Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Estudo reforça teoria de que Parkinson pode ser desencadeado por desordens autoimunes

Pesquisadores norte-americanos descobriram que um gene envolvido na resposta imune está associado ao risco de desenvolver o mal de Parkinson. O trabalho, publicado na Nature Genetics, reforça a teoria de que a doença pode ser desencadeada em partes pelas reações nocivas do sistema imunológico, como inflamações, infecções ou desordens auto-imunes – quando o organismo passa a atacar tecidos do próprio corpo.

O Parkinson ataca os neurônios da substância negra, uma parte do cérebro que ajuda a controlar os movimentos. Os sintomas mais comuns da doença são tremores involuntários, movimentos lentos, musculatura enrijecida e diminuição do equilíbrio. Embora não sejam raras as manifestações da doença puramente genéticas, suas causas não são bem claras. Pesquisadores acreditam que casos “esporádicos” sejam resultado de uma interação entre fatores genéticos e ambientais (como exposição a certos tipos de pesticidas).

Recentemente, cientistas relacionaram alguns genes para o risco de casos esporádicos da doença. Os genes MAPT e SNCA foram identificados como agentes chaves na medida em que parecem ser ativados principalmente nos neurônios. O MAPT codifica uma proteína estrutural dentro dessas células nervosas e o SNCA codifica a alfa-sinucleína, uma proteína que pode regular a sinalização dentro e entre neurônios.

O novo estudo identifica uma variante do gene HLA-DRA como fator de risco para o Parkinson. Este gene codifica proteínas existentes nas células do corpo para ajudar o sistema imunológico a distinguir células do corpo de “reais invasores”. Além disso, o trabalho confirma as associações dos genes MAPT e SNCA, além de realçar outro gene denominado GAK. A variante HLA-DRA foi a mais fortemente associada com o início tardio e casos esporádicos (e mais frequentemente em homens) da doença de Parkinson.

A equipe também analisou o efeito combinado de variantes de risco nos quatro genes. Já que todos têm duas cópias de cada gene, o número total possível de variantes de risco é oito. O risco da doença de Parkinson foi duplicado em indivíduos com quatro variantes de risco e cinco vezes maior em pessoas com seis ou mais variantes de risco.

“Cada um dos genes associados ao Parkinson esporádico tem um impacto muito pequeno no risco da doença em si, mas aditivamente esses genes podem ter um grande impacto”, explica Haydeh Payami, pesquisador do Departamento de Saúde do Estado de NY Wadsworth Center, em Albany.

As descobertas devem estimular a associação entre o papel do sistema imunológico na doença. Alguns estudos demonstraram que há sinais de inflamação no cérebro de pacientes com Parkinson e que o uso de drogas anti-inflamatórias não esteroides está relacionado a um risco menor para o problema. Curiosamente, um parente do HLA-DRA, chamado HLA-DRB, é o mais forte fator de risco genético conhecido para a esclerose múltipla, uma condição neurológica causada por reações autoimunes.

Fonte: Ciência Diária

Avó gera neta para a filha que não pode engravidar

Nasceu nesta tarde o bebê que se desenvolveu no útero de uma mulher de 60 anos. A mãe da pequena Alice não pode engravidar e a avó emprestou a barriga.

A soja pode ser perigosa?

Atualmente, criou-se um verdadeiro “caso de amor” cujo principal protagonista é a soja. As mulheres, principalmente, acreditam que ela combate a osteoporose e que alimentos à base de soja são muito indicados para crianças.Embora propagada como alimento saudável, a soja está cada vez mais ligada a numerosas doenças incluindo a infertilidade e câncer.

Devemos frisar que o cultivo dos grãos de soja representa uma industria multi-bilionaria nos nossos dias. Grande parte das florestas do mundo foram destruídas e preparadas para o cultivo desse grão. Como esse processo diz respeito a lucros infinitos, é muito difícil se conhecer a verdade no que diz respeito à saúde propriamente dita.

Uma das grandes preocupações com relação à saúde é que cerca de 80% dos grãos de soja utilizados pela industria são GENETICAMENTE MODIFICADOS, isto é, o que conhecemos como TRANSGENICOS.

Essa modificação genética faz com que o vegetal produza proteínas diferentes do normal o que propicia a formação de toxinas em excesso se comparado com a planta não modificada. Entretanto, não é apenas a soja transgenica que produz problemas.Mesmo a natural exerce efeitos nocivos sobre a saúde. Um recente estudo desenvolvido em macacos jovens alimentados com extrato de soja após o nascimento exibiram aumento de agressividade mais tarde na vida, incluindo tendência criminosa nos seus comportamentos.A suspeita sobre os efeitos deletérios da soja se mostram a cada estudo desenvolvido.

Como esse elemento contem compostos estrogenicos (hormônios femininos), existe a preocupação de que possa afetar o desenvolvimento normal do cérebro, especialmente no que for dependente desse hormônio.Um estudo revelou que extratos de soja podem alterar o hipotálamo masculino, causando DESMASCULINIZAÇÃO nos homens.

Se o hipotálamo é a estrutura cerebral que determina o comportamento do desenvolvimento cerebral, isso se torna preocupante demais quando consideramos os efeitos da soja sobre esta estrutura cerebral.

Outro dado relevante é que já existem vários estudos correlacionando doenças da glândula tireóide e consumo de soja assim como crianças que consomem esses alimentos desde idades precoces apresentam uma curva de crescimento corporal anormal, tendendo a formação de indivíduos de baixa estatura.

Esta preocupação aqui colocada deve servir, ao menos, de motivo de reflexão para que examinemos um pouco mais as alternativas que se colocam à nossa frente. É inegável se afirmar que existe ua verdadeira EPIDEMIA de soja tida por alguns como a verdadeira solução para aprimoramento da saúde.

Devemos entender que, ao contrario do que muitos preconizam, o consumo de derivados industrializados de soja deve ser limitado como se faz com qualquer tipo de alimento. Quando for o caso, o uso deve ser moderado mas, como sempre recomendamos, a informação deve estar em primeiro lugar, isto é, não é porque se diz que é BOM que devemos realmente acreditar que seja BOM.

Que fique o alerta!
(setembro de 2010)

Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann


"QUEM CANTA E DANÇA OS MALES DE PARKINSON ESPANTA"

Ontem esteve conosco nos visitando no chat do Amigogamp o amigo Cavalieri Musico terapeuta da APPP foi uma oportunidade para colocarmos online o tema da noite:

“Quem Canta os Males de Parkinson Espanta”

Na ABP as experiências no coral são fantásticas, vc vê pessoas soltando a alegria pela garganta e mostrando toda sua vitalidade que o Parkinson não consegue dominar.


Veja abaixo, principais depoimentos sobre o tema:


20:17:26 - CAVALIERI MUSICOTERAP fala para REGINA NIT: muito prazer, sou Musicoterapeuta da APPP

20:19:59 - olivia Marinho : Está tudo bem, fala-se em cantar, dançar, você gosta?

20:21:45 - Badu cuidador : Magno cantando quais as vantagens que vc teve

20:22:10 - CAVALIERI MUSICOTERAP : a Musicoterapia promove muitas mudanças...


20:22:18 - MAGNO APPP 10 ANOS : ola samuel o negocio é soltar a voz


20:27:28 - samuel ABP fala para CAVALIERI MUSICOTERAP: conhece Pedro Lodovici? ele tem ma tese sobre musicaterapia


20:27:29 - MAGNO APPP 10 ANOS : melhora a respiração


20:28:40 - CAVALIERI MUSICOTERAP fala para samuel ABP: me reportei no trabalho dele para fazer a minha monografia

20:30:35 - samuel ABP fala para CAVALIERI MUSICOTERAP: hoje nosso coral fez uma apresentação na unimed

20:34:03 - MAGNO APPP 10 ANOS : o coral da abp é fantástico

20:39:38 - Badu cuidador fala para olivia Marinho: nos cante um fado

20:39:39 - olivia Marinho : Povo que lavas no ro, que talhas com teu machado as tábuas do teu caixão

20:41:18 - Badu cuidador : Tema da noite: "Quem canta os males de Parkinson Espanta"

20:44:54 - samuel ABP fala para Badu cuidador: cantar melhora a voz e proporciona alegria

20:45:40 - dalva : estamos num trio. Iris; Dalva e Ana Flor


20:45:43 - olivia Marinho : Lá está solta-se a voz e liberta os pés ou seja o espírito

20:53:41 - samuel ABP fala para Badu cuidador: voltando à musice vejo como ss pessoas ficam alegres participando do coral e das apresentaç~ões!

20:54:25 - olivia Marinho : è muito bom, de facto cantar

20:55:10 - Badu cuidador fala para samuel ABP: a musica eleva nosso espirito e dar asas a muitos sonhos

20:56:20 - Badu cuidador : tema musical deixa todos alegres e contentes

20:57:40 - MAGNO APPP 10 ANOS : E SOLTA OS PES


21:38:15 - olivia Marinho : Giovan, ainda se lembra d apalavra para por os seus pacientes a trabalhar a voz?

BOM DIA, MUITA PAZ E HARMONIA!!!



O problema com a maioria das pessoas é que sempre preferimos ser arruinados pelo elogio do que salvos pela crítica.

(Norman Vincent Peale)