Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jornal Nacional - Cientistas avançam nas pesquisas sobre ativação de células da memória

Pesquisadores do Brasil e da Suécia identificaram um grupo de células que controla a formação da memória. A descoberta pode ajudar no tratamento de doenças, como o mal de Alzheimer.
Os pesquisadores usaram camundongos modificados geneticamente em laboratórios. Um tipo específico de célula do cérebro dos animais se tornou sensível a luz, isso possibilitou que esses neurônios ficassem coloridos e facilitassem o estudo.
A luz foi emitida por fibra ótica direto no hipocampo, a região do cérebro onde ficam células da memória. Os pesquisadores acompanharam a atividade cerebral dos camundongos enquanto faziam os estímulos. A luz ativava o grupo de células da memória.

Leia mais acessando o link abaixo: (veja vídeo)

Fonte : Jornal Nacional - Cientistas avançam nas pesquisas sobre ativação de células da memória

G1 - Idosa que escorregou em 'santinhos' morre por complicações da queda - notícias em Eleições 2012 em Bauru e Marília

Morreu na manhã desta quarta-feira (10) uma mulher de 64 anos que escorregou em "santinhos" espalhados em frente à Escola Francisco Alves Brisola, no Núcleo Geisel, um dos 87 locais de votação nas eleições do último domingo (7) em Bauru (SP). Ela havia fraturado a bacia na queda. 



Socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central, no mesmo dia a idosa precisou ser transferida para o Hospital Estadual por conta da gravidade da fratura.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : G1 - Idosa que escorregou em 'santinhos' morre por complicações da queda - notícias em Eleições 2012 em Bauru e Marília

Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome, diz ONU | Jornal Correio do Brasil

Uma em cada oito pessoas no mundo está cronicamente desnutrida, disseram as agências alimentares da ONU nesta terça-feira, alertando que o progresso na redução da fome desacelerou desde 2007/08, quando uma alta nos preços gerou protestos em vários países pobres.

Em seu novo relatório sobre segurança alimentar, as agências da ONU estimaram que 868 milhões de pessoas passaram fome entre 2010 e 2012, ou cerca de 12,5 % da população. Isso é bem menos do que a estimativa anterior, de 1 bilhão de pessoas (18,6 %) no período 1990-92.

- Essa é uma notícia melhor do que tivemos no passado, mas ainda significa que uma pessoa a cada oito passa fome. Isso é inaceitável, especialmente quando vivemos em um mundo de abundância disse o brasileiro José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização de Alimentação e Agricultura da ONU (FAO).

Leia mais acessando o link abaixo:


Fonte  :  Uma em cada oito pessoas no mundo passa fome, diz ONU | Jornal Correio do Brasil

Efeitos do consumo de sal | Qualidade de Vida

Nem sempre pensamos que o sal é um nutriente, mas de facto é o que ele é, uma vez que é constituído por cloreto de sódio. O sal é um condimento utilizado na nossa alimentação diária e como tal é o principal fornecedor de sódio.

Este nutriente tem um efeito regulador sobre o balanço hídrico, sobre o ritmo do coração e as fibras dos nervos e músculos. No entanto o seu efeito pode ser prejudicial quando este atinge uma concentração superior ao normal.

 Neste sentido convém que o consumo de sal diário não exceda as 2g , equivalente a meia colher de café de sal. Contudo, nos países desenvolvidos, esta recomendação não é seguida, uma vez que o consumo médio de sal é à volta das 7g por dia.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Efeitos do consumo de sal | Qualidade de Vida

Nobel 2012: pesquisadores de terapia celular e sistemas quânticos são premiados




Todos os anos desde 1901, o Prêmio Nobel é concedido para grandes mentes que contribuíram com rlizações em diversas áreas. Tradicionalmente, o anúncio dos laureados é feito no início de outubro.  

Pem 9.10.2012 as 17:17
Até agora, os prêmios de Física e Medicina já foram anunciados.

Na segunda-feira, 8, o Nobel de Medicina foi oferecido ao britânico John B. Gurdon e ao japonês Shinya Yamanaka, pela descoberta de que células humanas maduras podem ser reprogramadas para que possam se desenvolver em qualquer tecido do corpo.

Hoje, terça-feira, 9, o francês Serge Haroche e o americano David J. Wineland foram anunciados como os vencedores do Nobel de Física, por seus trabalhos com inovadores métodos experimentais que permitem medição e manipulação de sistemas quânticos.
Na quarta-feira, 10, serão anunciados os vencedores em Química, na quinta-feira, 11, o de Literatura, na sexta-feira, 12, o da Paz e na segunda-feira, 15, o em Economia.

Revolucionando a teoria, buscando a prática

Leia mais acessando o link abaixo:


Fonte : Nobel 2012: pesquisadores de terapia celular e sistemas quânticos são premiados

BOM DIAAAAA! VIM DEIXAR UM OIÊEEE PRA VOCÊ!!!


Estatutos para o momento presente 

- Todos os homens são diferentes. E devem fazer o possível para continuarem sendo.

- A todo ser humano foram concedidas duas qualidades: o poder e o dom. O poder dirige o homem ao encontro com o seu destino, o dom o obriga a dividir com os outros o que há de melhor em si mesmo.


- A todo ser humano foi dada uma virtude: a capacidade de escolher. O que não utiliza esta virtude, a transforma em uma maldição e outros escolherão por ele.


- Todo ser humano tem direito a duas bênçãos : a de acertar, e a de errar. No segundo caso, sempre existe um aprendizado que o conduzirá ao caminho certo.


- Todo ser humano tem um perfil sexual próprio, e deve exercê-lo sem culpa - desde que não obrigue os outros a exercê-lo com ele.


- Todo ser humano tem uma lenda pessoal a ser cumprida, e esta é a sua razão de estar neste mundo. E ela se manifesta através do entusiasmo!


Parágrafo único: pode-se abandonar por certo tempo a lenda pessoal, desde que não se esqueça dela, e volte assim que for possível.


- Todo ser humano tem direito à busca da alegria, e entende-se por alegria algo que o deixa contente não necessariamente aquilo que deixa os outros contentes.


- São considerados faltas graves apenas os seguintes itens: não respeitar o direito do próximo, deixar-se paralisar pelo medo, sentir-se culpado, achar que não merece o bom e o mal que lhe acontece na vida, e ser covarde.


Revogam-se as disposições em contrário.