estão amputados, os aleijados, os feridos e os deformados, os que estão retidos na expiação por ilusões de outra encarnação, eu rogo por eles e posso afirmar que no Teu Reino, após a lida dolorosa da vida, hão de poder bailar e em transportes sublimes outros braços afagar... Sei que a Ti tudo é possível, mesmo o que ao mundo parece impossível! Obrigada, Senhor, pelo meu lar, o recanto de paz ou escola de amor, a mansão de glória.
Obrigada, Senhor, pelo amor que eu tenho e pelo lar que é meu... Mas, se eu sequer nem o lar tiver ou teto amigo para me aconchegar nem outro abrigo para me confortar, se eu não possuir nada, senão as estradas e as estrelas do céu, como leito de repouso e o suave lençol, e ao meu lado ninguém existir, vivendo e chorando sozinha, ao léu sem ninguém para me consolar... Direi, cantarei, ainda: Obrigada, Senhor, porque Te amo e sei que me amas, porque me deste a vida jovial, alegre, por Teu amor favorecida... Obrigada, Senhor, porque nasci! Obrigada, porque creio em Ti. E porque me socorres com amor, hoje e sempre... Obrigada, Senhor!


      (Extraído do livro: "Sol de Esperança“ 
Amélia Rodrigues/Divaldo Pereira Franco)