Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Qual a diferença entre leite de vaca, de cabra e de soja? | HypeScience

Tecnicamente, o leite é a secreção da glândula mamária nas fêmeas dos mamíferos, mas também chamamos de “leite” o produto obtido com alguns vegetais, como soja, arroz, batata, e amêndoas.
Cada leite tem sua vantagem, e também suas desvantagens. Considerando os componentes mais importantes, como lactose, cálcio, colesterol e gordura, vejamos qual o ponto forte e fraco de cada tipo de leite.

Leite de vaca

O leite de vaca é o mais rico em lactose, um açúcar que é também o que o torna indigesto para quem tem intolerância à lactose. Na verdade, a capacidade de digerir lactose na idade adulta é resultado de uma mutação genética – os mamíferos em geral perdem esta capacidade ao deixar para trás a infância.
Além da lactose, o leite de vaca é rico em gordura. Não é o mais rico em gordura, mas a gordura que tem é de cadeia longa, tornando-o de digestão mais difícil. Além disso, quando refrigerado, a gordura costuma separar-se do leite. Mas com opções de leite com 1%, 2% e sem gordura à disposição, não há por que evitar o leite de vaca por causa da gordura.
Em relação a proteínas, o leite de vaca tem os maiores níveis, e também o que se chama de “proteína completa”, ou seja, tudo que o corpo precisa para absorver aminoácidos e transformá-los em proteínas. Além disso, ele tem os maiores níveis de cálcio, e a maior quantidade de vitamina B.
No quesito sabor, há uma diferença que se percebe à medida que se retira a gordura. A textura também muda. Geralmente, o leite integral é considerado o mais saboroso.

Leite de cabra

O leite de cabra tem menos lactose que o leite de vaca, e muita gente o prefere, bem como seus subprodutos, como queijo e iogurte. Ele também tem mais gordura que o leite de vaca, mas é uma gordura de cadeia menor, mais fácil de digerir, o que também faz com que o leite não se separe da nata quando armazenado no refrigerador.
Em se tratando de vitaminas, o leite de cabra é rico em vitamina A, em uma forma que pode ser aproveitada imediatamente, sem precisar passar por alguma transformação química para ser usada pelo corpo humano.
O colesterol do leite de cabra também é mais baixo que o do leite de vaca, e em uma forma que também é mais prontamente absorvida pelo corpo humano. É também rico em cálcio, ficando logo atrás do leite de vaca neste quesito.
Algumas pessoas não gostam do sabor do leite de cabra, uma mistura de doce com salgado, e do seu odor.

Leite de soja...

Fonte : Qual a diferença entre leite de vaca, de cabra e de soja? | HypeScience

HOJE É DIA DE BATE PAPO!!!


ONDE? NO CHAT DO AMIGOGAMP.
 É MUITO FACIL PARTICIPAR CLIC AQUI

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS, FELIZ INICIO DE SEMANA - Comece o seu dia assim ...