Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Novo método para identificação de antibiótic... » Isaúde

Biólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram um método revolucionário para a identificação e caracterização de antibióticos. A novidade aparece como maior esperança na luta contra as superbactérias.
Os pesquisadores desenvolveram método para realizar uma espécie de "autópsia" em células bacterianas. A descoberta pode fornecer uma poderosa ferramenta para a identificação de compostos que matam as bactérias, além de determinar como eles funcionam.
Algumas bactérias desenvolveram resistência a todas as classes de antibióticos conhecidos e, quando estas bactérias resistentes a múltiplas drogas causam uma infecção, elas são praticamente impossíveis de serem combatidas," disse Joseph Pogliano, líder da pesquisa.
Segundo os pesquisadores, é fácil identificar as milhares de moléculas capazes de matar bactérias, a parte mais difícil é escolher as moléculas que têm maior probabilidade de "vencer a batalha", e usar estas moléculas para desenvolvimento de drogas. Uma peça-chave para essa escolha é o conhecimento de como a droga funciona, mas esta é uma informação tradicionalmente difícil de obter, demandando meses de trabalho intenso.

'Blitz de saúde' pode retardar o envelhecimento celular, diz estudo - Notícias - R7 Saúde

Cientistas de uma universidade americana descobriram que uma mudança completa de estilo de vida pode reverter o envelhecimento das células. Eles encontraram indícios de que uma rotina rígida de exercícios físicos, dieta e meditação podem reduzir o ritmo de envelhecimento celular.
A descoberta foi feita por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado na revista científica Lancet Oncology. Os cientistas afirmaram, contudo, que as conclusões ainda não são definitivas.
A pesquisa avaliou 35 homens com câncer de próstata. Aqueles que mudaram seu estilo de vida apresentaram células mais novas em termos genéticos.
Fonte : Blitz de saúde' pode retardar o envelhecimento celular, diz estudo - Notícias - R7 Saúde

Rio tem casos de superbactéria que anula o efeito de antibióticos - vida - saude - Estadão

O Rio registrou os primeiros casos de contaminação por bactérias modificadas pelo gene NDM-1. Essas superbactérias anulam os efeitos de antibióticos, inclusive aqueles que são mais utilizados para combater infecções por micro-organismos multirresistentes. Os casos foram registrados na pediatria do HemoRio, instituição de referência para tratamento de pacientes com doenças do sangue, e em hospitais de Campos dos Goytacazes, no norte Fluminense, e em Duque de Caxias, na Baixada. Nenhum paciente morreu. Foi o segundo Estado do País a identificar a superbactéria. O Rio Grande do Sul teve cinco casos divulgados em maio.
A primeira pessoa do Rio de Janeiro a ser identificada com a superbactéria foi uma menina, que trata uma leucemia no HemoRio. Ela já havia recebido alta, depois de um mês de internação, e foi encaminhada para colocação de um cateter no Hospital da Criança. Lá, foi submetida ao exame de rotina para identificar possível infecção. O resultado deu positivo.
A menina não chegou a desenvolver a infecção. O hospital procurou outras crianças que entraram em contato com a paciente. Também fechou leitos para permitir o isolamento daqueles que estavam internados e a desinfecção das enfermarias. Ainda há pacientes em isolamento, mas não foram diagnosticados novos casos.
O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, esclareceu que nenhum dos pacientes identificados no Rio adoeceu. "Não foram casos de infecção. As pessoas foram colonizadas pela bactéria com mecanismo de resistência mais amplo. Não há indicação para interromper a rotina do funcionamento dos hospitais", afirmou Chieppe. Ele ressaltou que foram colocados em ação planos para conter a infecção, com intensificação da limpeza de ambientes.
O infectologista Alberto Chebabo, chefe do serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a infecção por superbactéria pode ser grave para pacientes com baixa imunidade, que estão em longas internações. "A bactéria se torna resistente a vários antibióticos. São poucas as opções de tratamento". Ele ressalta que o controle é muito difícil. "É importante evitar a superlotação, melhorar a higienização das mãos e a vigilância de bactérias. Agora vamos ter que saber se ela vai se adaptar e ficar permanentemente no Brasil, se vai se espalhar ou se serão casos esporádicos".

Fonte : Rio tem casos de superbactéria que anula o efeito de antibióticos - vida - saude - Estadão

RAPIDINHA!!!

PASSE PELO BLOG E VEJA O QUE FALAMOS ONTEM PELO CHAT SEMANAL DO AMIGOGAMP:


BOM DIA AMIGOS E AMIGAS - O PODER DO PENSAMENTO!!!