Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Falta de Cronomet e Duodopa (levodopa) para Parkinson

Meus amigos,
Em complemento ao email abaixo da Adriana, para seu conhecimento, a fim de que tenham outros argumentos, estou copiando a seguir a batalha que iniciamos contra a falta do CRONOMET e do DUODAPA em nosso país. Como poderão verificar, a MERCK adota uma posição diversionista. negando um comprometimento por escrito sobre as verdadeiras causas do sumiço do remédio, utilizado por muitos de nossos irmãos de infortúnio. A outra empresa, TORRENT, produtora do DUODOPA CR, similar ao CRONOMET e com a mesma composição (levodopa+carbidopa), de origem da India, respondeu que a ausência decorre da falta dos insumos, sem previsão de data para a normalização.
O que me parece estranho é a "coincidência" do sumiço de ambos os produtos. Chegamos a imaginar que se trata de uma questão de preço, sobretudo pela alta do dolar, ou de uma eventual "jogada" de uma empresa que exerceria o controle sobre a outra, ou ainda um monopólio de fato sobre a produção das matérias primas.
Creio que devemos mobilizar todas as forças vivas da sociedade, inclusive imprensa e autoridades, no sentido sensibilizá-las para coibir eventuais abusos de empresas de cunho comercial, sobretudo em se tratando da saúde e de vidas humanas.
Vamos pois, somar nossos esforços do sentido de manter a dignidade e a qualidade de vida de nossos semelhantes, já que todos nós estamos no mesmo barco.
Cordialmente
Samuel Grossmann

Síndrome do Túnel do Carpo



Neste Artigo:

- Quais as causas as frequentes da Síndrome do Túnel do Carpo?
-
O que sente a pessoa afetada?
- Existem Fatores de risco para a doença?
- Como é feito o tratamento?
-
Como evitar

O túnel do carpo é uma passagem que vai do antebraço até o punho – mais ou menos no local onde se coloca o relógio de pulso. Os ossos nesta região formam três paredes, ligadas por um ligamento largo e espesso. O nervo mediano, que inerva o polegar, o indicador, o dedo médio e os nove tendões que flexionam os dedos, passa por este Túnel. Este nervo também inerva os músculos da base do polegar (músculos tenares).

A Síndrome Túnel do Carpo (STC) é uma inflamação causada comumente por estresse repetitivo, contusões ou outros distúrbios que edemaciem os tecidos ao redor do nervo mediano. A compressão das fibras nervo mediano reduzem a transmissão de sinais nervosos através do Túnel do Carpo, resultando em dor, dormência e formigamento no punho, na mão e nos dedos (exceto no dedo mínimo, que não recebe fibras do nervo mediano).

Fonte: BoaSaúde

Quais as causas as frequentes da Síndrome do Túnel do Carpo?

Exposição reflete o triunfo da arte sobre o sofrimento

Pinturas de internos de manicômio interditado em 2004 testemunham a força da criação, mesmo na adversidade

DIVULGAÇÃO
Obras criadas por usuários de serviços de saúde mental reiteram a tese do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) sobre a arte como forma eficaz de expressão do inconsciente, e a criação artística como meio de organização subjetiva de experiências e emoções – produção visceral sempre surpreendente, mas que ganha tintas ainda mais fortes quando as condições em que vivem os sujeitos são desumanas ou degradantes.

Este é o caso das 41 pinturas expostas na mostra Singularidades, que acontece na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), sob curadoria dos psiquiatras Paulo Amarante, para coordenador do Projeto Loucos pela Diversidade, e Ricardo Aquino, diretor do Museu Bispo do Rosário. As obras, realizadas por internos da Colônia Dr. Eiras, de Paracambi, foram selecionadas entre as 248 que compõem o acervo, hoje sob comodato do Museu Bispo do Rosário. A instituição psiquiátrica, tida como uma das dez mais inadequadas do Brasil, em 2004, sofreu intervenção sanitária e foi condenada a fechar as portas.

Fonte : mEnte cerébro

O REMÉDIO DA NATUREZA

Pesquisas mostram que quem vive perto de áreas verdes desfruta de uma saúde melhor

AR LIVRE
Na escola de Gisela, a área verde melhora o humor das crianças

Viver ou passar um tempo entre as árvores tem impacto positivo na saúde. É o que mostram estudos feitos para investigar as respostas do corpo aos ambientes urbanos. Os trabalhos revelam que quem vive nas imediações de áreas verdes manifesta maior facilidade para se concentrar, é mais magro e apresenta menos riscos para doenças como a pressão alta.

Uma das pesquisas mais recentes, publicada na revista American Journal of Preventive Medicine, descobriu que jovens residentes em bairros onde a cobertura vegetal ocupa um belo espaço são mais ativos e têm menos peso em comparação a outros domiciliados em bairros menos verdejantes. Para chegar a essa conclusão, cientistas das universidades de Washington e Indiana-Purdue, nos EUA, observaram 3,8 mil crianças e adolescentes durante dois anos e mapearam, por satélite, os parques e praças nas imediações de onde eles moravam. Na opinião de Janice Bell, uma das autoras do estudo, a descoberta inaugura um campo de pesquisa para o bem-estar que deverá unir profissionais da saúde e arquitetos, geógrafos e planejadores urbanos. "Além de diminuir o stress, a exposição à natureza melhora o raciocínio e a capacidade de aprender", disse.

Fonte : IstoÉ Independente


SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP DA ABP
A PARTIR DAS 20:00 HS

AQUELE BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA LIVRE

Clique Aqui