Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE8]


MASOTERAPEUTA [MASSAGEM]

A associação de tratamento farmacológico com outras terapias tais como, a fisioterapia, a fonoaudiologia, a psicologia, a terapia ocupacional costumam ser suficiente para melhorar a qualidade de vida do paciente.

É muito importante o diálogo entre o neurologista e o massoterapeuta, pois os dois devem trabalhar em conjunto, devem escolher a técnica da massagem de acordo com a necessidade do paciente.

A doença de Parkinson não dá descanso aos músculos do doente, estes ficam fatigados, por isso a técnica de relaxamento e o uso da massagem são indicados, quando estes recebem a massagem melhoram a circulação sanguínea, os músculos relaxam e ganham flexibilidade reduzindo o stress e ansiedade do paciente.

Assim os comprometimentos físicos em decorrência da rigidez muscular e da lentidão dos movimentos têm nessas terapias a diminuição dos efeitos dos sintomas que são acometidos os doentes.

A massagem é uma forma de terapia complementar que deve considerar o ser humano na sua totalidade - ao nível físico, mental, emocional e energético.

Esta recente forma de "olhar" para a massagem tem proporcionado um grande desenvolvimento nesta área com o surgimento de novas técnicas de massagem, novos métodos de reeducação postural e novas terapias manipulativas.

Há mais de 60 tipos diferentes de massagem, pelo que é muito importante cada pessoa ter a noção de qual o tipo de massagem que mais lhe convém. Quando mencionamos "60 tipos de massagem", o que na realidade se quer transmitir é que há mais de 60 tipos de terapias complementares que incluem a prática da massagem na sua terapêutica. Cada tipo de massagem tem um fundamento próprio e atua em partes diferentes do corpo, pelo que cada pessoa se deve questionar sobre o que realmente procura quando pretender uma massagem: relaxamento mental, alívio de alguma dor específica, descontração física, estimulação energética...

Há cerca de 6000 (seis mil) anos atrás, a ciência da Ayurveda começou na Índia. A massagem ayurvédica é uma vigorosa massagem que estimula os músculos e a circulação, liberando as toxinas presas aos músculos e tecidos.
Shiatsu - é um método terapêutico japonês criado no fim da era Meiji (1868), a partir dos recursos de pressão dos meriadianos com os dedos.

A Digitopressura Do-In é uma técnica de massagem de origem chinesa que visa a preservação ou recuperação da saúde, através da pressão exercida com os dedos sobre os pontos de acupuntura.

Massagem tailandesa auxilia no reequilíbrio físico e mental trabalhando intensamente o relaxamento muscular através de movimentos com foco em alongamentos.

Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.


Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar
Portal da Massagem

Fisioterapia domiciliar pode acelerar a reintegração do indivíduo à sociedade

Pacientes que precisam de fisioterapia apresentam melhoras em menor espaço de tempo quando tratados em seu ambiente natural de convívio, acelerando a reintegração social

Transformar a casa e demais ambientes que fazem parte da rotina dos pacientes - com seus degraus, pisos escorregadios e móveis não necessariamente dispostos da melhor forma e com formatos ergonômicos equivocados – em um espaço para realizar a fisioterapia. Essa é a proposta dos profissionais que optam pelo atendimento em domicílio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que esse tipo de assistência respeite sempre o compromisso de promover, restaurar e manter o conforto e saúde das pessoas, podendo ser preventivo ou reabilitador. A fisioterapeuta Cristina Ribeiro ressalta que a resposta das pessoas atendidas em suas casas é positiva, muitas vezes, apresentando melhoras em menor tempo do que previsto. No caso dos pacientes com idade avançada o tratamento domiciliar é mais eficiente porque possibilita prepará-los para os obstáculos que enfrentam rotineiramente.


FONTE: Para ler a matéria conpleta [FISIOTERAPIA DOMICILIAR]

Cientistas identificam sinais genéticos da longevidade

Pesquisa analisou genoma de mais de mil pessoas com cem anos ou mais.
19 características específicas são relacionadas à longevidade excepcional.

France Presse

Eugenie Blanchard, 114 anos de idade, é a mulher mais idosa  do mundo
Eugenie Blanchard, 114 anos de idade, é a mulher
mais idosa do mundo

Cientistas identificaram um conjunto de variações genéticas que permitem prever com 77% de sucesso se uma pessoa tem chances de viver mais de 100 anos, segundo estudos publicados esta quinta-feira (1).

Depois de analisar o genoma de mais de mil pessoas com cem anos ou mais, médicos e estatísticos descobriram 150 características genéticas particularmente frequentes nas pessoas que têm uma longevidade excepcional em comparação com o resto da população.

Os centenários são um exemplo ideal de envelhecimento, pois desenvolvem doenças relacionadas com a idade, como câncer, problemas cardiovasculares e demência muito depois dos 90 anos, destacaram os autores da pesquisa, publicada na revista "Science".

A equipe de cientistas conseguiu isolar 19 características genéticas específicas relacionadas à longevidade excepcional que caracterizam 90% dos centenários examinados.

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Diabetes é responsável por 9% das mortes na América Latina

Fundação diz que doença mata 330 mil pessoas por ano na região

Do R7
As complicações causadas pelo diabetes são responsáveis por 9% de todas as mortes registradas na América Latina e no Caribe - cerca de 330 mil pessoas irão morrer em 2010 por causa da doença, de acordo com estimativas da Fundação Mundial de Diabetes e da Federação Internacional de Diabetes. O levantamento mostra ainda que 6,3% dos adultos da região (18 milhões de pessoas) têm o problema e a expectativa é que esse número cresça 65% em 20 anos, chegando a 30 milhões de pacientes.

Os dados foram apresentados durante a Conferência sobre Diabetes para a América Latina, que acontece em Salvador, na Bahia, até esta sexta-feira (2).

Levando em conta dados de todo o planeta, coletados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), há 285 milhões de casos de diabetes. Isso representa "mais do que dez vezes o número de pessoas que vivem com HIV/Aids no mundo inteiro", diz a organização. (...) segue

Fonte : R7 Noticias - Saúde

Laboratórios defendem redução de tributos para baratear remédios

Carga tributária é apontada como vilã no preço dos medicamentos; ICMS corresponde a mais de 15%

Agência Brasil

BRASÍLIA - Representantes de laboratórios, da indústria e das farmácias apontam a carga tributária como a principal vilã nos preços dos medicamentos no Brasil.

De acordo com o setor, um dos tributos mais pesados é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que corresponde a mais de 15% no custo de um remédio. Cada Estado e o Distrito Federal cobram alíquotas diferenciadas do tributo.

Para o gerente-executivo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), Serafim Neto, uma das opções para baratear os remédios seria estabelecer um teto para a cobrança do ICMS sobre os remédios.

"Medicamento sempre vai ser caro porque tem custo alto. Uma das formas de minimizar é reduzir a carga de impostos", disse Neto, durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados sobre a política de reajuste.

O gerente alega ainda que o reajuste dos remédios é inferior, por exemplo, ao crescimento do salário mínimo. Segundo ele, de janeiro de 2003 a maio de 2010, o preço dos medicamentos subiu 50% - enquanto que, no mesmo período, de acordo com Neto, o salário mínimo mais do que dobrou. Outra reclamação do setor é a isenção do ICMS para os remédios veterinários.

O ajuste no preço dos medicamentos e a regulação do mercado é feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), ligada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o chefe do Núcleo de Regulação da agência, Pedro Bernardo, a questão dos impostos é responsabilidade do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

"A Anvisa não tem como fazer nada. É difícil chegar a um consenso porque existem Estados que se beneficiam desse tipo de política [alíquota diferenciada do ICMS]", afirmou Bernardo na audiência.

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIAAAA!!!




A sua manhã é importante...

Não comece o dia com idéias negativas.

Nem se exalte ou discuta.

Valorize-se.

Aproveite a manhã para trabalhar com dedicação e prazer.

Preserve-a. Antes do trabalho, uma boa oração.

Agradeça a Deus, ampla e generosamente.

Uma manhã bem vivida é começo de um dia feliz e proveitoso Deus abençoou a alvorada para que pudéssemos ser felizes desde cedo.


MUITA LUZ! A gente começa a ser feliz quando é capaz de rir da gente mesmo!!!

A Beleza Da Sua Vida Depende De Você Por isso...

Faça tudo pra ser feliz! Tudo pra você e por você Lembre-se...O impossível ele já realizou por nós...