Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CIENTISTAS BRASILEIROS TESTAM AYAHUASCA PARA DEPRESSÃO E PARKINSON



Estudo de pesquisadores da Unifesp e da USP indica que a ayahuasca pode ter efeitos terapêuticos em casos de depressão e mal de Parkinson. A ayahuasca é usada em rituais religiosos como o Santo Daime.

É uma bebida produzida a partir do cipó e da folhagem de duas plantas amazônicas. Um de seus componentes é a dimetiltriptamina, que se assemelha ao LSD (ácido lisérgico). Em altas doses, pode produzir alucinações.

NEUROLOGISTA EXPLICA COMO DIAGNOSTICAR MAL DE PARKINSON

cidadeverde.com


O médico neurologista Kelson Almeida esclareceu hoje (18) quais sinais são mais comuns no diagnóstico do mal de Parkinson. Em entrevista ao Jornal do Piauí, o médico explicou que os sintomas são principalmente motores e afetam os movimentos.



MAL DE PARKINSON PROVOCA TREMORES E AFETA A COORDENAÇÃO





Geralmente, a pessoal afetada pelo mal de Parkinson só percebe que está com a doença depois que aparecem os tremores nas mãos. Esses tremores comprometem os movimentos e impedem que a pessoa desenvolva certas atividades. 

"A doença é mais clara e detectável por conta dos tremores, da lentidão ao falar e se movimentar", afirmou.

 

O sintoma mais comum é o tremor nas mãos, além da rigidez. Porém, também aparecem outros sintomas que não são motores, como a diminuição da capacidade olfativa.

A maioria dos casos aparece em pessoas com idade acima dos 60 anos. Em alguns casos raros, os sintomas aparecem em pessoas em idade economicamente ativa. "Existem casos em que os tremores aparecem por volta dos 45 anos. É mais raro. Mas nesses casos pode-se requerer a aposentadoria", explicou.

Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com 

 



MOVIMENTOS SOB CONTROLE

LAUREN SHEAR
 SCIENCE PHOTO LIBRARY

Compostos parecem reduzir um grave efeito colateral do tratamento do Parkinson

Encontrar estratégias para minimizar um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento prolongado contra Parkinson, os movimentos repetitivos e involuntários conhecidos pelo termo técnico discinesia, é um dos desafios atuais dos grupos que estudam a doença.


MACONHA CONTÉM PRINCÍPIO ATIVO QUE PROTEGE MEMÓRIA, SUGERE ESTUDO DA PUCRS

ZERO HORA


Cientistas descobrem em componente da planta possível remédio para Alzheimer e Parkinson

 


Se o que pesquisadores da PUCRS viram ocorrer em ratos for confirmado em humanos, um princípio ativo da maconha poderia ser valioso no tratamento e na reversão dos sintomas de pacientes com quadros de demência, como Alzheimer e Parkinson.

PARKINSON, A BUSCA PELA CURA


 Novas formas de detectar a doença mais cedo e tratá-la com eficácia aumentam a compreensão da medicina e podem melhorar a vida dos pacientes


CONTENÇÃO
Tremor das mãos de um doente de Parkinson.
Ele é constante, um sintoma clássico da doença
(Foto: Getty Images)
Quem sintonizou o canal de TV pago Comedy Central  deparou com os trailers da nova série  que estreou neste mês, O show de Michael J. Fox. Não é uma homenagem ao ídolo adolescente dos anos 1980. O próprio ator canadense é o protagonista. Nela, Fox é um jornalista de TV, casado, pai de três filhos, que tenta se equilibrar entre vida familiar, vida profissional e sobre suas próprias pernas, ao mesmo tempo que batalha para controlar os irrequietos braços. Na série, o personagem sofre de mal de Parkinson há cinco anos. Na vida real, Fox enfrenta a doença há 22. Descobriu com apenas 30 anos. Assim como na ficção, ele trabalha, tem família e todos os tremores que caracterizam a doença.