Visualizações de página do mês passado

domingo, 25 de novembro de 2012

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO CHAT DO AMIGOGAMP!!!





Apartir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO
TEMA LIVRE
Com Samuel, Badu e demais amigos(as) 
ESTAMOS ESPERANDO POR VOCÊ

HOMENAGEM A DRA.MARYLANDES GROSSMANN!!!

Prezados amigos e parceiros,
No próximo dia 4/12, 3a.f., das 14h às 15:30h, o "Grupo de Dança Sênior da ABP" estará prestando uma homenagem à Fundadora da Associação Brasil Parkinson, Dra. Marylandes Grossmann, falecida em 25/9/12, c/ apresentação de Dança Sênior. Dra. Marylandes esteve presente em todos os eventos de encerramento das atividades do ano do Grupo de Dança Sênior e este ano, além da presença do Presidente, Dr. Samuel Grossmann, seu marido e Cuidador, convidamos também a Sra. Catarina, sua Cuidadora em domicílio, por 15 anos.
 
Convidamos os amigos e parceiros p/ este momento de congraçamento, que está sendo organizado pelos parkinsonianos e Cuidadores, participantes do "Grupo de Dança Sênior da ABP", e todos serão muito bem-vindos.
 
 - Associação Brasil Parkinsont
   Av. Bosque da Saúde, 1155-Saúde-esquina c/ Av. Abraão de Morais
   Tel.: 2578-8177
 
Agradecemos sua atenção e até lá!
Cordialmente,
Clara Nakagawa

BOM DIA ! UM DOMINGO ABENÇOADO POR DEUS!!!


Feliz por viver
 
Que sua presença seja sempre um sopro de ar puro para o ambiente em que estiver. Que sua pessoa seja digna de confiança, mas com um toque de criatividade. 
 
Disponível, mas sem esquecer-se de si. Incansável pelo ideal, mas  satisfeita com a vida. Ligada aos amigos, mas capaz de pensar distante.

Não conte os anos que já viveu, mas ame a vida simplesmente. Ocupe-se intensamente no que faz sem pensar no que poderia ter feito. 

E se um dia já não puder seguir fisicamente o ritmo habitual, descubra mil outras coisas para fazer, outros mundos para explorar e pessoas para amar, mantendo a paz e o entusiasmo no espírito. 

Assim, muitos buscarão a sua amizade, pela sua alegria contagiante, pela sua inspiração que sugere, e sobretudo, pelo exemplo que proporciona de uma vida plenamente realizada.
 

ALZHEIMER, QUANDO A DIFICULDADE DE MEMÓRIA TORNA-SE PREOCUPANTE

Com o progressivo envelhecimento da população está cada vez mais freqüentes as queixas de distúrbios de memória. Mais do que isso, o próprio ritmo frenético de vida aliado ao bombardeio de informações gera disfunções que simulam a dificuldade de memória propriamente dita em pacientes cada vez mais jovens.

É fato ! Está cada vez mais difícil encontrar pessoas acima dos 40 anos sem queixa de lapsos de memória. A primeira distinção importante a ser feita é entre declínio da MEMÓRIA por uma doença subjacente (Alzheimer, por exemplo) e alterações benignas do processo de retenção / recordação, geralmente frutos de dificuldade no processo de ATENÇÃO (causado por exemplo por depressão, ansiedade, distúrbios do sono, stress, etc…). Portanto, a distinção inicial é entre dificuldade real de memória (mais preocupante) e dificuldade de atenção (menos preocupante).

Uma avaliação neurológica pormenorizada é geralmente capaz de diferenciar as duas situações acima sem muita dificuldade (principalmente com uso de testes específicos de atenção e memória).

Quem está desatento acaba não memorizando. Veja um exemplo: quando entramos no Shopping (com presa para variar) a fim de escolher um presente para um amigo. Entramos na loja, compramos o presente e, na hora de ir embora: cadê o carro ?. Pronto, estamos com Alzheimer… na verdade ao estacionar o carro nossa mente estava focada em outro problema (o atraso, o presente do amigo, o trabalho, etc…). O local de estacionamento não foi memorizado pois a ATENÇÃO não deu relevância para a informação. Isso ocorre com todo mundo vez ou outra, em algumas fases da vida a exacerbação desse processo por simular doenças de MEMÓRIA.

Os distúrbios reais do processo de MEMÓRIA são geralmente secundários a doenças degenerativas (doença de Alzheimer, por exemplo) relacionadas a idade mais avançada (acima de 60 anos). A senilidade (envelhecimento normal) é geralmente acompanhada por um leve declínio da capacidade de memorizar as coisas do dia–a–dia. Esse declínio natural geralmente NÃO compromete as atividades diárias do paciente, não acomete outras funções intelectuais, não alterando o grau de independência do paciente.

Se esse processo mostra-se mais intenso um Neurologista deve ser imediatamente consultado. Não é aceitável atualmente, com os avanços das técnicas diagnósticas e terapêuticas o atraso na busca de ajuda. É comum o atraso do diagnóstico causado por um conceito perigoso de atribuir à idade do paciente um sintoma decorrente de uma doença subjacente. “Pra idade dele ele está até bem ….”, é uma frase comum, mesmo que aja inúmeras pessoas com a mesma idade em melhores condições intelectuais. Temos que ter cuidados para não menosprezar os sintomas e privarmos nosso familiar de diagnostico e tratamentos precoces.

Leia mais acessando o link abaio:

Fonte : ALZHEIMER, QUANDO A DIFICULDADE DE MEMÓRIA TORNA-SE PREOCUPANTE