Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 10 de junho de 2010

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP



A partir das 20:00 hs

LIVRE
A preocupação com a variedade de tratamentos de células-tronco sem respaldo científico é refletido em um portal internacional
2010/06/09) - Um número significativo de clínicas na Argentina e em todo o mundo já oferecem tratamentos com células-tronco que podem causar sérios danos à saúde. A Sociedade Internacional para a Investigação em Células Estaminais, com sede nos Estados Unidos, adverte aos riscos num recém-lançado portal para esse efeito, onde entre outras coisas, é possível consultar sobre a seriedade de clínicas e centros de saúde.

Dado que existe uma gama de tratamentos sem base científica que o uso de células-tronco para curar determinadas doenças, aparentemente, a Sociedade Internacional para a Investigação em Células Estaminais (ISSCR) criou um comitê internacional de especialistas para conceber orientações com informações potenciais aos doentes para que eles possam tomar decisões informadas sobre sua saúde. Essas ferramentas também servem para suas famílias, médicos e outros profissionais.

O ISSCR é uma organização científica independente e sem fins lucrativos, composta por especialistas no assunto que trabalham em universidades, centros de pesquisa e outras instituições ao redor do mundo. Alguns dos seus objetivos é promover o intercâmbio e a divulgação de informações e idéias relacionadas às células-tronco, promover a investigação nesta área e estimular a formação de profissionais e do público em geral sobre esta questão.

Em reação à alegada publicidade enganosa sobre os tratamentos com células-tronco que podem ser detectadas na internet, o ISSCR formou um grupo de trabalho de 22 membros com cientistas internacionais, advogados, médicos e bioeticistas de todo o mundo. Como resultado deste trabalho, criou um site com vários recursos relacionados a este tema.

O site www.closerlookatstemcells.org, criado pela empresa, está agora apenas em inglês, mas será traduzido para o espanhol em breve. Os pacientes têm acesso a diversos recursos. Uma seção inclui questões específicas destinadas a serem conduzidas pelo usuário em potencial, para o médico responsável ou centro de saúde que oferece tratamento a fim de conhecer os riscos e benefícios envolvidos. Este conjunto de questões aborda questões relacionadas com o tratamento, a evidência científica sobre sua segurança, os direitos dos pacientes e custos, entre outros dados.

Além disso, o recém-inaugurado site fornece informações sobre os princípios fundamentais sobre a biologia de células-tronco e suas implicações para os tratamentos com base neles, incluindo o processo de tradução clínica. (...)

"Por exemplo, não há provas conclusivas clínica dos efeitos benéficos de intervenções utilizando células-tronco para doenças neurológicas como mal de Parkinson ou a doença de Alzheimer", disse Pitossi. (segue..., em espanhol) Fonte: Diario C.ar, matéria da Agencia CyTA-Instituto Leloir.
Traduzido por mim, logo tradução não oficial.

A arte de tratar doenças com agulhas

Para a Medicina Tradicional Chinesa, a má distribuição de energia vital é a causa das enfermidades. Assim, a acupuntura estimula alguns dos cerca de mil pontos existentes no corpo para reequilibrar o organismo.

por Cristina Almeida

Quando um órgão está debilitado, determinados pontos da pele manifestam maior sensibilidade. Observando esse fenômeno, há mais de 3 mil anos, os chineses concluíram que cada órgão possui um correspondente ponto específico que, uma vez estimulado, pode aliviar a dor, prevenir e até tratar doenças. Assim nasceu a acupuntura, uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como especialidade médica.

Em 2006, o Ministério da Saúde incluiu a técnica entre as Práticas Integrativas e Medicinas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).


Como funciona

Segundo a médica Gislaine Cristina Abe, especialista em acupuntura e responsável pelo ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa do Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o mecanismo de ação da terapia ainda não foi totalmente elucidado: "Sabe-se que existe uma relação muito estreita com o sistema nervoso e o movimento da água no organismo".

Já o médico Dirceu de Lavôr Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), explica que, quando um ponto é estimulado, uma espécie de mensagem é enviada pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Essa ação provoca "a liberação de substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes: analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular; além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e várias outras funções orgânicas".

Como o ponto forte da acupuntura é a prevenção de doenças e ela não tem contraindicação, muitas pessoas se submetem à prática visando apenas ao bem-estar e ao equilíbrio.(...) segue

Fonte : RevistaVivaSaúde

BOM DIA!!!



Rancor

Nesta vida deveremos buscar a evolução espiritual de diversas maneiras. Uma delas é eliminando sentimentos negativos que não contribuem em nada para o nosso dia-a-dia e que, pelo contrário, só atrasam nossa vida.

Um destes sentimentos é o rancor. O rancor é, na verdade, o “ódio encubado” no coração, ou seja, um ódio “longa vida”.

A melhor maneira de eliminar este sentimento é o perdão verdadeiro, do fundo de nossa alma.

Se você não tiver coragem de perdoar frente a frente àquela pessoa que lhe trouxe tantos problemas e rancores, pelo menos mentalize positivamente o perdão a ela. Quando isto acontecer, você estará tirando um grande peso de suas costas.

Vá em frente, acredite em você e em seu talento para viver a vida em harmonia e paz.