Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 20 de junho de 2012

MINUTO DE SABEDORIA!!!

Se tivermos aprendido a disciplinar nosso espírito, a ficar satisfeito com o que possuímos, a viver em paz com os outros e com nós mesmos, seremos felizes, mesmo se perdermos nossas riquezas e se nossas condições de vida se degradarem. 
Dalai Lama

Porta Curtas

O que acontece quando um índio vai à cidade pela primeira vez? Entre novas descobertas e armadilhas urbanas, encontra-se em um jogo constante entre cidade e natureza, símbolos do progresso e da tradição que representam duas das mais belas fortalezas com as quais o homem ainda batalha diariamente para descobrir como lidar. (...) segue

Tupi or not tupi?

Fonte :Porta Curtas

MORRE WILLIAM KNOWLES NOBEL DE QUÍMICA DE 2001


As descobertas de Knowles de Barry Sharpless e Ryoji Noyori tornaram possível a fabricação de um dos principais medicamentos contra o Parkinson.

Características do Abacate | Qualidade de Vida

A polpa de um abacate maduro, além de uma boa fonte de potássio, é rica em vitamina E e contém quantidades razoáveis de vitamina B6, vitamina C, riboflavina e manganês. As vitaminas C e E, ambas ANTIOXIDANTES, podem ajudar a evitar os efeitos nocivos dos radicais livres, que poderão conduzir a certos tipos de cancro. 
O potássio ajuda a controlar a tensão arterial, a manter o ritmo cardíaco regular e o equilíbrio do sistema nervoso. A vitamina B6 é importante para o funcionamento normal do sistema nervoso. Um nível baixo de vitamina B6 pode estar associado a enjoos matinais. Tal como o azeite, o abacate tem um alto teor de ácidos gordos monoinsaturados, que, pensa-se, reduzem os níveis de colesterol no sangue. (...) segue

Fonte : Características do Abacate | Qualidade de Vida
Continuação...

TRAVADA NO ANDAR DO PARKINSONIANO  É SOMATIZAÇÃO

Como havia afirmado, o processo de andar e consequente  travamento das pernas pelo enrijecimento muscular é consequência da Somatização. Existem métodos utilizados por fisioterapeutas que ajudam a diminuir esse processo, mas como nada é perfeito, esses  métodos valem para alguns e para outros não. Isso ocorre devido a situação emocional de cada um. Uns não conseguem manter a calma outros conseguem amenizar o sintoma da somatização através da mudança no pensamento direcionando sua atenção para outras coisas.
No meu caso utilizo o processo respiratório.
Funciona da seguinte forma:
- Quando começo a travar, minha respiração diminui muito chegando até a quase não inspirar o oxigênio e isso aumenta a rigidez. Minha esposa e meus filhos me dizem para respirar. Isso provocou em mim uma consciência sobre o travamento.
Quando fazemos alongamento um requisito básico é a respiração, pois é através dela que a musculatura se solta. A respiração permite alongar muito mais, já que além de relaxar a musculatura a dor diminui muito. Quanto mais inspiramos mais relaxamos soltando as pernas. Mas só isso não basta, é necessário retomar o ponto de equilíbrio colocando os calcanhares no chão e a partir daí iniciar os movimentos levantando as pontas dos pés. A tendência natural do travamento é andar com as pontas dos pés, e isso fica quase que impossível, já que quanto mais se contrai mais pressão no chão exercemos com os dedos dos pés e aí o corpo vai e as pernas ficam. A queda é inevitável...
Outra maneira de minimizar o travamento é andar como se estivéssemos subindo uma escada.
Se utilizarmos a respiração e andar como se sobe uma escada fica muito mais fácil sair do lugar.
Até a próxima!
Grande e afetuoso abraço e um beijo em vossos corações.
Humberto (PK-13)

Pesquisa comprova benefício da bengala para artrose de joelho | Agência FAPESP :: Especiais

Fonte : Pesquisa comprova benefício da bengala para artrose de joelho | Agência FAPESP :: Especiais

Doença de Parkinson - Informações ao cuidador

Ao longo do tempo, temos visto que a vida humana cada vez tem sido mais prolongada, não somente em conseqüência dos progressos científicos, mas também das transformações sócio-econômicas que proporcionaram uma melhoria geral da qualidade de vida das pessoas
Porém, este aumento da longevidade nem sempre é sinônimo de uma vida funcional, independente e sem problemas de saúde. Pelo contrário, o número de indivíduos com perda de autonomia, invalidez e dependência não pára de aumentar, devido à maior prevalência de doenças crônicas e incapacitantes. Cuidar é então, por natureza, um ato inerente à condição humana, uma vez que progressivamente vamos sendo alvo de cuidados ou prestadores dos mesmos. Neste contexto, torna-se cada vez mais necessário um apoio consistente aqueles que necessitam, quer por parte dos profissionais de saúde, quer por parte de seus familiares. (...)segue


Fonte : Doença de Parkinson - Informações ao cuidador

Notícias - Associação genética ligada à calvície possui relação com doença de Parkinson » Isaúde

Usando dados de uma plataforma de pesquisa on-line - 23andMe - pesquisadores dos Estados Unidos descobriram seis novas associações genéticas ligadas ao início precoce da calvície de padrão masculino e uma delas demonstrou também está ligada à doença de Parkinson.
O projeto, liderado por Brent Richards, da Universidade McGill, combinou dados genômicos de associação de sete grupos, comparando os homens com início precoce da calvície, com homens mais velhos que experimentaram pouca ou nenhuma queda de cabelo. Usuários da plataforma 23andMe representaram mais da metade dos casos analisados no estudo. A análise combinada foi capaz de identificar seis novos "locus" associados com a calvície de início precoce, além de replicação de dois "locus" previamente conhecidos.(...) segue

Fonte :Notícias - Associação genética ligada à calvície possui relação com doença de Parkinson » Isaúde

Chá pode aumentar risco de câncer de próstata, indica pesquisa - vida - saude - Estadão

Fonte : Chá pode aumentar risco de câncer de próstata, indica pesquisa - vida - saude - Estadão

Novas drogas sintéticas induzem usuário a agressão extrema - vida - saude - Estadão

As autoridades quase não desconfiavam que no sul da Flórida (EUA) se consome drogas sintéticas que induzem o usuário a cometer atos de agressão extrema até que policiais observaram o que faziam dezenas de estudantes em um posto de gasolina da região.

No estabelecimento, os jovens vendiam legalmente envelopes com incenso de ervas (maconha sintética) que, junto à "sais de banho", são uma nova geração de drogas que aparentemente tiveram influência nos chamados casos de "canibalismo" de Miami.
(...) segue
 

Fonte :Novas drogas sintéticas induzem usuário a agressão extrema - vida - saude - Estadão

Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente

Cazuza que nos perdoe, mas parece que a ideia de que “o tempo não para” pode estar com os dias contados. Segundo teoria desenvolvida por pesquisadores da Universidade do País Basco e da Universidade de Salamanca (Espanha), o tempo está gradualmente desacelerando e, algum dia, irá simplesmente parar.
Ao observar supernovas distantes (estrelas que “explodiram”), astrônomos perceberam que as partículas que elas emitem parecem se mover mais rápido do que as daquelas que estão mais próximas de nós. Alguns acreditam que esse fenômeno é explicado pela “energia escura” – uma espécie de força gravitacional.(...) segue
 
Fonte : Cientistas preveem que o tempo irá parar completamente

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!






Fale de seus sentimentos 
 
Se não quiser adoecer - "fale de seus sentimentos". Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna.

Com o tempo, a repressão dos sentimentos, a mágoa, a tristeza, a decepção degenera até em câncer.  Então, vamos confidenciar, desabafar, partilhar nossa intimidade, nossos desejos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e poderosa terapia.

Se não quiser adoecer - "tome decisão". A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.

A história humana é feita de decisões. Para decidir, é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - "busque soluções". Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.

Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.

Se não quiser adoecer - "não viva sempre triste".  O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

Se não quiser adoecer - "não viva de aparências".  Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de estar bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc. Está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.

Se não quiser adoecer - "aceite-se". A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
(Dráuzio Varella )