Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estudo revela beija-flor de 22 milhões de anos de história que continua a evoluir e produzir novas espécies

Enquanto alguns param para admirar os beija-flores e captar imagens incríveis de seu voo em câmera superlenta, outros param para estudá-lo. E o resultado desses muitos estudos revelam que esses animais vão além do que os olhos podem ver.
Com uma história complicada espalhada por milhões de anos, eles continuam a evoluir até hoje, produzindo várias novas e diversificadas espécies. Como parte de um novo estudo, os pesquisadores construíram uma nova árvore genealógica para o beija-flor, usando informações genéticas de 451 aves de 284 espécies de beija-flores e seus parentes mais próximos.
Após analisarem os dados que tinham em mãos, descobriram que a pequena criatura que é dona do coração mais rápido do planeta se originou na Eurásia, cerca de 42 milhões de anos antes de se espalhar pela América do Sul, o que aconteceu há cerca de 22 milhões de anos. O pássaro, em seguida, se espalhou rapidamente por todo o continente sul-americano, evoluiu para desenvolver cores iridescentes (que refletem as cores do arco-íris) e, posteriormente, mudou-se para o norte para ocupar a região do Caribe e a América do Norte.
Segundo os pesquisadores, depois de atingir a América do Sul, os beija-flores se espalharam rapidamente e evoluíram novas espécies representadas por nove grupos distintos.
“Nosso estudo fornece uma imagem muito mais clara sobre como e quando os beija-flores passaram a ser distribuídos onde estão hoje”, explicou Jimmy McGuire, professor associado da UC Berkeley e principal autor do estudo. “Nós não estamos nem perto de determinar o número máximo de espécies de beija-flor. Se os seres humanos não estivessem por perto, eles simplesmente continuariam em sua maneira alegre, evoluindo novas espécies ao longo do tempo”, completou.
Fonte :Estudo revela beija-flor de 22 milhões de anos de história que continua a evoluir e produzir novas espécies

10 histórias estranhas sobre o cérebro humano

O cérebro humano é um órgão incrível. É o que nos diferencia dos outros animais, nos ajuda a resolver problemas complexos e nos torna o que somos. Ao mesmo tempo, é uma protuberância extremamente misteriosa de matéria cinzenta que pode sobreviver aos acidentes mais loucos, desvendar segredos do universo e protagonizar histórias estranhas para encher um livro inteiro. Veja:
  • Encontradas surpreendentes diferenças entre a conectividade dos cérebros masculino e feminino
  • 10. Cérebro absolvido
  • Depois de escapar de uma prisão no Arizona (EUA), John McCluskey matou um casal de idosos, queimou seus corpos, e roubou seu caminhão. Eventualmente, McCluskey foi recapturado, julgado e considerado culpado de assassinato. No entanto, a fase de sentença não foi assim tão simples. A equipe de defesa de McCluskey empregou uma estratégia única que deixou os jurados incertos do que fazer. Os advogados apresentaram imagens do cérebro de McCluskey, que mostravam 10 áreas estranhamente inativas. Por outro lado, 17 áreas trabalhavam horas extras.
    Por exemplo, a sua amígdala não podia interpretar corretamente sinais de perigo, e muitas vezes enviava “falsos alarmes” para o resto do cérebro, levando-o a agir impulsivamente. Normalmente, o lobo frontal mantém as tendências da amígdala sob controle, mas o de McCluskey era deformado e defeituoso, permitindo que seus impulsos selvagens persistissem. Os advogados de defesa também observaram que seu cerebelo havia sido danificado por um acidente vascular cerebral, que por sua vez afetou sua capacidade de fazer planos. Basicamente, ele era uma vítima de má biologia e incapaz de cometer assassinatos premeditados e controlar seus impulsos.

BOM DIA AMIGOS DO BLOG - Chico Xavier 1972 - Vídeo Inédito!!!