Visualizações de página do mês passado

sábado, 12 de setembro de 2009

Envelhecimento e Nutrição

A melhor conduta “anti-envelhecimento” é a nutricional -

O processo do envelhecimento e como desacelera-lo tem sido frequente assunto nas imprensas leigas e científicas.Apesar de décadas de pesquisas, até agora, os cientistas não tem uma clara resposta do porque as pessoas envelhecerem.


De qualquer forma, a melhor maneira de “adiar” o envelhecimento em animais experimentais é com a restrição dietética, isto é, reduzindo o número de calorias na dieta sem diminuir a ingestão de nutrientes essenciais.Numerosos estudos mostram que a restrição calórica pode retardar a deterioração funcional assim como o aparecimento de processos degenerativos relacionados ao envelhecimento.


Recente pesquisa sugere que o efeito “anti-envelhecimento” da restrição alimentar é atribuído à redução do dano oxidativo às células e tecidos.Em outras palavras, reduzindo-se o número de calorias na dieta, consegue-se diminuir a formação dos radicais livres e seu potencial destrutivo sobre as células.


Sabemos que, apesar do oxigenio ser essencial à vida, pode também ser nocivo ao organismo atavés da formação de radicais fortemente reativos.Há grande evidências de que o dano oxidativo é um dos principais fatores causadores do envelhecimento.Sendo este o argumento, inibindo-se esse dano, imagina-se uma desaceleração no processo de envelhecer.Há, ainda, grandes evidências de que o uso de certos nutrientes ,tais como vit. E e C,carotenóides e selenio podem ajudar no controle desse processo prolongando a vida além de auxiliar na melhora da qualidade de vida.


Como continuamos na busca do “elixir da longa vida”, talvez devessemos atentar mais para o elixir que sempre esteve ao nosso alcance: frutas, verduras, legumes e cereais integrais.Uma dieta contendo esses elementos diàriamente é pobre em calorias e rica em nutrientes anti-oxidantes,podendo mostrar-se eficaz no processo anti-envelhecimento.


Fonte : Site Dr.Sérgio Vaisman

Defensoria recorre de decisões

Ricardo Melro reafirma que ações do órgão são embasadas em documentações necessárias

Ascom da Defensoria Pública de Alagoas

Em apenas um mês de existência, o Núcleo da Saúde da Defensoria Pública de Alagoas atendeu a mais de 350 pessoas que buscavam meios para garantir o acesso à saúde no Município de Maceió e no Estado. Desses números, 191 delas, que não houve solução extrajudicial, foram lançadas na justiça.

A busca por medicamentos tem sido a grande demanda. Foram propostas 103 ações para que o Município de Maceió e o Estado de Alagoas disponibilizassem remédios, dentre eles, pela grande procura, destacam-se os de combate ao câncer, hepatite, glaucoma, diabetes, mal de parkinson, trombose, doença pulmonar crônica (DPOC), entre outros.(...) segue

Fonte : gazetaweb.globo.com

BOM DIA! BOM DIA MESMO!



Enquanto durmir, não desistas de sonhar,
Enquanto sonhar, não desiatas de viver,
Enquanto viver, não desistas de tentar,
o ato de tentar, que te fará vencer!