Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A felicidade é contagiosa

A felicidade e o bem-estar dos seus amigos, e dos amigos deles, podem ter influência direta no seu humor, nos seus hábitos e na sua qualidade de vida

por Giuliano Agmont
design Thiago Lyra
ilustrações Wesley Iguti

Você já deve ter ouvido falar da teoria dos seis graus de separação. É aquela que nos coloca a uma distância de até meia dúzia de pessoas do resto do mundo. Pela hipótese, qualquer um é capaz de apertar as mãos, por exemplo, dos vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2008 — os franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier, que descobriram o vírus causador da aids, o HIV — acionando apenas alguns poucos contatos. Entre os matemáticos, ainda restam cálculos que comprovem tal fenômeno, que eles chamam de pequenos mundos. Já no campo da cura e da prevenção de doenças, os pesquisadores somam cada vez mais evidências de que essa mesma rede de amizades funciona como um poderoso canal de contágio de bom humor, bem-estar e até felicidade. (...)

Fonte : Saúde é vital

DEITE E ROLE

SAÚDE

Seu mau humor matinal e o cansaço diurno podem ter origem no travesseiro. Descubra as últimas novidades da ciência para garantir uma boa noite de sono e fazer você parar de contar carneirinhos.

Por Yuri Vasconcelos // Fotos Dan Forbes
Você já trocou o travesseiro, comprou um colchão novo, tirou a televisão do quarto, mas ainda continua fritando na cama. Se pudéssemos reunir na madrugada todo mundo que sofre de insônia ou que tem dificuldade para dormir de vez em quando... a festinha iria bombar.

É consenso entre os especialistas que a maioria de nós precisa de 8 horas de sono, mas nem a metade consegue essa proeza. Para ter uma ideia, 95% das pessoas que têm problemas para pregar os olhos continuam sem diagnóstico e sem tratamento, segundo dados da Comissão Nacional de Pesquisa sobre Problemas do Sono, nos Estados Unidos.

Os dados brasileiros mostram que por aqui muita gente também vem perdendo o sono. Os especialistas estimam que metade da população adulta amarga uma noite em maus lençóis pelo menos uma vez por semana — 30% têm insônia crônica, o que representa 40 milhões de zumbis. (...)

Fonte : Revista womenshealth.abril.com.br