Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sespa apoia evento sobre a doença de Parkinson


Integrantes da Coordenação Estadual de Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) participaram nesta quinta-feira, 11, de um bate-papo sobre a doença de Parkinson, promovido pela Clínica de Reabilitação Neurológica e Geriátrica, Reage. O evento reuniu familiares e portadores da doença de Parkinson, além de profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. A iniciativa marca o Dia Mundial de Parkinson lembrado hoje.
Com o tema “A Importância da Reabilitação na Doença de Parkinson”, o encontro debateu assuntos de importância como a orientação e tratamento de reabilitação que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. As palestras foram ministradas pela fisioterapeuta, Érika Grunvald, pela fonoaudióloga, Katarina Cavalcante, e pela terapeuta ocupacional Kelly Pinheiro.    
Para o presidente da Associação dos Parkinsonianos no Pará, Paulo Moraes, conviver com a doença é lutar a cada dia pela melhora da qualidade de vida. Ele disse que no início não deu importância ao primeiro diagnóstico. Mesmo tomando os medicamentos indicados, ele acreditava que ainda poderia reverter o caso. “Resolvi procurar outro médico que confirmou a doença. Fiquei muito abalado, mas não tive outra opção se não encarar e lutar contra a doença,” afirmou.
Érika Grunvald informou que além da medicação, é fundamental o tratamento por meio da reabilitação com acompanhamento de fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e o psicólogo. “A doença de Parkinson ainda não ter cura, mas a qualidade de vida do paciente pode melhorar bastante se tratado de forma correta,” destacou.
Segundo a assistente social da coordenação estadual de Saúde do Idoso, Valdinéa Almeida, no Pará, 10 tipos de medicamentos contra a doença de Parkinson são distribuídos gratuitamente através do Programa de Medicamentos Excepcionais, uma parceira do Ministério da Saúde com a Sespa, que é custeado com recursos do Governo Estadual e da União.

Fonte :Sespa apoia evento sobre a doença de Parkinson

» Viva bem com Parkinson Razões para Acreditar

Ontem, dia 11 de abril, foi o dia Mundial de Parkinson, e recebi esse incrível vídeo mostrando que a relação que temos com nossos pais, tem que ser mantida, mesmo que haja caso de Parkinson na família, afinal, temos que retribuir um pouco o carinho e dedicação que recebemos a vida toda:

Fonte :» Viva bem com Parkinson Razões para Acreditar

BOA TARDE AMIGOS, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!

Plano de vôo
Boas famílias - até mesmo as melhores - ficam fora da rota 90 por cento do tempo! O segredo é que elas têm um senso de destinação. Conhecem a "trilha". E estão sempre corrigindo o curso, de novo e de novo.
É como o vôo de um avião. Antes da decolagem, os pilotos examinam o plano do vôo. Por isso, sabem exatamente aonde vão e iniciam os procedimentos em conformidade com esse plano.

Contudo, durante a viagem, o vento, a chuva, a turbulência, o tráfego aéreo, erros humanos e outros fatores interferem no plano, impulsionando ligeiramente a aeronave em direções diferentes, de modo que na maior parte do tempo o avião fica fora da rota de vôo prescrita!

Ao longo de toda a jornada, ocorrem pequenos desvios em relação ao plano de vôo. Condições climáticas adversas ou um tráfego aéreo especialmente pesado causam desvios maiores. Se não acontecer nada muito grave, o avião chegará ao seu destino.
Mas como isso é possível? Durante o vôo, os pilotos recebem constantes feedbacks. São comunicações dos instrumentos sobre o meio ambiente, informações das torres de controle, de outras aeronaves e às vezes até das estrelas.

E, com base nesses feedbacks, fazem os ajustes necessários para, de tempos em tempos retornar, ao plano de vôo.
A esperança não jaz nos desvios, mas na visão, no plano e na habilidade de corrigir o curso.
O vôo desse avião constitui a metáfora ideal para a vida familiar. Não faz nenhuma diferença se a nossa família saiu da rota ou mesmo está enredada em problemas.

A esperança se encontra na visão, no plano e na coragem de continuar corrigindo o curso de novo e de novo.
O segredo é ter uma destinação, um plano de vôo e uma bússola.

Stephen R. Covey