Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 4 de maio de 2009

CORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON









Como é sabido, além dos tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e desequilíbrio (sintomas básicos), a doença de Parkinson também pode afetar a fala e a voz.

Os problemas ocorrem devido à falta de coordenação e também pela redução do movimento dos músculos que controlam os órgãos responsáveis pela produção dos sons da fala.

Uma das formas de controle que proporcionam a melhora desse distúrbio (além do tratamento fonoaudiológico, que a partir de 1999 também éprestado pela entidade) é a utilização da voz para o canto.

Cumprindo mais um dos objetivos programados, a ABP criou seu próprio Coral, uma experiência inédita em todo o mundo. Assim, o resultado do trabalho da equipe de fonoaudiólogos da entidade agora pode ser medido por ouvidos agora embalados pelas vozes firmes e ritmadas do coral, formado por maioria de parkinsonianos e alguns familiares.

Depois de muitos ensaios e grande expectativa, o Coral fez sua apresentação oficial por ocasião da Festa da Primavera, ocorrida na sede social da entidade no mês de outubro de 1998. A partir daí, o grupo vem prestigiando todos os eventos sociais e comemorativos da Associação, tendo se apresentado também em duas ocasiões especiais, ambas no teatro da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

A primeira foi em outubro/2000, no encerramento solene do I Simpósio de Atualização no Tratamento e na Reabilitação da doença de Parkinson, e a segunda na solenidade de abertura do IV Simpósio Internacional do Centro de Estudos da Voz-CEV, em julho/2001, com a presença de mais de 500 fonoaudiólogos de várias partes do mundo. No início de 2002, foram iniciados os ensaios preparatórios para a gravação de um CD.

Se é verdade que quem canta seus males espanta, então os participantes do coral parecem ter encontrado a fórmula do equilíbrio emocional e da alegria de viver.
Quem chega à Associação nas tardes de quinta-feira, pode constatar, ao vivo, o resultado do esforço conjunto dos mais de 60 coralistas que participam dos ensaios semanais.

É impossível não se emocionar ao vê-los, reunidos, soltando a voz, incentivados pelo entusiasmo contagiante da regente Teresa Freitas, e da pianista Denise Divenutto. Para Teresa, cantar é um ato prazeroso, é uma atividade que todo ser humano pode realizar com maior ou menor técnica. No caso dos portadores do Parkinson, é um avanço importante, pois a maioria tem a emissão de voz comprometida pela rigidez muscular, que afeta os movimentos do rosto e, conseqüentemente, da fala.

Os exercícios de aquecimento melhoram a impostação e a respiração, além de ajudar na manutenção da articulação da voz. Um dos objetivos do coral é socializar, confraternizar. Todos os que conhecem esse trabalho o reputam como maravilhoso, pois são momentos de descontração para todos os que participam dessa atividade.

Ensaios:
Quintas-feiras às 15:45 hs, no Auditório da ABP

ALERGIA

NOSSO PROTESTO

Prezada Vereadora
Mara Cristina Gabrilli
Câmara Municipal de São Paulo
Excelência,

Suponho que Vossa Excelência tenha tomado conhecimento de D. Linamara Rizzo Battisllela, Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, estampada no jornal Folha e reproduzida abaixo. Naquela matéria a ilustre entrevistada afirma que é um "absurdo vender esperanças sobre células tronco"; acrescenta ela que "a pasta do governo de São Paulo não vai destinar nenhum centavo para estudos relativos às células tronco". A posição adotada por ela vai na contramão daquelas adotadas pelos mais avançados centros científicos mundiais. Ainda agora, o Presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, assinou um decreto revogando as medidas de seu antecessor, George W. Bush, e permitiu a concessão de verbas federais para as pesquisas com as referidas células. Além disso, parece que ela adota a linha de pensamento de alguns setores (por mais respeitável que sejam) da opinião pública, que foi derrotada em recente julgamento histórico do Supremo Tribunal Federal.
Considerando que Dona Linamara integra a atual Administração Pública deste Estado e da qual Vossa Excelência faz parte, serve a presente para solicitar sua intercessão junto a quem de direito para que seja revista a posição objeto da entrevista sob comentário.
Assim procedendo, Vossa Excelência estará vindo ao encontro da esperança de milhares de cidadãos residentes no Estado de São Paulo, portadores das mais variadas patologias e que se vêm privadas de seu bem supremo - a sua Saúde e que alimentam o sonho do alívio de seus sofrimentos.
Respeitosamente
Associação Brasil Parkinson
Samuel Grossmann - Presidente
"Acho um absurdo vender esperanças", diz secretária de SP sobre células-tronco
27/04/2009 - No comando da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que completou um ano em março, a médica Linamara Rizzo Battistella afirma que a pasta do governo de São Paulo não vai destinar nenhum centavo para estudos relativos às células-tronco. "Não entendo que esse seja o caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Temos de ter esperança, sempre, mas não ilusões."

Para secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é absurdo "vender esperanças". (...)

Folha - A secretaria auxilia no financiamento das pesquisas com células-tronco em andamento?

Battistella - Acho um absurdo vender esperanças. Sou absolutamente contra a forma como se coloca isso [as pesquisas] para o público. A ciência de boa qualidade consegue superar as barreiras sem perder de vista os limites éticos. Não entendo que esse seja o caminho mais rápido para melhorar a vida das pessoas com deficiência. Temos de ter esperança, sempre, mas não ilusões. Esse é um caminho que ainda não se mostrou viável na questão da lesão medular, da paraplegia. É preciso olhar para aquilo que a vida nos deu e viver com aquilo que temos. Cruzar os braços e ficar esperando o resultado de uma pesquisa enquanto a vida passa lá fora é um absurdo. Não podemos colocar as pessoas em uma situação de risco perdendo de vista o direito à vida. A secretaria não reservou nenhum recurso para esse tipo de pesquisa. Entendo que células-tronco têm resultado de sucesso para alguns tipos de câncer. Mas o grupo de pessoas que a secretaria representa precisa de outras linhas de pesquisa que o coloque dentro da sociedade. Fonte: Folha Online.

DECISOES

Todos os dias, o Universo te cobra decisões, todos os dias somos chamados a decidir por esse ou por aquele caminho, por essa ou aquela pessoa.

Temos em nossas mãos o nosso destino e muitas vezes não temos a noção do quanto é importante a nossa decisão em um momento que nos parece tão simples, como por exemplo o fato de querer ajudar alguém, nem sempre estamos preparados para ajudar e na maioria das vezes as pessoas não estão preparadas para receberem ajuda, pois quando estamos desesperados não queremos ajuda, queremos a salvação, não queremos que nos ensinem a pescar, queremos que nos tragam o peixe limpo e assado de preferência.

O que estou querendo é te fazer um pedido: preste mais atenção nas suas decisões, quando tiver vontade de dizer não, não diga sim, e quando quiser dizer sim, afirme com força, é melhor sofrer pela sinceridade do que chorar por se sentir usado, por ter que fazer coisas que não combinam com você.

Preste atenção em você e nas coisas que você precisa para ser feliz, é inútil ficar desejando tantas coisas legais e não correr atrás dos seus sonhos, por isso, esqueça a dor e a tristeza, saia e descubra que o mundo é tão grande, mas tão grande que mesmo o seu maior problema, se torna muito pequeno diante da sua força de realizar.

Acredite mais em você, na vida, em Deus e no poder de ajuda dos anjos.

(texto de Paulo Roberto Gaefke)


postado por graca souza 08:58

Fonte : Blogs Abril.com.br/Xulton



SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP
Grupo de Ajuda mútua em Parkinson






"MESMO COM PARKINSON, VOCÊ PODE ESTAR DE BEM COM A VIDA"

"VAMOS JUNTOS, FAZER DO PARKINSON COISA DO PASSADO"


1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h tema a ser abordado:
ASSOCIAÇÕES, COMO PARTICIPAR E PORQUE PARTICIPAR?

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia:

É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON.

PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI