Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cerca de 20% da população apresenta 'colesterol ruim' acima do ideal - Notícias - R7 Saúde

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 20% da população apresenta o colesterol LDL (colesterol ruim) acima do ideal. No Brasil, esse problema atinge de 12% a 15% da população, aproximadamente 22 milhões de pessoas.

O número é bastante significativo, já que níveis altos de colesterol aumentam o risco de desenvolver doenças coronarianas, que ocorrem quando há a obstrução dos vasos sanguíneos pelo acúmulo de gordura nas artérias.

Fonte : Cerca de 20% da população apresenta 'colesterol ruim' acima do ideal - Notícias - R7 Saúde

Folha de S.Paulo - Colunistas - Cláudia Collucci - A longevidade de Niemeyer e dona Canô - 26/12/2012

 O país perdeu neste mês seus centenários mais famosos: o arquiteto Oscar Niemeyer, no dia 5, e ontem, dia 25, dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Ele se foi aos 104 anos e ela, aos 105. 

Ainda que na história contemporânea haja casos mais extremos de longevidade, como o da francesa Jeanne Calment (1875-1997), que andou de bicicleta até os cem anos, caminhou sozinha até os 115 e bebeu um copo de vinho até a véspera de morrer, aos 122 anos, o fato de Niemeyer e dona Canô terem ultrapassado a barreira dos cem anos lúcidos e ativos sempre provocou fascinação em nós, brasileiros. 

E a pergunta que fazemos constantemente é: como chegar bem aos cem ou mais? A ciência já sabe que a genética responde só por 30% da longevidade. O resto depende de nós. Entram no pacote itens como dieta, exercícios, atitudes positivas e vida social. 

Na verdade, existem hoje vários grupos internacionais estudando comunidades de longevos extremos para tentar entender fatores que poderiam contribuir, em conjunto ou isoladamente, para uma vida mais longa e saudável. 

O que eles já sabem é que a longevidade extrema, acima de 110 anos, continuará sendo uma condição para bem poucos. No último levantamento, do ano passado, haviam apenas 70 supercentenários no mundo (65 mulheres e cinco homens). Outros 400 alegavam essa idade, mas não tinham documentos que a comprovassem.

Fonte : Folha de S.Paulo - Colunistas - Cláudia Collucci - A longevidade de Niemeyer e dona Canô - 26/12/2012

Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Hospital brasileiro testa prontuário digital que prevê piora do paciente - 27/12/2012

A troca dos prontuários hospitalares de papel para os arquivos digitais vai mudar mais do que o suporte no qual estão anotadas as informações dos pacientes.
Ferramentas desenvolvidas para analisar os dados contidos nesses arquivos podem ajudar os médicos a controlar a prescrição de remédios, a equacionar filas de pacientes para procedimentos em hospitais públicos e até a saber qual dos internados pode tem maior risco de piorar nas horas seguintes. 

O Hospital Santa Catarina de Blumenau (SC) vai começar a testar, a partir de fevereiro de 2013, um algoritmo usado em nove hospitais americanos para prever o prognóstico do paciente, saber quais têm mais chance de voltar a ser internados caso recebam alta e quais devem ser priorizados nas rondas dos médicos e enfermeiros. 

INDICADORES
De acordo com o cardiologista Luiz Haertel, diretor médico de um programa de prontuários eletrônicos usado no hospital, o algoritmo leva em conta resultados de exames como pressão, frequência cardíaca, hemogramas e testes de função renal, além de observações da enfermagem, como a aceitação do paciente à comida e o seu risco de queda.
 
Fonte : Folha de S.Paulo - Equilíbrio e Saúde - Hospital brasileiro testa prontuário digital que prevê piora do paciente - 27/12/2012

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!!!


"Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar."
Devemos respeitar e educar nossas crianças para que o futuro das nações e do planeta seja digno. 
Ayrton Senna