Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Hospitais universitários receberão R$ 756 milhões

Recurso vem de empréstimo do Banco Mundial para custear reestruturação das unidades.

Do R7
Os hospitais universitários brasileiros receberão R$ 756 milhões para investimento em infraestrutura, manutenção e recursos humanos por meio de empréstimo do Bird (Banco Mundial). A verba integra o plano de ações do governo brasileiro que, na última quarta-feira ( 27), instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A ideia é unificar as necessidades de cada instituição, propondo um orçamento global para o custeio das despesas dos hospitais.

- O grande ganho do decreto é consolidar num único documento o espírito do programa dentro de um orçamento global, ressalta Gustavo Romero, diretor do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A proposta do Rehuf é destinar recursos pré-estabelecidos para cada unidade hospitalar, de modo a cobrir todos os custos que envolvem o funcionamento dos hospitais.

No sistema atual, parte do repasse de verbas é feito de acordo com o volume de produção, ou seja, depois que os procedimentos são realizados, e nem sempre cobrem os gastos. O MEC fará o acompanhamento da distribuição dos recursos ao longo da execução do programa.

O presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Natalino Salgado Filho, acredita que o Rehuf é um projeto de recuperação da estrutura e diagnóstico das condições dos hospitais. (...) segue

Fonte : R7 - notícias

NEGATIVISMO

Nossos pensamentos, sentimentos , crenças e fantasias determinam nossa vida, direcionam objetivos e metas pessoais


Presentes como pano de fundo e cenário das nossas vidas. Mas há pessoas que vivem constantemente sob uma auto avaliação persistentemente negativa de si mesma ou do mundo.


Pessoas para as quais tudo parece sempre ruim, hostil ou falso. Vivem criticando o mundo e as pessoas ao redor. Isso pode se tornar compulsivo , e muito difícil também para quem convive com ela. Já não se trata de uma boa auto reflexão, ou auto crítica ponderada sobre nós mesmos e o mundo, coisa necessária a meu ver, mas de viver num cenário sempre amargo e não amoroso. Mas porque acontece essa fixação no negativo ? Quais poderiam ser suas raízes? A primeira delas talvez encontremos na Psicologia Infantil, no famoso Mecanismo de Negação da criança que tenta construir uma personalidade própria.


Esses “ nãos”, se permitidos, vão delineando sua individualidade, naturalmente. Também , quando um adulto se torna exageradamente negativo, percebemos nele essa infantilidade, essa ingenuidade de sentir-se válido dizendo “nãos” ou , criticando os outros.


Quando alguém diz : “olha como fulana está gorda!”, está indiretamente se sentindo mais magra, o que deflagra como ela percebe a si mesma. Quando a pessoa é exageradamente crítica com relação ao modo como outras pessoas conduzem as coisas, como a política, ou o trabalho de alguém, ou mesmo uma situação malfadada, e o fazem de forma passiva, é como se a própria crítica bastasse para tornar a coisa criticada melhor.


Não parece brincadeira de criança, de se fingir de morto? Mas isso são as coisas mais corriqueiras desse mundo e não costumamos dar importância à elas , a não ser que cheguem num grau alto o suficiente para incomodar de verdade. Mas para muita gente essa hora já chegou, e para elas eu gostaria de dar algumas dicas: Primeiro, comparação pode ser um veneno, e a pessoa não percebe que fica se comparando o tempo todo.

Ser mais ou menos que alguém de fato não interessa quando o importante é sentir-se realmente de posse da própria vida. E, auto estima como o próprio nome já diz, não pode ser comparativa.


Jung dizia que criticar é uma auto confissão, pense nisso. Segundo, medo e insegurança costumam ser bem menores quando vistos de frente. E terceiro, cuidado com o vitimismo. Ele costuma encobrir uma negatividade persistente e não percebida.

(fonte:Regina Helena Horta Sampaio-psicologa clinica especializada em Psicologia Analitica- reginahhsampaio@terra.com.br)

Melhore seu desempenho na sala de musculação - Academia Virtual

Melhore seu desempenho na sala de musculação
Aparelhos para o peitoral mudam tamanho do seio? Trabalhar o quadríceps deixa a coxa grossa demais? Entenda como funcionam os aparelhos de ginástica e solucione suas dúvidas

Texto Monique dos Anjos | Arte: Dalton Soares

Fontes: Maurício Antunes, instrutor de musculação da Academia Triathlon eequipe de professores da Academia Bio

Veja também:

+ Divirta-se com o jogo que pergunta qual corpo é de qual famosa
+ Aprenda a escolher o tênis ideal para sua atividade física
+ Emagreça com a ajuda dos astros do Zodíaco

Fonte : www.abril.com.br

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!


"Como é possível que a matemática, sendo afinal um produto do pensamento humano, que é independente da experiência, seja tão admiravelmente apropriada para os objetos da realidade? Será que a razão humana é, sem recurso à experiência, meramente pelo pensamento, capaz de sondar ("fathom") as propriedades das coisas reais?
Em minha opinião a resposta a esta pergunta é, em poucas palavras: na medida em que as leis da matemática referem-se à realidade, elas não são exatas; e, na medida em que elas são exatas, não se referem à realidade."
(Em comunicação à Academia Prussiana de Ciências)

Albert Eisteen


Todos no mesmo barco

Estamos todos no mesmo barco!
:: Graziella Marraccini ::

Falando em 'barco' acho que este artigo me foi inspirado pelas inúmeras inundações que assolam a cidade de São Paulo, onde resido. Às vezes me pego pensando que seria bom construir uma nova 'arca de Noé'! Fora as brincadeiras, se podemos procurar nos movimentos e aspectos astrológicos a razão desse grande descontrole da natureza, também podemos fazer as necessárias reflexões sobre o que devemos aprender, já que estamos 'todos no mesmo barco'! Sabemos que um processo de transformação, qualquer que ele seja, sempre acarreta grandes desconfortos e o descontrole climático faz parte deste processo de transformações pelas quais está passando nosso planeta. Como astróloga, posso observar que a conjunção de Netuno e Júpiter, ambos no signo de Aquário (o aguaceiro), são uma indicação do 'exagero de água' que está castigando o Brasil que, como já comentei em vários artigos, possui o seu Ascendente no signo de Aquário. São Paulo, "nascida" em 25 de janeiro, é uma cidade aquariana, portanto, é a cidade que está sendo mais castigada com as enchentes deste ano. Felizmente, esta conjunção está enfraquecendo à medida que Júpiter avança agora já no signo de Peixes. Júpiter irá se afastar até encontrar-se com Urano em Peixes em junho de 2010. Os meses de junho, julho e agosto serão terríveis, pois as configurações astrais nos indicam a possibilidade de outras catástrofes e grandes conflitos entre países. Porém, nunca como agora experimentamos esse enorme sentimento de solidariedade, e isso é um fenômeno mundial! O mundo inteiro se mobiliza para salvar os pobres flagelados do Haiti, porém, não devemos esquecer que temos pobres e desvalidos em toda parte do mundo e que não devemos esperar as grandes catástrofes veiculados pela mídia para nos mobilizar.

Neste mês, em que o Sol transita em Aquário, observamos de maneira especial um aumento do sentimento de solidariedade humana e nós podemos começar a pensar nisso, nos responsabilizando socialmente pelos nossos atos, por pequenos que eles sejam. Eu sou uma 'mobilizadora natural', já que a combinação Peixes/Aquário me torna muito solidária e naturalmente compassiva. Por isso me envolvo com mobilizações sociais, sejam elas destinadas aos animais abandonados ou à reciclagem do lixo. Porém, é no nosso dia-a-dia que devemos nos comportar de forma consciente.
Vou lhes contar um fato que me aconteceu. Hoje, antes de escrever este artigo, fui ao supermercado. Uma mulher, ao meu lado, pega o pote de sorvete do seu carrinho e, como não o queria mais o devolve à prateleira, só que não no congelador de onde ela o havia tirado, mas numa prateleira qualquer. Eu a fiz observar que ela deveria devolver o sorvete lá onde ela o havia pego e não em outra prateleira onde ele estragaria. Ela me respondeu que de qualquer maneira o pessoal do supermercado o faria mais tarde. "Mas até lá ele vai estragar", observei. Ela me respondeu: "E eu com isso?". Pegou de volta o sorvete e se afastou de mim comentando baixinho "Nem vou dar satisfação a você!".
Esse pequeno fato, realmente pequeno, me mostra como somos desconectados com o TODO. Nunca pensamos que nossa ação poderá ter uma conseqüência nefasta que irá recair sobre outra pessoa. Agimos de forma egoísta em nosso cotidiano e com essa forma de agir não olhamos além de um palmo de nosso nariz para medir as conseqüências de nossos atos. É verdade que parte dessa atitude é fruto de uma educação errada, mas a meu ver, grande parte é fruto de nossa sociedade que nos influenciou a agir 'para tirar proveito' e não para 'compartilhar'.

No entanto, nossas ações são um caminho de duas mãos, assim como a figura do Aquário nos sugere: uma figura humana com dois jarros, um que recebe água do céu, o outro que versa água sobre a Terra, num riacho. Linda figura essa que nos mostra como nossas ações, positivas ou negativas, sempre influenciam muitas outras pessoas. Do mesmo modo as ações de outras pessoas, boas ou más, influenciam nossas vidas. Por que, então, não assumirmos nossas responsabilidades? Se não ajudarmos o nosso próximo a crescer e a melhorar, nós também não melhoraremos. Se estamos todos no mesmo barco, ao fazer um pequeno furo no casco de nossa cabine, estaremos fazendo afundar o barco todo! E nos afogaremos juntos também! O conhecimento de que é necessário nos ajudarmos uns aos outros é básico para nosso desenvolvimento espiritual. A pessoa do supermercado que se afastou de mim (possivelmente me xingando) pode não ter assimilado o ensinamento, porém, eu FIZ A MINHA PARTE!
Todos os dias eu procuro fazer a minha parte, ajudando os outros na medida do possível.

Percebo às vezes que se a outra pessoa não está pronta para receber, se seus ouvidos estão surdos aos ensinamentos, de nada adiantarão os conselhos. No entanto, continuo fazendo aquilo que meu coração me sugere, ensinando, ajudando e servindo de exemplo nas ações, com espírito de generosidade e solidariedade, com um verdadeiro espírito aquariano. Porque essa é minha natureza e eu tento desenvolver sempre as qualidades inerentes à minha personalidade, superando os meus defeitos, que também são muitos! Compreendendo que nossa necessidade básica em ajudar os outros a se desenvolverem espiritualmente é um dos aspectos de nossa Inteligência Espiritual, motivará nossas ações em beneficio de todos.
Não importa qual seja nossa esfera de influência, podemos fazer muito para criar um impacto positivo nos outros. Pequenos gestos, pequenas ações geram pequenas ondas de resposta; grandes gestos, grandes ações, geram grandes ondas energéticas. A união de todos num mesmo objetivo gera enormes ondas energéticas capazes de reverter esse quadro negativo que tanto nos angustia neste momento.
O mês de Aquário é ideal para estimular o sentimento humanitário. Conecte-se, fique ligado, seja solidário! Você pode fazer a diferença!
Uma semana cheia de Luz!

São Paulo, 28 de janeiro de 2010



Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas