Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma brilhante rotação do sol: vídeo

sol, como todos os corpos do sistema solar, apresenta rotação. Mais que isso: o próprio sol sofre modificações enquanto gira, variações que vão do sutil ao dramático. O vídeo acima é uma sequência de imagens, um “time-lapse”, usando fotos do Solar Dynamics Observatory (SDO, “Observatório de Dinâmica Solar”, em tradução livre), da NASA, mostrando as mudanças que ocorreram no sol durante o mês de janeiro.
O vídeo foi feito por Kevin Gill, e ele tem outras animações no seu site, Apoapsys.
A imagem maior, na esquerda, apresenta a cromosfera solar em luz ultravioleta, e a imagem menor, logo acima e à direita, mostra o sol em luz visível. As outras imagens apresentam as emissões de raio-X de átomos de ferro, um elemento relativamente raro, em diferentes alturas da corona, cada uma com um destaque em cores falsas para acentuar as diferenças.
O sol leva praticamente um mês para dar uma rotação completa, mas diferentes latitudes giram a diferentes velocidades — a rotação é mais rápida no equador.
Outra coisa que vemos logo no início do vídeo é uma região enorme e ativa de manchas solares. Entre as mudanças mais sutis, está uma na textura da superfície e na forma das regiões ativas. As mudanças mais dramáticas incluem numerosos flashes nas regiões ativas, e a dança das prominências solares visíveis na borda da estrela.
Fonte : Uma brilhante rotação do sol: vídeo

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS - Oração sobre a montanha!!!