Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 24 de março de 2010

UMA VERDADE VERDADEIRA


















Frase do ano, do século !


Brasil deve atingir ao menos três das oito metas do milênio da ONU

Objetivos ligados à saúde devem ser cumpridos até 2015

Mariana Londres, do R7 em Brasília

Agência Brasil/Arquivo
Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro; Brasill reduziu pela
metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza

O Brasil deve atingir na sua totalidade ao menos três dos oito Objetivos do Milênio, pacto feito entre 198 países há dez anos para a erradicação da extrema pobreza no mundo até 2015. As três metas são ligadas à saúde: erradicar a extrema pobreza e a fome, reduzir a taxa de mortalidade na infância e combater o HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase. Os dados foram divulgados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) nesta quarta-feira (24) em Brasília.

Para a erradicação da fome e da pobreza, a meta estabelecida pela ONU era de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na extrema pobreza até 2015. A meta foi cumprida em 2008, quando a porcentagem dos extremamente pobres caiu de 8,8% para 4,8% da população.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta de redução da mortalidade infantil de crianças menores de cinco anos deve ser atingida já em 2012. Para atingir a meta da ONU o Brasil deve chegar ao índice de 17,9 mortes para cada mil nascidos vivos.

Já a meta de combate ao HIV, a malária, a tuberculose e a hanseníase, a meta deve ser atingida somente em 2015. O Ministério da Saúde ressaltou a importância da estabilização da incidência da Aids, que foi crescente até o ano 2000.

Em relação à meta de melhora na saúde materna, o Pnud reconhece os avanços do Brasil na área e diz que o país tem 50% de chances de atingir a meta se mantiver os investimentos na saúde da população feminina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, disse acreditar que o Brasil irá cumprir todas as metas até 2015:

- Não serão todos os países que vão conseguir atingir as metas em 2015. Isso é uma coisa triste. Mas nós do Brasil vamos superar e muito as metas do milênio. Porque o Brasil vive um momento quase que mágico, em que o Estado acredita no papel extraordinário da sociedade brasileira. Em algumas metas faremos muito mais do que está estabelecido.(...) segue

Fonte : R7 noticias

Anestésico pode curar fobias, diz cientista

Uma equipe de pesquisadores descobriu que o cérebro pode ser "reprogramado" para superar algumas de nossas fobias mais comuns. Cientistas afirmaram que o medo é um hábito que aprendemos e, portanto, seria possível "desligar" a região do órgão responsável por essas emoções.

Testes preliminares mostraram que uma droga a base de lidocaína, injetada em peixes, é capaz de fazer com que os animais não sintam medo.

Pesquisadores do Japão disseram que as descobertas, publicadas na revista especializada BioMed Central, podem ajudar pessoas em todo mundo que sofrem com fobias que afetam substancialmente suas rotinas.

O professor Masayuki Yoshida, da Universidade de Hiroshima, afirmou que os resultados de sua pesquisa são bastante significativos. "Um dia todas as nossas fobias irracionais serão coisas do passado", vaticinou o especialista. "Imagine se o medo de aranhas, de altura ou de voar pudesse ser curado com uma simples injeção. Nossa pesquisa sugere que isso pode se tornar realidade", completou o professor.(...) segue

Fonte : veja.com. - saúde/noticia

Cientistas descobrem relação entre solidão e hipertensão

A solidão não só torna as pessoas mais tristes, como também faz mal para a saúde, afirma uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Os psicólogos envolvidos no estudo encontraram uma relação direta entre a solidão e a hipertensão, uma ligação que não depende da idade ou de outros fatores como tabagismo ou obesidade.

No entanto, alertam os especialistas, a solidão nada tem a ver com a depressão ou estresse.

"A solidão se mostrou como um dos fatores de risco para a saúde de pessoas com mais de 50 anos", afirmou a pesquisadora Louise Hawkley na revista especializada Psychology and Ageing. Hawkley, da Universidade de Chicago, tem desenvolvido um trabalho pioneiro sobre o impacto da solidão na saúde e na qualidade de vida.

A hipertensão, também conhecida como uma ameaça silenciosa por causa dos discretos sintomas, compromete a saúde de várias maneiras.

A disfunção aumenta as chances de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco ou um derrame. A hipertensão está entre as doenças mais comuns nos Estados Unidos e a responsável por 18% das mortes no país.

A pesquisa, liderada por Hawkley, envolveu 229 pessoas, entre 50 e 68 anos. O grupo, escolhido aleatoriamente, fez parte de um longo estudo sobre envelhecimento.

Os voluntários responderam a um questionário com uma série de perguntas no intuito de determinar se eles se consideravam pessoas sozinhas. Durante cinco anos, a cientista analisou a saúde e a vida do grupo de idosos e encontrou claras conexões entre o sentimento de solidão e a hipertensão.

Mesmo as pessoas com modestos níveis de solidão foram impactadas durante o estudo. Os voluntários mais sozinhos registram um aumento de até 10% na pressão sanguínea.

Fonte : veja.com/noticia-saúde

ALHO- o super-poderoso

Alicina, a substancia contida no alho responsavel pelo seu odor forte,é realmente um poderoso antioxidante.


Alho é capaz de combater certas infecções devido ao seu poder antibacteriano, antiviral e antifúngico.


Muitas vezes é capaz de aniquilar bactérias resistentes a alguns antibióticos, alem de combater certos parasitas intestinais, sem se falar na conhecida propriedade protetora e estimuladora das defesas imunológicas.


Alho ajuda na dilatação dos vasos sanguineoas, melhorando o fluxo circulatório de forma geral.


É um forte aliado na prevenção e tratamentoi da hipertensão arterial (pressão alta), protegendo o organismo contra ataques cardíacos e derrame cerebral. Alho também atua inibindo a formação de placas nas artérias devido à prevenção na oxidação da fração LDL do colesterol.


Alem disso, tanto o alho quanto a cebola também tem um papel importante no aumento da proteção contra cinco tipos frequentes de câncer, tais como das mamas, intestino grosso, ovários, próstata e esôfago.


A alicina tem sido mais estudada e considerada ut il no tratamento do câncer de forma geral.


A melhor maneira de consumir o alho é utiliza-lo inteiro. Se você usar alho em pó ou em cápsulas, não obterá os benefícios do alho fresco que é rico nas substancias verdadeiramente protetoras.


Não posso deixar de mencionar que muitas pessoas são alérgicas ao alho e, por este motivo, devem evita-lo.


Para muitos estudiosos em nutrição, alho é um dos alimentos mais saudáveis que existem no nosso planeta.


Se voce quiser, use e abuse mas cuidado para não se expor ao hálito inevitável que seu consumo provoca e que pode comprometer sua vida social.


Fonte : site do Dr.Sérgio Vaismann


As dificuldades de superar uma doença

Modesta Trindade Theodoro
Professora aposentada e pedagoga - anarquia2007@uol.com.br

É bom saber que a doença de Parkinson não atrapalha, hoje, o ator Paulo José, como vimos na matéria "A vigorosa fase do ator Paulo José" (Magazine, 15.3). Ele ficou nove anos longe dos palcos, sinal de que a doença já o atrapalhou. Passou por inúmeros tratamentos que lhe têm permitido a convivência com a doença. No final do ano passado, fez uma cirurgia: implantou eletrodos no cérebro. Dizia-se "biônico".

Gasta-se muito para tudo isso. Não basta a vontade. Um trabalhador comum não poderia pagar por sessões de hidroterapia, fonoaudiologia e psicoterapia. Um parkinsoniano comum não consegue trabalhar oito horas por dia e enfrentar mais algumas horas dentro de um ônibus. Há muitas limitações, e creio que a falta de dinheiro é a maior para quaisquer doenças.

O tipo de profissão também representa um entrave. O ator é, realmente, um exemplo de perseverança, mas ele não é um comerciário, um operário da construção, tampouco um professor.

Ouvi, há tempos, Jorge Amado em um congresso. Comprei o livro "A morte e a morte de Quincas Berro D’Água". No momento do autógrafo, ele falou: "Ah! Escolheu o defunto debochado!". Ao ler a matéria em O TEMPO, lembrei-me do fato. Se Paulo José conseguiu fazer o papel do defunto anárquico, deve estar realmente bem. A tremedeira habitual não permitiria tal posição. Difícil não se abater quando os músculos enrijecem. Mas é possível brincar e pensar em outras coisas.

Fonte : O Tempo Online

BOM DIA!!!


Paciência

O Homem perguntou ao Trabalho:
- Qual o elemento mais resistente que encontraste,

observando a Natureza ?

- A pedra, respondeu o Trabalho.
A água, que corria brandamente em derredor, escutou o que se dizia e, em silêncio, descobriu um meio de pingar sobre a pedra e, com algum tempo, abriu-lhe grande brecha, através da qual a água passava de um lado para outro.

O Homem anotou o acontecido e indagou da água sobre o instrumento que ela usara para realizar aquele prodígio. A água humilde, responde simplesmente:
- Foi a paciência !!!

Francisco Cândido Xavier