Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Doença de Parkinson pode ser detectada pela voz

Um mecanismo com base em análise de voz e da articulação da fala está sendo desenvolvido para o diagnóstico da doença de Parkinson, condição degenerativa marcada por rigidez muscular, tremores e perda de equilíbrio.

A técnica não invasiva, precisa e barata, que requer apenas que o paciente leia sentenças simples, teve bons resultados em testes clínicos, realizado por pesquisadores da Universidade de Haifa, em Israel, com o sistema diferenciando claramente um grupo de pessoas com a doença.

A nova técnica poderia ajudar em diagnósticos precoces, ao identificar mudanças nos músculos que controlam a voz e a fala que antecedem os sintomas.

Atualmente, o diagnóstico da doença é baseado em seus sintomas, fazendo com que, muitas vezes, ela seja descoberta já em estágios avançados, quando a maioria dos neurônios já está danificada em áreas do cérebro associadas à coordenação motora.

Fonte: Jornal Correio do Brasil

Aluminio, tão útil quanto letal para o ser humano, cuidado.

O cabelo está caindo, desconfie do alumínio...

Este metal, quando em excesso no organismo, provoca grande oleosidade no couro cabeludo e vai sufocar a raiz dos cabelos. Usar xampus contra a oleosidade ajuda, mas se você não eliminar a causa, vai perder muito cabelo. Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de dormências ou formigamentos quando se fica na mesma posição (com as pernas cruzadas, por exemplo).

Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro, causando o mal de Alzheimer (esclerose mental precoce) e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo a osteoporose. Esse cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais.... E também vai para dentro das suas artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacas (infarto), cerebrais (trombose).

Para o Dr. Mauro Tarandach, da Sociedade Brasileira de Pediatria, graças ao avanço da biologia molecular no que tange ao papel dos oligoelementos na fisiologia e na patologia, está bem claro o papel do alumínio nas doenças da infância. Os sintomas clínicos da intoxicação por alumínio nas crianças, além da hiperatividade e da
indisciplina, são muitos: anemia microcítica hipocrômica refratária ao tratamento com ferro, alterações ósseas e renais, anorexia e até psicoses, o que se agrava com a continuidade da intoxicação.

Atualmente se utiliza a biorressonância para avaliar o nível do alumínio e outros metais. O método é muito menos dispendioso, podendo ser utilizado no consultório ou na casa do paciente.

E de onde vem o alumínio para o organismo? Das panelas de alumínio, por exemplo, que vêm sendo proibidas em muitos países do mundo. Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode usar essas panelas devido à proibição do governo italiano. É que as panelas de alumínio contaminam a comida intensamente. Para você ter uma idéia: - pesquisa da Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido.

Isso só ao preparar a comida. Se a comida ficar guardada na panela por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quintuplicar. Viu por que vale a pena trocar de panelas? Mas não é só.

Sabe as latinhas de refrigerantes e cervejas, hoje tão difundidas no Brasil? Pesquisa do Departamento de Química da PUC demonstrou que elas NÃO SÃO fabricadas de acordo com os padrões internacionais. Em conseqüência, seu refrigerante predileto pode conter quase 600 vezes mais alumínio do que se estivesse na garrafa.

E, além do alumínio, foram demonstrados pelo mesmo estudo mais 12 outros metais altamente perigosos para a saúde nessas latinhas, como o manganês, que causa o mal de Parkinson, o cádmio, que causa psicoses, o chumbo, que é tão encontrado no organismo de muitos assassinos, e outros. Prefira as garrafas!

Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é mais pesado do que o magnésio) e já foi muito caro. Naquela época, Napoleão III, imperador da França, pagou 150 mil libras esterlinas por um jogo de talheres de alumínio.

Esse metal tem espantosa versatilidade, sendo utilizado em muitas ligas metálicas. Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em panelas, embalagens aluminizadas, latas de refrigerantes e cervejas, antiácidos e desodorantes antitranspirantes, assim como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem. Nestes, pode causar paralisia dos membros posteriores, o que leva ao sacrifício precoce dos animais.

Em suma, o alumínio é muito útil... porém letal.

Fonte: inconstitucionalissimamente atento

Carta da Terra 2010 TV SPOT: Portuguese 60"

JARDIM ABP




JARDIM DA ABP

ESTE LINDO BEIJA-FLOR, JÁ NÃO É SOMENTE UM ILUSTRE VISITANTE NA ABP, É UM FREQUENTADOR DIÁRIO DE UM CANTINHO ESPECIAL, IDEALIZADO E CULTIVADO POR NOSSO QUERIDO PRESIDENTE SRº SAMUEL GROSSMAM.
UM AGRADÁVEL JARDIM, QUE NEM TODOS OS FREQUENTADORES CONHECEM.
ONDE É POSSÍVEL COM SENSIBILIDADE SENTIR UMA VERDADEIRA PAZ QUE VEM DE DEUS.
OLHANDO ESTE PEQUENO PÁSSARO DE PERTO, PODEMOS OBSERVAR A SUA BELEZA, QUE É UM SÍMBOLO DA ASSOCIAÇÃO, E DÁ TÍTULO AO NOME DA REVISTA PUBLICADA ANUALMENTE PELA ASSOCIAÇÃO. A REVISTA " BEIJA-FLOR.

Hospital espanhol diz que fará 1º transplante de pernas do mundo

Paciente teve as pernas amputadas e desenvolveu intolerância a próteses.
Transplante duplo é técnica experimental; Pedro Cavadas vai liderar equipe.

Da EFE

O Hospital La Fe de Valência (Espanha) realizará o primeiro transplante de pernas do mundo após ter recebido a autorização da Organização Nacional de Transplantes (ONT), informou nesta quarta-feira (26) o Ministério da Saúde espanhol.

A decisão levou em conta o relatório propício do paciente, que teve as duas pernas amputadas e precisa de uma alternativa, pois não tolera as próteses.

O Hospital La Fe fará a cirurgia, ainda sem data determinada, em colaboração com o médico espanhol Pedro Cavadas, que vai liderar a equipe de cirurgiões. Os demais profissionais pertencem ao elenco do hospital valenciano.

O transplante duplo de pernas é uma técnica experimental, assim como os pioneiros transplantes de rosto e de mãos, já realizados pelo cirurgião espanhol.

Cada aval concedido é para um paciente concreto e, portanto, segundo o Ministério da Saúde, "o sinal verde de hoje não pode se estender nem a uma equipe nem a um hospital".

Quando for realizada essa cirurgia, a Espanha terá completado sete transplantes experimentais de tecidos compostos: três de mãos (Hospital La Fe de Valência), três de rosto (La Fe, Virgen del Rocío, de Sevilha, e Vall d'Hebron, de Barcelona) e um de pernas (La Fe).

Coquetel anti-HIV reduz em 92% transmissão do vírus, diz estudo

Foram testados 3.381 casais em que um parceiro tinha o vírus e outro não.
Pesquisa mostra que remédios também podem ser usados para prevenção.

France Presse

Pessoas com HIV reduziram o risco de transmitir o vírus da AIDS em 92% enquanto estavam tomando medicamentos antirretrovirais, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (27).

O estudo fornece a maior evidência de que drogas que tratam a síndrome da imunodeficiência adquirida podem também ser incorporadas em estratégias de luta contra o aumento dos casos de HIV.

Em um estudo publicado pelo jornal britânico "The Lancet", médicos recrutaram 3.381 casais heterossexuais em sete países africanos. Cada casal era "sorodiscordante", ou seja, com uma pessoa infectada com HIV e outra sem o vírus.

Drogas antirretrovirais foram dadas a 349 indivíduos infectados. Os outros que possuíam o vírus receberam um placebo. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

Justiça permite cirugia forçada em britânica com fobia de hospital

Médicos poderão sedá-la e operá-la à força para a retirada dos ovários e das trompas.

BBC

A Justiça britânica deu permissão ao sistema público de saúde para obrigar uma paciente de câncer que tem fobia de hospitais a passar por uma cirurgia.

Segundo o juiz responsável pelo caso, a paciente de 55 anos, identificada apenas pelas iniciais P.S., não tem a capacidade de tomar decisões sobre a sua própria sua saúde.

Os médicos alegavam que ela morreria se não tivesse seus ovários e suas trompas de Falópio removidos.

A mulher havia sido diagnosticada com câncer no útero no ano passado.

Segundo os médicos, o tumor de P.S. tem crescimento lento, mas pode se espalhar e matá-la se não for retirado.

Agulhas e hospitais

A mulher tem medo de agulhas e de hospitais, e se negou a comparecer às consultas marcadas para o tratamento.

Segundo o juiz do caso, ela tem "um funcionamento intelectual significativamente debilitado".

O magistrado disse que se ela não for convencida a seguir com o tratamento, os médicos poderão sedá-la para levá-la ao hospital e operá-la. Eles também poderão retê-la para o período pós-operatório.

"Apesar de a decisão ser incomum e poder envolver o uso da força, estou ainda assim impressionado com o cuidado e a análise dispendidos para garantir que P.S. receba um tratamento que ela claramente necessita e que é de seu interesse receber", afirmou o juiz.

As decisões desse tipo normalmente são mantidas em sigilo pela Justiça britânica, mas o juiz afirmou que decidiu torná-la pública para ajudar outros "que podem enfrentar um dilema parecido".

Fonte : G1 Mundo

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!



Você é forte

Você é forte quando pega sua mágoa e ensina a sorrir.

Você é corajoso quando supera seu temor e ajuda os outros a fazer o mesmo.

Você é feliz quando vê uma flor e se vê abençoado.

Você é amoroso quando sua própria dor não lhe faz cego à dor dos outros.

Você é sábio quando conhece os limites de sua sabedoria.

Você é verdadeiro quando admite que há vezes em que você se engana.

Você está vivo quando a esperança de amanhã significa mais a você do que o erro de ontem.

Você é livre quando têm o controle de si e não deseja controlar os outros.

Você é honrado quando descobre que sua honra é honrar os outros.

Você é generoso quando pode receber tão docemente quanto você pode dar.

Você é humilde quando você não sabe como pode ser humilhado.

Você é atencioso
quando me vê exatamente como sou e me trata exatamente como você é.

Você é misericordioso
quando perdoa nos outros as faltas que você condena em si mesmo.

Você é belo quando não precisa que um espelho lhe conte.

Você é rico quando nunca precisa mais do que o que você tem.

Você é você quando está em paz com quem você não é.

(Sergio Barros)