Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

‘Biópsia líquida’ permite detectar câncer por exame de sangue - Herton Escobar - Estadao.com.br

Num futuro não muito distante, pacientes com câncer poderão monitorar a progressão (ou regressão) de sua doença por meio de exames rotineiros de sangue, sem a necessidade de biópsias invasivas ou exames complexos de imagem.

E quem sabe, num futuro um pouco mais distante, será possível, por essa mesma técnica, fazer o diagnóstico precoce de novos casos de câncer, antes mesmo de o tumor se tornar visível ou palpável por qualquer exame tradicional.
É o que indicam dois trabalhos publicados na edição desta semana da revista Science Translational Medicine, que atestam a eficácia do uso de DNA tumoral circulante (ctDNA, em inglês) como marcador sanguíneo para o diagnóstico e monitoramento de vários tipos de câncer.
Eles mostram que é possível, por meio da análise de fragmentos de DNA das células tumorais que “vazam” para a corrente sanguínea, identificar características genéticas do tumor e monitorar a evolução da doença no decorrer do tratamento – para detectar, por exemplo, a ocorrência de metástase (quando células do tumor primário se espalham para outros órgãos) ou o surgimento de mutações importantes para o direcionamento da terapia (por exemplo, mutações que tornam o tumor mais agressivo ou resistente a determinadas drogas) .
Tudo isso por meio de exames de DNA no sangue, que os cientistas apelidaram de “biópsia líquida”.
A ideia não é nova; já vem sendo testada há alguns anos por vários laboratórios ao redor do mundo. O que os novos trabalhos trazem uma é mais uma “prova de conceito” contundente do seu potencial para aplicações práticas na medicina. A principal vantagem seria a possibilidade de monitorar continuamente a doença por meio de um método relativamente simples, rápido e não invasivo – muito mais prático do que a realização de biópsias “sólidas” de tumores (que muitas vezes estão em locais de difícil acesso no corpo) e muito mais preciso e informativo do que o monitoramento de outros marcadores moleculares, como o PSA, relacionado ao câncer de próstata.

Fonte : ‘Biópsia líquida’ permite detectar câncer por exame de sangue - Herton Escobar - Estadao.com.br

O doença de Alzheimer e outras demências entre as mulheres - SINAPSES - VIVA COM MAIS SAÚDE

A prevalência de demência aumenta exponencialmente com a idade. Porém, alguns estudos observam que, após os 90 anos, tende a diminuir. Há fundamento no conceito bastante difundido entre a população, de que quanto mais ativo o cérebro, menores serão as características de envelhecimento? Sim, a atividade cognitiva é sempre benéfica e jamais sobrecarregará o cérebro. Ela mantém a neurogênese no hipocampo e é responsável pela manutenção e aumento de sinapses nas regiões corticais. 
Há medidas preventivas eficazes e como devem ser adotadas? Sabe-se que o exercício físico e a atividade cognitiva são benéficos ao cérebro e à cognição em qualquer idade. Mesmo indivíduos idosos, que começam mais tardiamente estas atividades, apresentam benefícios. A dieta do tipo mediterrânea (rica em cereais, azeite, peixes, legumes, verduras e frutas) parece ter ação protetora também, bem como o consumo leve de bebidas alcoólicas, principalmente, vinho tinto. Outro ponto importante é o controle de fatores de risco para doenças vasculares, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e tabagismo, principalmente. 

Quais os principais diagnósticos diferenciais? O comprometimento cognitivo deve ser investigado com exames de imagem (tomografia ou ressonância magnética) e laboratoriais (hemograma, função hepática e renal, cálcio, função tireoidiana, dosagem de vitamina B12 e de ácido fólico e sorologia para sífilis) para afastar causas potencialmente tratáveis e reversíveis. Dependendo das funções cognitivas e/ou comportamentais acometidas, o diagnóstico diferencial pode ser com Doença de Alzheimer, demência com corpos de Lewy, demência vascular, demência frontotemporal, entre outras. 


Fonte : O doença de Alzheimer e outras demências entre as mulheres - SINAPSES - VIVA COM MAIS SAÚDE

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS - Jesus e os dias de hoje!!!